Faturamento: o que é, como calcular e aumentar o seu
No processo de gestão financeira de um negócio existem diferentes conceitos que precisam ser analisados, dentre eles o faturamento, conhecido como a soma total das vendas de um negócio.
Esses conceitos são essenciais para manter a organização, principalmente em relação a sua saúde financeira, pois te ajudam a avaliar o desempenho do seu negócio, calcular os seus tributos, organizar o seu fluxo de caixa. Ou seja, analisando o faturamento, o empreendedor consegue entender sua situação e determinar os próximos passos de crescimento do seu negócio.
Conheça, a seguir, um pouco mais sobre o conceito de faturamento e como colocar em prática para manter uma boa saúde financeira e atrair oportunidades de crescimento.
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O que é faturamento e quais os tipos?
O faturamento é um conceito que funciona como um indicador de saúde financeira, pois te ajuda a analisar os ganhos que a sua empresa teve em um intervalo de tempo específico através de suas atividades comerciais, como a venda de produtos ou a prestação de serviços, podendo ser tanto diário e semanal, quanto mensal, bimestral, entre outros.
Vale ressaltar que existem dois tipos de faturamento, sendo o bruto e o líquido.
No bruto é identificado o valor total que o negócio recebe com a venda de seus produtos ou serviços em um período específico sem subtrair nada, nem mesmo os custos que possui com tributos ou para produzir os seus produtos e serviços, manter os colaboradores, entre outros.
Já o líquido é obtido com o total bruto de faturamento do negócio menos os tributos que precisam ser pagos e as deduções de vendas, que são os produtos devolvidos ou contratos cancelados.
Como calcular o faturamento do seu negócio?
Para chegar nesse valor do faturamento bruto é preciso pegar o total de vendas que a sua empresa realizou no período que deseja avaliar e fazer um cálculo com a quantidade de produtos ou serviços vendidos multiplicada pelo preço praticado em cada uma das vendas.
Então, se em janeiro seu negócio vendeu o total de 10.000 produtos, sendo uma metade por R$10 cada e a outra por R$20, você teve um faturamento mensal de R$150 mil - sem contar com os descontos.
No faturamento líquido o cálculo seria feito com o faturamento bruto, subtraindo os tributos e as deduções de vendas. Ou seja, é o valor de R$150 mil menos 18% de carga tributária (simulação) - considerando que não tenha produtos devolvidos ou contratos cancelados.
Logo, com base nessas informações, o seu faturamento líquido seria de R$123 mil.
👉Leia também: o que é Receita previsível e como o pagamento recorrente pode ajudar
Para que serve o faturamento?
Ao analisar o faturamento você consegue ter noção sobre a saúde financeira do seu negócio e outros pontos importantes que influenciam a sua tomada de decisão, bem como o crescimento.
Além disso, um dos pontos mais importantes é que isso te ajuda a ter uma perspectiva sobre o desempenho da sua empresa, identificando se realmente está tendo uma performance interessante ou se precisa mudar estratégias para potencializar as suas vendas e, então, os lucros.
Outros detalhes que podem ser analisados com o faturamento são o fluxo de caixa, taxa de lucratividade e a questão do enquadramento no porte certo (pequena, média ou grande) e consequentemente calcular a tributação de forma proporcional ao que sua empresa costuma faturar.
Vale ressaltar que quando falamos em lucro, receita e faturamento nos referimos a conceitos diferentes, tendo em vista que o faturamento é basicamente uma previsão dos valores que devem entrar no caixa, enquanto a receita será o total de pagamentos recebidos e o lucro é o valor que "sobra", portanto, pode ser reinvestido, ir para o capital de giro e assim em diante.
💡 Leia também - Gestão financeira: Guia completo para organizar as finanças do negócio
Melhore a gestão do seu negócio e faturamento
Existem diferentes formas de aumentar o seu faturamento, inclusive, com a ajuda de ferramentas de gestão você pode começar pelo diagnóstico financeiro identificando a sua situação atual quanto aos ganhos, custos e outras informações que dê uma noção sobre a sua realidade.
Analise atentamente essas informações e use-as como base para as ações e estratégias que ajudam a melhorar tanto o faturamento do seu negócio, quanto a sua receita e lucratividade.
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