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Qual a melhor plataforma para vender online?

9 min de leitura Atualizado em 27/12/2023
Plataforma para vender online - melhor plataforma de e-commerce para vender na internet - como escolher uma plataforma de e-commerce

Você está decidido: vai entrar no mundo das vendas online. Quer poder oferecer seus produtos e serviços ao maior número de pessoas possível, para que elas tenham a oportunidade de conhecer a sua loja, e também aumentar as suas vendas.

O momento não poderia ser mais propício. O comércio eletrônico só cresce desde 2020, com números impressionantes e atrativos. O setor chegou à marca histórica de R$ 87 bilhões em vendas no ano passado, e também atingiu 13 milhões de novos consumidores, segundo dados da Ebit | Nielsen. No entanto, você sabe que para começar nessa nova empreitada, precisa escolher boas parcerias, como uma boa plataforma de e-commerce e um bom meio de pagamentos. Afinal, são eles que te permitem expor seus produtos e cobrar por eles - oferecendo, é claro, a melhor experiência de compra ao consumidor e, consequentemente, fidelizando-o.

Veja quais critérios priorizar para não errar na escolha do seu e-commerce.  

 

 

📖Checkout de pagamento: o guia completo para vendas online de sucesso

Como escolher uma boa plataforma de e-commerce para vender online?


Um dos diferenciais de um processo de vendas são as parcerias. Por isso, a plataforma para vender online precisa atender a alguns requisitos mínimos, garantindo as ferramentas essenciais para o negócio e sua viabilidade a médio e longo prazo. Conheça alguns deles e descubra como fazer a melhor escolhas para o seu e-commerce:

 

1. Investimento e custos

O planejamento financeiro é sempre prioridade em qualquer situação. Dessa forma, para avaliar a plataforma de e-commerce, entenda o impacto que seus custos terão no negócio ao longo do tempo, considerando faturamentos maiores e novas integrações. 

Para isso, você precisa analisar a forma de precificação - se é feita através de porcentagem sobre a receita, fee mensal, custo por app integrado ou por customização de features - e a taxa de setup de inscrição. 

2. Especialização na fase e no modelo de negócio

Leve em consideração se a plataforma tem particularidade por alguma indústria ou segmento ou ainda se é dedicada a uma fase específica do e-commerce, considerando o faturamento. Essas observações são importantes porque interferem diretamente no custo e nas funcionalidades oferecidas. 

Hoje, existem mais 120 opções disponíveis no Brasil, entre as mais utilizadas: VTEX, Nuvemshop, Loja Integrada, Shopify, Adobe Commerce (Magento), WooCommerce, Wix, Yampi e Bis2Bis. As lojas virtuais hospedadas em qualquer uma dessas plataformas conseguem integrar com Mercado Pago na página de desenvolvedores. Ela oferece diversas ferramentas prontas para uso, como SDKs, links de pagamento, módulos ou plugins.

3. Personalização

Entenda o quanto a plataforma permite a personalização do visual e criação das páginas. Ter um layout bonito e exclusivo transmite mais profissionalismo. Veja se a instalação é fácil e qual é a quantidade de opções que existem para customizar. 

4. Integrações

Para que seu negócio tenha todas as ferramentas que precisa para vender, alguns recursos externos serão necessários. Pensando nisso, entenda se a plataforma de e-commerce oferece uma boa integração para conectar com outras soluções, como meios de pagamento, ERP, sistema de logística, chat online e tracking de entregas. 

É importante verificar se é necessário um esforço muito grande de equipe técnica e quais os custos envolvidos em todo esse processo. Tenha em mente quais parceiros estão integrados e qual flexibilidade a plataforma oferece para incluir novos players. Isso é fator decisivo já que alguns recursos vão sendo necessários com o crescimento da empresa. 

5. Customização

É necessário uma agência para mexer na plataforma, customizar e atualizar - se sim, quantas agências fazem parte dos parceiros homologados. 

6. Atendimento

O suporte e atendimento ao lojista também são um diferencial da plataforma de vendas. Caso exista algum problema ou dúvidas, os canais de atendimento, como chat online, e-mail e telefone, precisam funcionar quando existir a necessidade.

Vale até fazer alguns testes para validar e ver o tempo de resposta deles. Além disso, é importante entender se a plataforma conta com níveis diferentes de atendimento, conforme o faturamento da sua loja, por exemplo.


💡 Canais de venda: qual o melhor para seu negócio

 

7. Novidades e atualizações da plataforma

Além das funcionalidades e recursos existentes, outra característica para identificar é a capacidade de evolução da plataforma, o quanto estão dispostos a mudar e acompanhar as transformações digitais, com qual periodicidade faz atualizações. Para ter um parâmetro disso, você pode buscar o acesso do registro de alterações feitas. 

8. Otimização

Verifique se a plataforma permite que o e-commerce funcione com agilidade tanto no desktop quanto em dispositivos móveis. A plataforma precisa oferecer uma boa navegabilidade e ser responsiva para uma boa experiência de compra desde a home até o checkout.

9. Marketing

As facilidades e recursos para fazer o marketing digital e estratégias de SEO (conjunto de técnicas que melhoram o posicionamento da sua página nos buscadores) também são prioridades para conseguir ser encontrado e, consequentemente, gerar vendas. Alguns recursos para verificar se existem na estrutura são: anúncios, e-mail marketing e redes sociais. 

10. Segurança

A segurança costuma ser uma preocupação dos compradores virtuais, principalmente quando se trata de novas lojas virtuais no radar. Para se certificar que isso não será um problema, verifique se a plataforma de e-commerce tem suporte para HTTPS/SSL, oferecendo proteção para as informações do e-commerce e dos compradores. 

11. Features 

Este item refere-se aos recursos. Liste o que você entende como essencial, pensando sempre em oferecer uma boa experiência aos seus clientes. As funcionalidades oferecidas precisam te ajudar na conversão e análise das vendas. Por isso, alguns pontos para priorizar são gestão do estoque, controle financeiro e mecanismos de busca.

12. Estrutura societária

Uma das perguntas que precisa fazer é: quem está por trás da empresa? Isso vai te ajudar a entender a seriedade e credibilidade do e-commerce. A última coisa que você vai querer é apostar em uma plataforma que não pode te oferecer um futuro. 

13. Experiência de outros vendedores

Fazer comparativos entre as plataformas de e-commerce vai te ajudar a entender o que se encaixa melhor no seu contexto e expectativas. Uma das formas de explorar isso é buscando ler o depoimento de outros usuários. 

💡 Tudo sobre vender online, pelo WhatsApp e redes sociais

 

Uma boa plataforma de e-commerce te ajuda em mais vendas e fidelização de clientes

Como você deve ter percebido, praticamente todos os critérios para escolher uma boa plataforma de e-commerce levam em consideração a facilidade de uso e um serviço com recursos completos. Ter isso no planejamento na hora de procurar um parceiro, permite um bom gerenciamento do seu negócio, mesmo sem experiência anterior. 

Agora, você já tem todas as informações que precisa para tomar as melhores decisões. Escolha suas parcerias e garanta condições e uma experiência de vendas ainda melhor.

 

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Escrito por:

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