Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

7 linhas de crédito para abrir ou expandir uma empresa

Conheça as principais linhas de crédito disponíveis no mercado que podem ajudar o seu negócio
Homem sorridente com um avental mexendo em um tablet

Saber como administrar finanças de uma empresa e levantar fundos para a sua saúde financeira ou expansão está entre as tarefas mais importantes da rotina de qualquer empreendedor. 

No entanto, segundo os Indicadores de Demanda por Crédito levantados pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), esse levantamento ainda é um desafio. Afinal de contas, para 34% dos micro e pequenos empresários a contratação de linhas de crédito é difícil devido à burocracia, exigências dos bancos e taxas pouco atrativas

Felizmente, existem outras alternativas além das instituições financeiras mais tradicionais, cujas suas ofertas de crédito podem viabilizar tanto a abertura de um novo negócio, como dar um gás para a sua expansão e desenvolvimento. Tudo isso, com condições mais acessíveis. 

 

Conheça as principais linhas de crédito para evoluir o seu negócio 

As linhas de crédito são recursos que podem ser adquiridos através de uma instituição financeira. 

Em outras palavras, é uma quantia de dinheiro que você pode pegar emprestado para um objetivo específico, mas para isso a instituição observa dados relacionados a você ou a seu negócio, como o seu histórico financeiro, ativos que possui como garantia de pagamento, entre outros. 

Atualmente existem muitas opções de crédito disponíveis no mercado e elas possuem diferenças, como o meio de pagamento, taxas e requisitos a serem preenchidos antes da instituição liberá-lo. 

Por isso, você precisa conhecer cada uma delas para fazer uma boa avaliação antes de cogitar a sua contratação e optar pela melhor alternativa ao momento e objetivo da sua empresa. Confira: 

 

1. Empréstimo com garantia

Nessa modalidade o empreendedor apresenta um bem para a instituição financeira que servirá como garantia do pagamento das parcelas que, aliás, costumam ser veículos ou imóveis. Como o empresário oferece essa segurança em relação ao pagamento, o risco de inadimplência diminui, por isso, é possível conseguir juros mais baixos do que em outras linhas de crédito. 

 

2. Financiamentos

Diferente do empréstimo, nos financiamentos os valores concedidos costumam ter uma finalidade específica, definida em contrato, como a compra de imóveis, veículos ou outros bens importantes para o crescimento da sua empresa. Inclusive, as condições apresentadas variam, mas é comum financiar a maior parte ou até 100% do valor necessário e as taxas também podem oscilar.

 

3. Antecipação de recebíveis

Como o nome sugere, nesse caso a empresa tem acesso antecipado ao dinheiro, resultando em um crédito menos burocrático, mais acessível e com menores taxas para quem precisa de capital de giro. Basicamente, há a antecipação de pagamentos que a empresa receberá posteriormente, como os valores das vendas parceladas nas maquininhas de cartão.

 

4. Crédito para capital de giro 

Essa opção de linha de crédito também é uma opção para atender demandas de fluxo de caixa das empresas, como pagar os salários, fornecedores, aluguel e comprar matéria prima. Nesse caso, não é preciso explicar a finalidade do empréstimo, mas é comum usá-lo com demandas de curto prazo. No entanto, antes de optar por esse tipo de crédito não deixe de comparar as taxas de juros praticadas sobre ele e outras condições oferecidas pela instituição financeira.  

 

5. Peer to peer

Também conhecida como P2P, essa modalidade de crédito voltado para as empresas faz a conexão entre os tomadores de créditos e investidores usando plataformas digitais. Ou seja, existem as pessoas que desejam investir e por esse motivo empresta dinheiro para as empresas, tudo isso sem a necessidade de trabalhar com um agente financeiro. 

 

6. Linhas especiais do BNDES

O Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) auxilia as pequenas e médias empresas fazendo o repasse de valores disponibilizados pelo Governo Federal. No entanto, esse processo é feito em parceria com bancos privados e também fintechs (empresas que fazem uso da tecnologia para gerar soluções inovadoras nos diversos produtos e serviços do mercado financeiro. 

Aliás, há três grandes benefícios que podem ser usados, como o crédito para folha de pagamento, seguido pela suspensão de pagamentos e o crédito para pequenas e médias empresas. 

 

7. Microcrédito

Essa modalidade de empréstimo é destinada à pessoa física ou microempreendedor que deseja abrir ou ampliar um negócio, permitindo a captação de até 20 mil reais. Ou seja, ele atende os  formais e informais que não têm fácil acesso a empréstimos ou linhas de crédito convencionais. 

Sendo assim, entre as suas principais vantagens destacam-se as taxas de juro reduzidas, a isenção de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) e a aprovação ao crédito facilitada. 

 

Escolha o crédito certo para sua empresa

Como você viu, existem diversas iniciativas para apoiar os empreendedores, seja na hora de criar um novo negócio ou para impulsionar as empresas, democratizando o acesso ao crédito. 

Assim, independente do segmento ou tamanho, todos têm uma oportunidades de desenvolver o seu sonho e continuar progredindo. Nesse momento, o importante é avaliar cada solução para encontrar aquela mais indicada para o seu momento financeiro, estratégias e prioridades.

 

[Conta MP - Blog] Abrir conta MP - crédito rápido e sem burocracias


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados