Cartão de crédito empresarial: quando e como usá-lo com inteligência
Reflita: como você organiza as finanças do seu negócio? Você separa suas contas pessoais direitinho do seu empreendimento? E o capital de giro — aquele dinheiro que mantém tudo funcionando — como está? No fim do mês, sobra ou falta no caixa? E os gastos com fornecedores, como você administra?
Se você ficou sem resposta para alguma dessas perguntas, talvez esteja na hora de adotar um cartão de crédito empresarial para auxiliar na gestão e organização financeira do seu negócio.
Como funciona um cartão de crédito empresarial?
O cartão de crédito empresarial funciona de forma parecida com um cartão de crédito comum: você faz compras, paga contas e pode parcelar valores. A diferença está na associação da conta - é da sua PJ - e também nos benefícios: fatura separada das despesas pessoais, limite definido de acordo com o faturamento da empresa e possibilidade de controlar melhor cada categoria de gasto.
A solicitação é simples. No Mercado Pago, é possível fazer o pedido de forma prática diretamente pelo app. A liberação varia conforme seu histórico financeiro e o limite pode aumentar com o tempo, se usado de maneira responsável.
Quando vale a pena solicitar um cartão de crédito empresarial?
Nem todo empreendimento precisa começar com um cartão de crédito empresarial — afinal, essa decisão deve estar alinhada ao momento e às necessidades enfrentadas. Mas, à medida que o volume de gastos aumenta e surgem oportunidades de investimento, o cartão pode se tornar uma ferramenta valiosa para a gestão financeira do negócio.
Veja a seguir alguns sinais de que essa pode ser uma boa escolha para o seu negócio:
1. Os gastos com fornecedores são altos
O cartão pode ser útil para parcelar gastos com compras de insumos ou mercadorias. Isso ajuda a manter o fluxo de caixa equilibrado, sem precisar desembolsar tudo de uma vez.
2. Dificuldade em separar finanças pessoais e do negócio
Com um cartão empresarial, você tem uma fatura exclusiva para as despesas do negócio, o que facilita o controle financeiro e evita o erro de misturar as finanças.
3. Baixo capital de giro
Sem capital de giro, é difícil manter o negócio funcionando, afinal, existem manutenção e/ou urgências que não podem esperar. O cartão pode ajudar sem comprometer o dinheiro do mês.
4. Saúde financeira estável
Se você consegue pagar suas contas em dia, tem controle do que entra e sai, e quer dar um próximo passo na organização, o cartão empresarial pode te ajudar a dividir as contas do dia a dia do seu negócio entre pagamentos no débito e no crédito.
5. Necessidade de investir em melhorias
Com o cartão, você pode comprar equipamentos e fazer outros investimentos, parcelando os custos para manter o caixa livre, sem parar o crescimento do seu negócio.
Como usar o cartão de crédito empresarial com inteligência?
Assim como o cartão de crédito comum, o cartão empresarial deve ser usado de forma consciente para evitar a famosa bola de neve na fatura. O atraso na fatura pode levar a juros altos, dívidas acumuladas e muito estresse.
Mas com algumas atitudes simples, você transforma o cartão em um aliado ao controle financeiro do seu negócio. Veja como:
- Defina um limite adequado ao faturamento:
seja realista ao escolher um valor que consiga pagar todo mês, considerando o que entra e sai do caixa. - Evite parcelar todas as compras:
parcelas que parecem pequenas se somam e geram uma fatura pesada no futuro. Fique sempre atento ao acúmulo que pode acontecer com o parcelamento. - Defina a data de pagamento alinhada à alta do caixa:
tente combinar a data de pagamento da fatura com os dias em que entra mais dinheiro no seu negócio. Assim, você garante que terá saldo para quitá-la em dia. - Busque ao máximo pagar a fatura completa:
a melhor opção para evitar a bola de neve é pagar a fatura total, ao invés da taxa mínima. É por isso que o limite deve estar alinhado ao faturamento do seu negócio. - Escolha uma conta PJ forte para dar suporte ao cartão:
a Conta Mercado Pago, por exemplo, permite acompanhar seus gastos, organizar categorias e ainda oferece rendimento automático.
Utilize o cartão de crédito empresarial com estratégia!
Ter um cartão de crédito empresarial pode ser um divisor de águas para o seu negócio — desde que você use com consciência. Ele traz mais controle, ajuda a organizar as finanças e facilita a tomada de decisões estratégicas, especialmente quando combinado com uma conta digital eficiente.
E se você quer ir além, conhecer ferramentas práticas e sem burocracia para melhorar a saúde financeira do seu negócio, vale explorar tudo que o banco digital Mercado Pago oferece para empreendedores.
💡Leia também:
Como manter a saúde financeira do meu negócio
Balanço patrimonial: veja como ter uma visão completa das finanças
Indicadores de vendas: como saber se seu negócio está crescendo?
5 dicas práticas para simplificar sua gestão empresarial
Aprenda a calcular o limite de faturamento MEI para seu negócio
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
5 modelos de negócios lucrativos para fazer renda extra nas férias
| Outubro 27, 2025
Pois é, ele chegou, o tão aguardado período de final de ano já está aqui. Mas o que pode ser o momento perfeito para um descanso após um longo ano de..
Modelos de negócios: como escolher o ideal para empreender?
| Outubro 27, 2025
Alguma vez você já te passou pela cabeça abrir seu próprio negócio, mas bateu aquela dúvida justamente por não saber como começar? Essa situação é..
Fidelização de clientes: transforme a troca de produto em oportunidade
| Outubro 27, 2025
O fim de ano chega como uma boa oportunidade de vendas para os negócios, até porque é neste período que as pessoas saem em busca de presentes ou..




