Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Já ouviu falar em live commerce? Conheça essa forma de vender online

Saiba mais sobre essa nova maneira de vender produtos e serviços pelas redes sociais e como aproveitá-la no seu negócio
Live commerce - vender com live commerce - vender através de lives nas redes sociais

O mundo das vendas digitais abriu as portas para diversas novas maneiras de comercializar produtos e serviços. O que anteriormente estava limitado a pontos de vendas físicos, passou a ser feito por meio dos sites de vendas online. Mas as opções não acabam aí. Atualmente, não é preciso nem ter um site para vender na internet. As redes sociais e o WhatsApp, por exemplo, fazem também esse papel, aumentando ainda mais o alcance do seu e-commerce.

Com todas as novidades que a tecnologia oferece e com a digitalização também dos compradores, novas maneiras de vender e comprar continuam surgindo, principalmente utilizando esses novos canais, que chamam tanto a atenção do consumidor. Uma dessas tendências é o Live Commerce. Mas você sabe do que ele se trata e como pode beneficiar o seu negócio? 

O que é Live Commerce?


Para começar, vamos entender melhor do que se trata esse tipo de venda. O Live Commerce nasceu na China com as transmissões ao vivo feitas nas redes sociais. Em 2019, ele já foi responsável por 4,5% das compras online feitas no país. Em suma, a ideia é vender produtos através de streamings e transmissões ao vivo. Ou seja, o consumidor assiste à transmissão, vê o produto e faz a compra enquanto ainda está assistindo, podendo aproveitar promoções e outras condições especiais.

Na China, esse modelo de negócio já movimenta US$ 170 bilhões por ano. De olho nessas cifras, a tendência já chegou ao Brasil e promete ficar. Inclusive, diversos influenciadores digitais já foram contratados por grandes varejistas de diferentes segmentos para fazer a demonstração de produtos ao vivo, chamando a atenção do consumidor para as compras. 

Os formatos podem ser diversos: reviews, shows de música, desfiles, dicas, entre muitos outros. Todos com ofertas de produtos para incentivar as vendas, mas também fazendo essa convergência entre conteúdo, entretenimento e comércio. 

 

Vale a pena investir nas vendas por Live Commerce?


Apesar de ser uma sensação no comércio eletrônico no mundo todo, o Live Commerce ainda gera dúvidas. Há quem se questione se realmente vale a pena investir nesse formato de vendas. Um dos grandes motivos que explicam todo esse sucesso é que ele ajuda a solucionar um problema extremamente comum nas vendas online: a distância física. Com as transmissões ao vivo, o consumidor pode ter uma visão clara do produto e de como ele funciona, se sentindo mais atraído e confiante para comprar. Isso pode ser um diferencial e tanto, principalmente no período de isolamento social e também no contato com novos clientes. 

Para te ajudar a entender melhor como isso pode ajudar nas suas vendas, listamos a seguir alguns dos principais benefícios desse método:

seta2 Interação

 

Eis a principal diferença entre o Live Commerce e as vendas feitas na televisão, por exemplo. No caso do primeiro, os compradores podem interagir por chat, tirando suas dúvidas sobre os produtos e recebendo respostas dos apresentadores em tempo real. 

seta2 Entretenimento

 

Para realizar as vendas, esse método se aproveita de algo muito valioso para a audiência: o conteúdo. Um exemplo são as lives com shows de artistas conhecidos e outras apresentações vinculadas a empresas, produtos e serviços. Assim, essa ferramenta não é só sobre vender um determinado produto, e sim sobre explicar todos os seus benefícios, como utilizá-lo da forma correta, quais são os seus diferenciais, fazer uma demonstração do uso, reforçar o branding, etc. 

seta2 Confiança

 

Por meio do Live commerce, é possível explorar melhor o fator humano e construir uma relação de confiança muito mais próxima do que por métodos de vendas mais tradicionais, como uma página de produto em um e-commerce. Isso é ainda mais efetivo caso o apresentador já seja uma figura conhecida do público ou uma autoridade sobre aquele determinado tipo de produto. 

seta2 Venda de novos produtos

 

Nessa técnica, o vídeo se transforma em sua vitrine virtual. Por meio dela, os clientes têm a oportunidade de ficar por dentro dos lançamentos e conhecer as novidades do mercado. O formato funciona bem tanto para e-commerces de nicho e seus produtos segmentados, quanto para lojas multimarcas, que trabalham com um grande catálogo de itens. 

seta2 Autoridade

 

Se você vende um mesmo produto que o seu concorrente, essa pode ser uma maneira de se destacar, oferecendo informações que extrapolam a página de produtos do seu e-commerce. Com isso, você se transforma numa verdadeira autoridade quando o assunto é aquele item em questão. 

seta2 Fidelização

 

É normal que, ao pesquisar sobre um produto, a jornada do consumidor envolva comparação entre diferentes marcas, preços e, é claro, vendedores.  Com o Live Commerce, essa experiência é muito mais rica. Afinal, ele permite a visualização em tempo real, a demonstração em diversos ângulos, tirar dúvidas e estabelecer uma conexão mais profunda com o produto, o que aumenta ainda mais o interesse de compra.

Leia mais: Conheça as datas para vender mais no e-commerce

 

Use o Live Commerce para bombar suas vendas online


Fique atento às tendências que envolvem o comércio digital e aventure-se em novas maneiras de vender. Investir no Live Commerce pode ser uma ótima maneira de expor sua marca e atrair ainda mais compradores. Que tal inserir essa ação no seu calendário de divulgação? Os resultados podem ser surpreendentes.

 

Manual de Vendas Online com Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados