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5 estratégias definitivas para melhorar as vendas no varejo

7 min de leitura Atualizado em 28/03/2025
Empreendedora sorridente usando um tablet para gerenciar suas vendas no varejo, demonstrando como a tecnologia pode impulsionar a experiência do cliente.
5 estratégias definitivas para melhorar as vendas no varejo
10:02

Sabe aquela frase que diz: “capas bem elaboradas ajudam a vender livros”? Então, ela é a mais pura verdade e isso independe de você vender ou não livros, viu?! Fato é que ter um negócio bem estruturado visualmente pode te garantir o alcance de sucesso eficiente. E é por isso que muitos falam sobre ter um PDV, também conhecido como “ponto de venda”, bem-planejado.

Acredite se quiser, mas um PDV mais tecnológico tem total potencial para transformar a experiência do cliente com a sua loja, isto porque ele é responsável por aproximar o cliente do seu negócio durante o seu processo de compra. 

Mas o PDV é igual para todas as lojas? Não. Com a concorrência em alta, muitos donos de loja buscam por tecnologias que proporcionem a diferença na vida do cliente e isso faz com que se atualizar e buscar soluções de pagamento modernas, alinhadas à realidade do seu negócio, seja algo essencial, principalmente quando se há o desejo de aumentar a experiência do cliente.

E verdade seja dita, muitos clientes optam por comprar em uma loja física que realmente gere conforto, segurança e interesse, e, para atender a essa necessidade em vendas no varejo, é fundamental um sistema PDV tecnológico que pense estrategicamente no seu cliente, podendo, assim, gerar fidelização de clientes, maior fluxo de caixa e outras vantagens.

 

Por que a tecnologia no PDV é indispensável para as vendas no varejo?

O PDV é o coração do comércio físico, o ponto onde as vendas acontecem e onde a experiência do cliente se concretiza. Mais do que um simples local de pagamento, ele representa o principal elo entre a loja e o consumidor — em outras palavras, é onde a mágica das vendas físicas acontece.

“Ah, mas será que isso realmente faz sentido?”. É claro, a prova disso, inclusive, está nos supermercados, farmácias, restaurantes e diversos outros estabelecimentos que dependem (e muito) do PDV para garantir um atendimento eficiente e integrado.

E por ser o ponto de contato direto com o cliente, o PDV influencia não apenas as vendas, mas também a experiência de compra, a gestão de estoque, o marketing e a adoção de novas tecnologias. Portanto, investir em um sistema de PDV tecnológico, que represente as ideologias e personalidade do seu negócio, aceite múltiplos meios de pagamento e ofereça facilidades como integração com programas de fidelidade, pode ser decisivo para atender às expectativas dos consumidores modernos, que valorizam praticidade e personalização.

Então, imagine, por exemplo, um cliente chegando ao seu negócio para comprar algo e, ao tentar pagar com seu celular, descobrir que a sua loja não cobra por meio de aproximação? Isso pode ser uma falta grave e afetar a satisfação e a fidelização de clientes modernos que buscam por maior agilidade em suas transações — e, às vezes, por não atender a sua necessidade, você perde o cliente, fazendo até mesmo ele questionar sua eficiência para outras pessoas.

Essa preocupação deve ser levada em consideração porque, hoje, em meio ao crescimento das vendas online, diversas lojas da internet já oferecem muita tecnologia para comprar, o que gera facilidade e até mesmo a fidelização de clientes. Reconquistar esses clientes através de um sistema de ponto de venda tecnológico pode ser mais fácil.

 

Quais os benefícios de adotar tecnologia no seu PDV?

Existem muitos benefícios em contar com um sistema de PDV mais tecnológico e moderno, mas o principal deles é impulsionar as vendas no varejo ao oferecer uma experiência de compra mais fluida e conectada às expectativas do consumidor atual. Pequenas implementações podem fazer grande diferença, tornando o processo mais ágil, eficiente e intuitivo.

E não é só isso, viu?! Além das tecnologias de pagamento, que permitem atender consumidores habituados à praticidade das compras online e dos concorrentes, um PDV moderno também favorece a personalização do ambiente e um atendimento mais humanizado. 

De qualquer forma, com sistemas integrados, é possível conhecer melhor os clientes, sugerir produtos com base em suas preferências e tornar cada interação mais relevante. Assim, a tecnologia não apenas facilita a operação, mas fortalece o relacionamento com o consumidor e torna a experiência de compra mais agradável e envolvente.

Além disso, há ainda outras vantagens, como:

 

  • Agilidade no atendimento: com o tempo cada vez mais escasso, os consumidores modernos buscam por um atendimento mais ágil. Contar com a tecnologia em meios de pagamento no PDV pode fazer com que as cobranças sejam mais rápidas e todo o processo da compra se torne mais fácil, diminuindo filas e tempo de espera do cliente.

