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Como simular os custos de transação do seu negócio

Imagem ilustrativa das maquininhas de cartão Point Mercado Pago com valores na tela para demonstrar como fazer a simulação de custos de transações com esses dispositivos.

Quem empreende sabe que todas as transações feitas em seu negócio carregam custos de transação, e saber administrar esses valores é essencial para não ter prejuízos em suas vendas. Custos com a aquisição de insumos, equipamentos, serviços e taxas para administração do negócio são alguns dos itens que um empreendedor deve ficar de olho.

Entre esses custos estão aqueles relacionados à utilização de maquininhas de cartão, que possuem taxas que podem variar de acordo com suas transações de vendas. Realizar simulações de custos de transação com esta pequena auxiliar é fundamental para uma melhor precificação e também para proporcionar maior lucro à sua loja. Pensando nisso, utilizar um simulador de custos como ferramenta para tomar decisões estratégicas e sustentáveis para a saúde do negócio é essencial.

 

Por que é importante simular os custos de transação?

Uma simulação de custos de transação proporciona saber com exatidão os valores que seu negócio precisa dispor para fazer uma venda. Ou seja, imagine que seu cliente quer comprar um produto de R$100, que tem valor de custo de R$80 e a taxa de parcelamento é de 10% para um parcelamento em 3 vezes. Nesse caso, você receberá R$90 pela venda. Com isso, você consegue cobrir o custo do produto, porém com um lucro pequeno. E aí precisa avaliar se para o produto em questão isso é o suficiente. 

Através de um simulador de custos de transação, você consegue, previamente, já saber o valor daquele produto, incluindo os custos que terá para vender. Dessa forma, fica mais fácil aumentar a margem de lucro e atingir valores mais interessantes, encontrando, assim, a precificação ideal para fazer com que seus produtos tenham mais espaço no mercado. E isso você pode fazer  com a ajuda de uma maquininha, seja em uma venda à vista ou parcelada. 

Esse fator torna o uso da simulação de custos indispensável e, além de trazer uma precificação mais eficiente, ainda encontra formas de lucrar mais com suas vendas. Um exemplo é: você precisa dar giro em um produto parado em estoque, mas não pode perder o lucro, dessa forma, consegue proporcionar maior parcelamento com apenas um mínimo reajuste no valor final do produto. 

Quer assumir o controle dos seus negócios? Ao adotar estratégias  para simular e gerenciar custos de transação, você consegue apresentar um importante diferencial, já que agirá de maneira muito mais ativa e precisa na hora de precificar seus produtos ou serviços. Isso também te dará maior liberdade de negociação e de oferecer descontos. 

 

5 benefícios que seu negócio adquire quando você começa a simular custos

A simulação de custos também abrange outras áreas, e ela é fundamental para o sucesso de um negócio, afinal, de nada valerá proporcionar bons preços e descontos para vender bem, sem saber se você está ganhando ou perdendo dinheiro. Desde operações comerciais, até taxas de processamento de pagamento, custos de logística, encargos fiscais e despesas do negócio, a simulação é fundamental para uma precificação justa, que te proporcione destaque e lucros.

Alguns dos principais benefícios em contar com uma ferramenta de simulação de custos de transação no seu negócio, são:

 

1. Tenha um melhor planejamento financeiro

Quando você simula os custos de venda dos seus produtos ou serviços, consegue precificar melhor e se planejar financeiramente de maneira mais fácil. Imagine você sem saber o quanto recebe por um produto que vende parcelado. Ou sem saber se o valor que está praticando em um produto paga somente pelo preço que você compra do seu fornecedor, e não pelo custo total dele.

 

2. Tome decisões mais informadas

Vamos supor que um cliente chegou à sua loja e decidiu levar quase todo o seu estoque de determinado produto, mas, em contrapartida, pediu um bom desconto para pagar no cartão. Sem saber o valor exato que pode dar de desconto, você acaba tendo dois caminhos negativos: perder a venda, ou ter prejuízo por dar desconto demais. Com uma simulação, você sabe até que ponto pode negociar para lucrar

 

3. Identifique ineficiências

Simulando os valores das vendas de produtos, você consegue ter uma maior noção de todos os custos envolvidos nessa transação, com isso, consegue identificar ineficiências, como uma linha de produtos que não está vendendo, ou uma embalagem especial que não tem necessidade, ou até mesmo um parcelamento que pode prejudicar seus ganhos.

 

4. Aumente a rentabilidade do negócio

Para aumentar a rentabilidade de um negócio é preciso planejamento, nesta etapa, é fundamental identificar as estratégias que está utilizando para precificar seus produtos. Se você vende um produto sem saber o quanto ele realmente custa para o seu negócio, jamais conseguirá aumentar a renda. Somente depois de entender esse valor exato é possível transmitir ao cliente, passando até mais credibilidade e poder de argumentação.

 

5. Previna-se de surpresas financeiras

Através de uma simulação de custos, você conseguirá se prevenir de surpresas, muitas vezes negativas, no caixa da sua empresa, como uma variação de taxas da maquininha de cartão, uma alta no valor dos produtos que vende, uma queda nas vendas e uma necessidade de promoções, entre muitas outras demandas financeiras que exigem um conhecimento do valor exato do produto ou serviço que vende.

 

👉 Gestão financeira do negócio: quero aprender a controlar as finanças do meu empreendimento

 

Como simular os custos de transação do seu negócio

A simulação de custos de transação eficiente necessita de uma abordagem estruturada e metodológica. O que isso quer dizer? É que você precisa estruturar todos os custos presentes na venda e funcionamento do seu negócio, utilizando de métodos eficientes para sanar alguns deles, incluir na precificação e também utilizar de softwares e soluções para dar mais fluidez no dia a dia de vendas. Então, para construir isso agora mesmo, é importante seguir os pontos abaixo:

 

  • Identifique os componentes de custo: os custos de um produto vão além do valor que você paga ao fornecedor. Nele, é necessário incluir custos fixos, que são o aluguel do espaço, contas de água, energia, internet, etc. Também é necessário calcular os custos variáveis como frete, taxas de maquininhas de cartão de crédito e outras. Mesmo que alguns deles não façam parte do produto em si, são componentes que geram custos para que uma venda possa ser realizada.

  • Colete dados relevantes: esses dados são todos aqueles que você paga para poder vender, ou seja, boletos, recibos, registros, notas fiscais e demais documentos que mostram o valor total que você deposita no seu negócio para ele se manter de pé e você conseguir receber seus clientes para conseguir efetuar uma venda.

  • Calcule os custos variáveis e fixos: depois de ter identificado cada componente de custo e ter coletado os dados deles, é necessário que você faça a divisão de cada um deles, por segmento, realize a soma e colete o valor total de cada um. Exemplo: você consome R$1700 de aluguel, R$100 de energia, R$100 de água e R$100 de internet. Dessa forma, como custo fixo você tem um valor mensal de R$2000. Em uma conta separada, imagine que você tem R$2000 de notas de produtos que comprou, R$500 de comissão para pagar, R$300 de fretes e R$200 em taxas de maquininhas de cartão. Assim, você terá em paralelo, mais R$3000 de custos variáveis. Somados, chegam a R$5000, e esse é o custo operacional que o seu negócio tem para poder realizar vendas.

  • Utilize ferramentas e softwares para ajudar: existem ferramentas e softwares que te ajudam a planilhar e calcular todos os seus custos. Além disso, você pode contar com simuladores de custos de taxas de maquininhas de cartão para ter um valor exato do valor que um produto precisa ter na hora da venda para que ele cubra todos estes custos de transação.

  • Realize a simulação: ao realizar a simulação você poderá optar por débito, crédito e crédito parcelado, ou seja, imagine que você vai vender uma caixinha de som que custa R$200, porém, não tem certeza se esse valor permanecerá se um cliente pedir para parcelar em 3 vezes. É nessa hora que você pode entrar, fazer uma simulação e identificar o valor que precisa vender para parcelar desta forma.

  • Analise os resultados: é fundamental analisar os resultados que a simulação te proporciona, dessa forma, você consegue entender se aquela maneira de cobrança permite que seja praticado um preço competitivo com boa margem de lucro. Diferentemente disso, é possível analisar custos ineficientes e que podem ser cortados para que o seu produto seja mais rentável e condizente com o mercado. 

 

Simule os seus custos de transação com o Mercado Pago!

Ter junto ao seu negócio uma ferramenta que ajuda na simulação de custos de transação é fundamental. O Mercado Pago, banco digital parceiro do Mercado Livre, por exemplo, além de proporcionar maquininha de cartão com menor taxa, ainda oferece o Simulador de Custos Mercado Pago, que te mostra na hora os valores de uma venda, até mesmo de um recebimento na hora por ela.

Algumas das taxas que você conseguirá simular na solução do Mercado Pago são as taxas por pagamento no débito, no crédito e no crédito parcelado em até 12x. Além disso, é possível entender como as taxas variam conforme as vendas do mês. Para concluir a simulação de custos, basta incluir os valores da venda, a forma de pagamento e a quantidade de parcelas, se houver.

 

Gerencie melhor o seu empreendimento com a simulação de custos!

A simulação de custos é uma prática essencial e você precisa adotar hoje mesmo no seu negócio. Administrar com mais eficiência a sua loja física, principalmente com uma máquina de cartão com menor taxa e um simulador de custos Mercado Pago, por exemplo, pode ser a virada de chave que seu empreendimento precisa para um gerenciamento mais controlado, eficaz e estratégico.

Compreendendo melhor os custos do seu negócio em uma venda, é possível calcular melhor as taxas Mercado Pago que a sua maquininha tem e, assim, conseguir aproveitar oportunidades, reduzir despesas, melhorar a precificação e, consequentemente, aumentar a rentabilidade da sua marca.

 


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