7 linhas de crédito para abrir ou expandir um negócio

Saber como administrar finanças de um negócio e levantar fundos para sua saúde financeira ou expansão está entre as tarefas mais importantes da rotina de qualquer empreendedor. No entanto, segundo os Indicadores de Demanda por Crédito levantados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), esse levantamento ainda é um desafio. Afinal de contas, para 34% dos micro e pequenos empresários a contratação de linhas de crédito é difícil devido à burocracia, exigências dos bancos e taxas pouco atrativas.
Felizmente, existem outras alternativas além das instituições financeiras mais tradicionais, cujas suas ofertas de crédito podem viabilizar tanto a abertura de um novo negócio, como dar um gás para sua expansão e desenvolvimento. Tudo isso, com condições mais acessíveis.
Conheça as principais linhas de crédito para evoluir o seu negócio
As linhas de crédito são recursos que podem ser adquiridos através de uma instituição financeira. Em outras palavras, é uma quantia de dinheiro que você pode pegar emprestado para um objetivo específico, mas para isso a instituição observa dados relacionados a você ou ao seu negócio, como seu histórico financeiro, ativos que possui como garantia de pagamento, entre outros.
Atualmente existem muitas opções de crédito disponíveis no mercado e elas possuem diferenças, como o meio de pagamento, taxas e requisitos a serem preenchidos antes da instituição liberá-lo. Por isso, você precisa conhecer cada uma delas para fazer uma boa avaliação antes de cogitar a sua contratação e optar pela melhor alternativa ao momento e objetivo do seu negócio. Confira:
1. Empréstimo com garantia
Nessa modalidade o empreendedor apresenta um bem para a instituição financeira que servirá como garantia do pagamento das parcelas que, aliás, costumam ser veículos ou imóveis. Como o empresário oferece essa segurança em relação ao pagamento, o risco de inadimplência diminui, por isso, é possível conseguir juros mais baixos do que em outras linhas de crédito.
2. Financiamentos
Diferente do empréstimo, nos financiamentos os valores concedidos costumam ter uma finalidade específica, definida em contrato, como a compra de imóveis, veículos ou outros bens importantes para o crescimento do seu negócio. Inclusive, as condições apresentadas variam, mas é comum financiar a maior parte ou até 100% do valor necessário e as taxas também podem oscilar.
3. Antecipação de dinheiro
Como o nome sugere, nesse caso, o seu negócio tem acesso antecipado ao dinheiro, resultando em um crédito menos burocrático, mais acessível e com menores taxas para quem precisa de capital de giro. Basicamente, há a antecipação de pagamentos que o negócio receberá posteriormente, como os valores das vendas parceladas nas maquininhas de cartão.
4. Crédito para capital de giro
Essa opção de linha de crédito também é uma opção para atender demandas de fluxo de caixa dos negócios, como pagar os salários, fornecedores, aluguel e comprar matéria prima. Nesse caso, não é preciso explicar a finalidade do empréstimo, mas é comum usá-lo com demandas de curto prazo. No entanto, antes de optar por esse tipo de crédito não deixe de comparar as taxas de juros praticadas sobre ele e outras condições oferecidas pela instituição financeira.
5. Peer to peer
Também conhecida como P2P, essa modalidade de crédito voltado para os negócios faz a conexão entre os tomadores de créditos e investidores usando plataformas digitais. Ou seja, existem as pessoas que desejam investir e por esse motivo empresta dinheiro para os negócios, tudo isso sem a necessidade de trabalhar com um agente financeiro.
6. Linhas especiais do BNDES
O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) auxilia os pequenos e médios negócios fazendo o repasse de valores disponibilizados pelo Governo Federal. No entanto, esse processo é feito em parceria com bancos privados e também fintechs (negócios que fazem uso da tecnologia para gerar soluções inovadoras nos diversos produtos e serviços do mercado financeiro.
Aliás, há três grandes benefícios que podem ser usados, como o crédito para folha de pagamento, seguido pela suspensão de pagamentos e o crédito para pequenos e médios negócios.
7. Microcrédito
Essa modalidade de empréstimo é destinada à pessoa física ou microempreendedor que deseja abrir ou ampliar um negócio, permitindo a captação de até 20 mil reais. Ou seja, ele atende os formais e informais que não têm fácil acesso a empréstimos ou linhas de crédito convencionais.
Sendo assim, entre as suas principais vantagens destacam-se as taxas de juro reduzidas, a isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e a aprovação ao crédito facilitada.
👉 Saiba como funciona o microcrédito para pequenos negócios
Escolha o crédito certo para sua negócio
Como você viu, existem diversas iniciativas para apoiar os empreendedores, seja na hora de criar um novo negócio ou para impulsionar os negócios, democratizando o acesso ao crédito.
Assim, independente do segmento ou tamanho, todos têm uma oportunidades de desenvolver o seu sonho e continuar progredindo. Nesse momento, o importante é avaliar cada solução para encontrar aquela mais indicada para o seu momento financeiro, estratégias e prioridades.
💡 Leia também:
Empréstimo para MEI: o que você precisa saber antes de contratar
Como conseguir empréstimo online para MEI?
6 boas práticas para impulsionar o crescimento financeiro do negócio
Como avaliar a saúde financeira do seu negócio para solicitar crédito
Saiba o que é gestão de tempo e como aplicar em seu negócio
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

Produtos digitais: o próximo passo para o seu dropshipping evoluir
| Março 28, 2025
O dropshipping conquistou muitos empreendedores pela facilidade na gestão e sua modalidade diferenciada que permite vender sem estoque, com baixo..

Inteligência artificial: otimize seu checkout e venda mais
| Março 28, 2025
A inteligência artificial (IA), vem tomando conta do mercado e sendo cada vez mais implementada para aumentar a experiência do usuário. Especialmente..

Alocação de recursos: estratégias para investir crédito no negócio
| Março 28, 2025
Alocar um crédito é uma responsabilidade e tanto para quem empreende, afinal, essa tarefa determinará o sucesso ou o fracasso do negócio. Fazer uma..