  • Melhor gestão do fluxo de caixa: com novas tecnologias presentes no mercado, é possível receber o dinheiro na hora por suas vendas e diretamente na conta. Dessa forma, o fluxo de caixa é priorizado, dando a possibilidade de quitar contas, investir, comprar novos produtos, entre outras organizações financeiras.

  • Experiência de compra personalizada: é possível, por exemplo, criar outros pontos de cobrança, além do caixa, surpreendendo os clientes com menos fila e pagamento direto no local que estejam finalizando sua compra. Isso só é possível quando há meios de pagamento tecnológicos e que permitam mobilidade e conectividade.

  • Automação de processos: a automação de processos de pagamento no PDV gera maior agilidade no atendimento, menos erros (que podem envolver devoluções de troco erradas), melhor gestão no estoque, redução de custos, entre outras possibilidades.

  • Fidelização de clientes: com um atendimento personalizado, é possível fidelizar clientes que buscam por essa experiência, ou seja, que procuram pagar suas compras através de meios de pagamento diversos, locais que aceitam diversas bandeiras de cartão, agilidade no pagamento, processo de compra mais rápida, entre outros pontos que geram satisfação.

  • Relatórios integrados: com um sistema de PDV tecnológico é possível extrair relatórios integrados que ajudam na tomada de decisões, criação de estratégias e ações de vendas, entre outras possibilidades, como investimentos e corte de custos desnecessários.

 

5 estratégias definitivas para transformar os pagamentos em seu PDV

A etapa de checkout é um dos momentos mais críticos no ponto de venda, tanto no varejo físico quanto no digital, justamente por ser o momento em que a compra se concretiza e onde a experiência do cliente pode ser decisiva para sua fidelização — aliás, somente neste ponto, muitas vendas já são barradas, deixando o cliente frustrado, por isso, é algo que exige muita atenção. 

Logo, otimizar essa etapa é essencial para aumentar as vendas, melhorar a experiência do consumidor e manter um fluxo de caixa mais previsível.

Algumas estratégias que transformarão os pagamentos em seu PDV no momento do checkout são:

1. Integre o PDV a sistemas de gestão

Com um PDV integrado aos sistemas de gestão do seu negócio, é possível ter um controle ainda maior das suas finanças, já que todas as vendas realizadas serão facilmente identificadas, dando a possibilidade de gerar relatórios, integrar com as vendas feitas de maneira online, entre outros.
 

2. Personalize o atendimento

Um atendimento personalizado é aquele que se adapta a qualquer cliente. Por isso, opte por contar com tecnologias que vão atender a demanda dele, como métodos de pagamento abrangentes (crédito, débito, Pix, código QR, pagamento por aproximação), além da possibilidade de itens como totens de autoatendimento, vendas integradas com WhatsApp, entre outros.

3. Treine a equipe

É fundamental que a equipe esteja preparada para lidar com as tecnologias presentes em um sistema PDV moderno. Por isso, fazer um treinamento com os funcionários para um melhor atendimento e também entendimento de todo o sistema de PDV é fundamental. Dessa forma, os pagamentos podem ser feitos ainda mais rapidamente.

4. Mantenha a loja organizada

Uma loja organizada favorece a compra, deixa o cliente mais confortável e menos perdido, além disso, utilizar estratégias que o levem em direção ao PDV de maneira mais simplificada é uma excelente forma de aumentar vendas e fazer com que a satisfação do cliente seja elevada. Como um acesso ao PDV mais fácil, sem barreiras ou desorganização.

5. Tenha soluções de pagamento modernas

A maquininha Point Mercado Pago, por exemplo, é ideal para um PDV moderno e atualizado, permitindo que aceite diversos meios de pagamento e bandeiras de cartão. Além disso, a maquininha possui alta velocidade no processamento de transações, muita segurança e a possibilidade de receber o dinheiro das vendas na hora, diretamente na Conta PJ Mercado Pago.

 

Explore a tecnologia no PDV, aumente as vendas e fidelize clientes!

Contar com um sistema PDV tecnológico na sua loja pode ser um divisor de águas. Através dele, é possível ter maior modernização, tanto no relacionamento com o cliente, quanto nos meios de pagamento, itens essenciais para vender mais no varejo. 

E soluções como a Point Mercado Pago, por exemplo, podem ser essenciais para proporcionar transações mais rápidas e seguras. Até porque, com a maquininha do Mercado Pago é possível receber o dinheiro na hora por suas vendas, o que contribui e muito com o fluxo de caixa. Tudo isso, aceitando diversas bandeiras de cartão e muitos meios de pagamento. 

Lembre-se: o investimento em fidelização de clientes começa com a adoção de soluções de pagamento como Point Mercado Pago, que é garantia do aumento de vendas no varejo e sucesso para o seu negócio quando o assunto é atendimento ao cliente moderno.

 


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