Desde novembro de 2020, a maioria dos brasileiros melhorou a forma de fazer suas compras e vendas com o Pix. Por isso, depois de pouco mais de sete meses de lançamento, os pagamentos instantâneos se tornaram o segundo método preferido dos brasileiros, atrás somente dos cartões de débito e crédito, segundo uma pesquisa feita pela Fiserv.
Em uma breve retrospectiva, é possível retomar os primeiros números de popularidade dos pagamentos instantâneos. Por exemplo, segundo o Banco Central, logo na primeira semana de operação, eles movimentaram R$ 9,3 bilhões em 12,2 milhões de operações. Hoje, esses números não param de aumentar, sendo que mais de 274 milhões de chaves foram cadastradas e mais seis milhões de empresas estão usando. Ou seja, todo mundo deseja a flexibilidade de movimentar valores 24 horas por dia, sete dias por semana - inclusive aos fins de semana e feriados.
Por si só, o Pix já é cheio de facilidades, mas com o Mercado Pago as condições ficam ainda melhores.
O Pix facilita a rotina das pessoas para tornar todos os pagamentos e recebimentos uma experiência segura e prática. Descubra agora todas as vantagens:
Os pagamentos instantâneos são seguros porque seguem as diretrizes impostas pelo Banco Central, que protegem todos os dados por criptografia e autenticação. Desse modo, as mesmas medidas de segurança adotadas em outros métodos, como TEDs e DOCs, são usadas para o tratamento das transações.
Outro exemplo de medida de segurança do Pix é que você conta com limites de transferências baseados no seu histórico de pagamento. Já os usuários da conta Mercado Pago ficam ainda mais protegidos com o nosso sistema antifraude robusto.
No seu dia a dia, você pode transferir dinheiro para um amigo ou familiar 24 horas por dia e 365 dias por ano, sem limitações de feriados, fins de semana ou horário. Ou seja, você não é mais dependente de horários comerciais ou dias úteis como acontece com as TEDs e DOCs.
Não existe nada mais inconveniente do que realizar uma compra, pagá-la e ter que ficar esperando dias pela confirmação, não é? Você não se preocupa mais com nada disso porque consegue enviar e receber dinheiro quando achar melhor.
Para quem compra, paga ou transfere por Pix o processo pode ser muito simples: basta escanear o código QR do vendedor ou inserir apenas uma informação do usuário recebedor, no caso, a chave Pix. Pronto, a transferência foi realizada com sucesso!
👉 Pix e Código QR Mercado Pago
A redução de intermediários no processo de compra e venda não só beneficiou a velocidade das transações, como também reduziu os custos de operação. Por isso, o Pix, além de ágil, é gratuito para quem paga ou transfere.
O Pix é a solução ideal para aumentar as taxas de conversão e aprovação de um negócio. Conheça agora todos os benefícios para atrair mais clientes e faturar mais:
O Banco Central garante as mesmas medidas de segurança de um processo digital e criptografado às pessoas físicas e jurídicas. Além disso, hoje, o Pix é considerado o meio de pagamento mais seguro para 66% dos brasileiros, segundo a Fiserv.
👉 Pagamentos instantâneos Pix - Como funciona?
Sem precisar se preocupar com nada, nas transações com Pix, o dinheiro das suas vendas cai imediatamente na sua conta Mercado Pago. Isso significa que você não precisa esperar horas e dias para receber seus pagamentos. Por exemplo, se seu negócio é um bar noturno e seu cliente decidir pagar através do Pix, você recebe na hora independente do horário.
O Pix também permite que você faça a liberação mais rápida dos seus produtos, afinal, a compensação acontece na hora, diferente do boleto bancário, por exemplo, em que o pagamento demora dias para cair e acaba impactando o prazo de entrega.
Para os vendedores que querem atrair mais clientes, o Pix é uma oportunidade, pois não precisa estar vinculado a um banco para usá-lo, é necessário apenas ter conta em uma das instituições participantes, que podem ser fintechs e carteiras digitais.
Assim, você atrai “desbancarizados” sem acesso a cartões e cheques. Além disso, os compradores gostam de ter opções a livre escolha, sendo que muitos preferem pagar suas compras com dinheiro em conta de forma rápida.
Os valores gastos são menores do que os métodos atuais. A economia do Pix é de até 80% em taxas, quando comparada às tarifas cobradas pela emissão de boleto e de cartão de crédito. Dessa forma, todos têm mais flexibilidade para oferecer descontos e vantagens exclusivas para atrair ainda mais clientes. Importante: os pequenos empreendedores têm Pix com taxa ZERO no Mercado Pago.
Você ganha mais controle de fluxo de caixa, gestão de estoque e logística, graças aos pagamentos e recebimentos de vendas imediatos. Assim, você pode oferecer envios mais rápidos e evitar as reservas de mercadoria.
O melhor gerenciamento disponibilizado pelo Pix é um diferencial em relação a outros métodos existentes, como o próprio boleto bancário, que pode demorar até três dias úteis para a compensação do pagamento.
As chaves Pix são os códigos que representam a sua conta depois que você aderiu à função no aplicativo do seu banco. É possível registrar quatro tipos: CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular e chave aleatória.
Pessoas físicas têm direito até cinco chaves por conta, já para pessoas jurídicas, é possível chegar a vinte. Só não dá pra cadastrar a mesma chave em mais de uma conta.
Agora que você viu como vale a pena, é só aderir ao Pix no Mercado Pago. O processo é muito simples:
Pronto! Se quiser cadastrar outras chaves, é só voltar ao menu do app e repetir os passos.
O Banco Central tem vários projetos relacionados ao Pix que vão facilitar ainda mais as suas vendas e compras: Saque Pix, Pix Troco, Qr Comprador, Pix Cobrança e outras funcionalidades que ainda serão lançadas.
Recentemente, as novidades do Pix foram apresentadas pela Elaine Shimoda, head de inovação em pagamentos e parcerias do Mercado Pago no webinar “Pix no e-commerce: o que está por vir nos próximos meses?”, feito em parceria com o E-commerce Brasil.
No evento, a praticidade e conveniência foram abordadas de diversas formas. Hoje, o Pix já é utilizado para pagamentos de auxílio emergencial, e-social e impostos e muito mais.
Por exemplo, o Pix Copia e Cola é uma alternativa eficiente para compras pelo celular. Outra opção é o QR Pix, um recurso para o pagador efetuar a compra através da leitura de um QR Code. Ambas soluções estão disponíveis pelo display, na Point Pro 2 e Smart 2 do Mercado Pago.
Tudo isso segue o propósito do Mercado Pago em suas soluções: democratizar o dinheiro e ajudar que mais pessoas tenham acesso às melhores condições.
As facilidades dos pagamentos instantâneos só melhoram as transações financeiras, seja na hora de pagar uma conta ou fazer uma cobrança.
Ah, se você procura maneiras de vender mais e melhor e de desenvolver o seu negócio, o Mercado Pago é o parceiro certo. Estamos prontos para oferecer a melhor experiência para uso do Pix.
Você sabia que o Mercado Pago é o banco digital que tá junto do Mercado Livre? O parceiro ideal para vender mais! Com o Mercado Pago, você pode contar com o apoio necessário para seu negócio.
💡Leia também:
Quanto custa receber pagamentos via Pix e Código QR do Mercado Pago
Últimas tendências em pagamento instantâneo para inovar suas vendas
Use o Pix e Código QR como estratégias de vendas de final de ano
Como usar o código QR no Mercado Pago para fidelizar clientes
Pix saque e Pix troco: saiba como utilizar em seu negócio