Os smartphones, a tecnologia e as redes sociais têm mudado, definitivamente, os hábitos de compra de consumidores ao redor do mundo todo. E uma nova prática tem surgido a partir disso.
Estudos realizados pela GlobalWebIndex em 45 dos maiores mercados de internet do mundo apontam que as pessoas gastam em média 143 minutos diários nas redes sociais. E no Brasil? Você acha que esse número é maior ou menor? Nós, brasileiros, somos o segundo lugar no ranking, com a marca de 225 minutos por dia, considerando que 66% da população é ativa nas redes sociais.
Dessa interação toda, você, empreendedor, com toda certeza pode aproveitar para alavancar suas vendas. Mas, primeiro, é preciso entender o porquê. Nem só de posts, curtidas e selfies vive o usuário ativo das redes sociais. Nesses canais abertos de comunicação com possíveis clientes, marcas de todo tipo, de todo segmento e tamanho se posicionam, a fim de que os consumidores as sigam, com o intuito conhecer novidades, acompanhar tendências, escolher produtos favoritos, ficar atentos a promoções e comparar preços e produtos.
Portanto, utilizar as redes sociais como canais de distribuição de conteúdo para construir a identidade da marca do seu empreendimento é imprescindível, mas não só isso. É possível ainda utilizar essas plataformas como seu próprio ponto de venda, enxugando o caminho que os clientes fazem entre descobrir sua loja online e os produtos comercializados nela e a finalização da compra.
Quer entender mais sobre isso? Descubra como transformar suas redes sociais em um ambiente de compra e venda e entenda como vender pelo WhatsApp para impulsionar o seu negócio!
Seja seu negócio estabelecido, seja ele novo no mercado, você já percebeu que tem um público que mais se interessa e tem relacionamento com a sua marca. Dentre o Facebook, Instagram, WhatsApp, LinkedIn, Twitter, Pinterest ou, até mesmo, o Spotify (por que não?) tente entender em qual rede seu público está e como são seus hábitos de consumo.
Por exemplo, se você oferece serviços de consultoria ou corporativos, o LinkedIn é um bom lugar para começar, onde, inclusive, é possível criar uma conta comercial com canal de atendimento via WhatsApp. Se você tem produtos de maior apelo visual, estética ou estilo de vida, moda, entre outros, o Instagram é a melhor escolha.
Lembrando que estes são só exemplos. É preciso sempre entender o perfil do seu público e descobrir onde ele está.
Nas redes sociais, o que seus consumidores mais querem ver são seus produtos. Por isso, capriche nos posts. Tenha um calendário de publicações recorrentes, padronize suas postagens - visualmente inclusive (hoje, utilizando o Canva, até pessoas com pouca experiência conseguem sucesso) conforme produtos ou segmentos diferentes. Tire boas fotos, preste atenção à qualidade, aos detalhes. Estude melhores horários e dias de publicação, para garantir mais visualizações.
Lembre-se de separar algumas marcas (parceiros, fornecedores, concorrentes ou modelos) para analisar o que eles estão fazendo nas redes sociais deles, o que funciona, o que não funciona e o que caberia no seu universo. Desta forma, você aprende utilizando a experiência de quem já tentou.
Relacionamento com seus clientes é tudo. Por isso, não se esqueça de responder aos comentários nas suas publicações nas redes sociais. Aqui, ficar atento, ser ágil, cortês e atencioso significa garantir a satisfação daqueles que interagem com as redes sociais do seu negócio, o que não só impulsiona o número de interações, consolida a identidade e tom amigável da marca, como também serve como suporte para alavancar a conversão das vendas. Se um possível cliente comenta uma publicação perguntando o preço de um produto, pergunte-se qual o real interesse dele: a compra.
Uma forma bastante utilizada para impulsionamento de vendas no Instagram, Facebook e WhatsApp é a utilização de link de pagamento. Sua marca não precisa, na verdade, nem de um e-commerce, caso não possua um. É possível criar links diretos para uma página de pagamento e colocá-los em posts ou, até mesmo, enviá-los via WhatsApp, e-mail ou outras mensagens de texto.
Ele ainda permite oferecer diversos meios de pagamentos e a personalização da página, para que tudo fique com a cara da sua marca e atenda aos desejos do seu público.
Pensando no consumidor usuário de redes sociais, esse caminho é muito mais simples, confortável e dá uma experiência de compra agradável, uma vez que não é preciso fazer a compra por meio de um motor de busca, entrar num site, procurar um produto, ir para a página do produto, depois para a página de compra, depois para página de checkout e assim por diante.
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