Como avaliar a saúde financeira do seu negócio para solicitar crédito
Antes de solicitar crédito para impulsionar seu negócio, é crucial garantir que sua saúde financeira esteja em excelente forma. Afinal, você não quer correr o risco de ter obstáculos na hora de pedir um empréstimo e comprometer seus objetivos e atividades, não é mesmo?!
E para que a resposta seja positiva, é possível usar algumas métricas a seu favor, pois elas te dão uma visão clara e precisa da saúde financeira do seu negócio, que é basicamente a mesma perspectiva que as instituições financeiras vão ter no momento de analisar sua solicitação.
Mas como assim, “métricas”? Bem, é tudo aquilo que dá perspectiva de como anda a saúde financeira do seu negócio, como o fluxo de caixa, lucratividade, endividamento e capacidade de pagamento. Assim, você pode identificar possíveis desafios e corrigi-los antecipadamente.
Saúde financeira: qual a importância para um negócio?
Quando falamos em saúde financeira nos referimos basicamente a uma espécie de bússola que guia o caminho do seu negócio rumo ao sucesso. É como ter o motor do seu empreendimento funcionando o mais rápido possível para ele continuar crescendo e rendendo frutos (dinheiro).
Mas por que ela é tão importante para solicitar crédito? A lógica é simples e basta você pensar nela como um relacionamento. Pense: quando você está em um relacionamento saudável, confiável e bem estruturado, se torna muito mais fácil conquistar o coração da outra pessoa, não é?! No mundo dos negócios e principalmente, o financeiro, é a mesma lógica.
Ou seja, um negócio estável e com finanças organizadas tem a possibilidade de impulsionar o crescimento e o lucro, o que pode ser sinônimo de pagamento de contas e dívidas em dia — que é a principal preocupação das instituições financeiras.
É por isso que em uma solicitação de crédito, as instituições financeiras observam tudo e não apenas seu potencial crescimento. Detalhes como quantidade de dívidas, histórico de pagamento e até mesmo planejamento financeiro são observados atentamente, e caso tenha um comportamento negativo relacionado a esses itens, a tendência é não conseguir crédito.
Métricas para avaliar a saúde financeira do seu negócio
O uso indevido de crédito pode prejudicar seu negócio em diversos sentidos, principalmente em relação ao equilíbrio dos seus ganhos e contas a pagar, podendo transformar seu caixa em um beco, que, de certo modo, afetará diretamente no seu crescimento.
É por isso que a solicitação de crédito e, claro, seu uso, precisa ser uma decisão pautada por responsabilidade, tendo plena consciência de quais são suas possibilidades financeiras. Aliás, existem algumas formas de analisar isso, a começar pelas métricas mencionadas acima.
Confira exemplos de métricas para medir e organizar a saúde financeira do seu negócio:
- Faturamento: ele representa a receita total gerada pelo seu negócio em um determinado período e para calculá-lo basta somar todas as vendas realizadas durante esse mesmo período, considerando os valores brutos (sem descontos).
- Ticket médio: é a média de valor das vendas realizadas em seu negócio num período específico, e para calculá-la basta dividir o faturamento total pelo número de vendas do mesmo período. Por exemplo, se em um mês você obteve R$ 10 mil de faturamento e realizou 100 vendas, o ticket médio é R$ 100,00.
- Lucro: é a diferença entre as receitas e os custos totais do seu negócio. É importante calcular o lucro bruto, que considera apenas os custos diretos relacionados à produção ou aquisição dos produtos/serviços, e o lucro líquido, que também leva em conta os custos fixos e despesas operacionais. Aliás, existe uma fórmula básica para calcular o lucro, que é: Lucro = Receitas - Custos.
- Ponto de equilíbrio: ele representa o momento em que as receitas são iguais aos custos. Ou seja, seu negócio não tem lucro, nem prejuízo. É importante conhecer esse ponto para saber a quantidade mínima de vendas necessárias para cobrir todos os custos. O cálculo envolve a análise dos custos fixos e variáveis, assim como o preço de venda.
- Liquidez: é a capacidade de uma empresa honrar seus compromissos financeiros de curto prazo. Existem diferentes índices de liquidez, como o índice de liquidez corrente, que compara os ativos circulantes com os passivos circulantes. Um índice maior que um indica que você possui recursos suficientes para quitar suas obrigações de curto prazo.
5 dicas para manter a saúde financeira de seu negócio
Achou as métricas interessantes para avaliar as finanças do seu negócio e consequentemente facilitar seu acesso a crédito? Pois bem, ao combinar essa prática de calcular informações de faturamento, liquidez, ticket médio, entre outros, com algumas práticas que estimulam o crescimento do seu negócio, é possível potencializar seu sucesso financeiro.
E por falar nisso, você sabia que o Mercado Pago é o banco digital parceiro dos empreendedores com soluções eficientes para gerenciar de forma saudável seu negócio, como as linhas de crédito específicas para negócios que desejam impulsionar seu crescimento? Aqui você encontra o empréstimo ideal para suas possibilidades e necessidades financeiras!
Agora vamos potencializar a saúde financeira do seu negócio? Confira algumas dicas:
1. Tenha um bom planejamento financeiro
Elabore um plano detalhado que inclua projeções financeiras, metas e estratégias. Acompanhe de perto suas receitas, despesas e lucros, garantindo que você esteja no caminho certo para que seu negócio consiga alcançar os objetivos financeiros.
2. Tenha uma reserva de emergência
Crie uma reserva financeira para lidar com imprevistos ou períodos de baixa receita. Ter uma reserva de emergência ajuda a evitar a necessidade de recorrer a empréstimos ou comprometer a estabilidade financeira do seu negócio.
3. Invista em produtos mais rentáveis
Analise seus produtos ou serviços e identifique aqueles que geram maior lucratividade. Com isso, você pode se concentrar em promover e vender esses produtos, maximizando seus ganhos e fortalecendo a saúde financeira do negócio.
4. Organize seus gastos
Avalie seus gastos regularmente e identifique oportunidades de redução ou otimização. Elimine despesas desnecessárias e negocie melhores condições com fornecedores. Uma gestão eficiente dos gastos contribui para aumentar a margem de lucro e fortalecer o negócio.
5. Tenha controle sobre seu fluxo de caixa
Acompanhe de perto as entradas e saídas de dinheiro do seu negócio. Gerencie prazos de pagamentos e recebimentos, evite atrasos e mantenha uma visão clara do fluxo de caixa. Isso ajuda a manter a estabilidade financeira e a tomar decisões mais embasadas.
👉Gestão financeira: Guia completo para organizar as finanças do negócio
Saiba como ter um negócio saudável financeiramente!
Investir na saúde financeira do seu negócio é essencial para obter crédito e oportunidades que favoreçam seu crescimento no curto e longo prazo. Portanto, não deixe de utilizar métricas como faturamento, ticket médio, lucro, entre outros que ajudam a enxergar suas possibilidades e necessidades, tudo isso com o intuito de ter um crescimento saudável e contínuo.
Fortaleça seu negócio e abra portas para o sucesso.
💡Leia também:
6 boas práticas para impulsionar o crescimento financeiro do negócio
Saiba o que é gestão de tempo e como aplicar em seu negócio
O que avaliar antes de contratar um crédito para seu negócio
Empréstimo para autônomo: como comprovar renda?
Como conseguir empréstimo online para MEI?
Escrito por:
Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados
Preciso de uma renda extra urgente para o final do ano: 9 ideias
| Novembro 18, 2024
O fim do ano está chegando e, se aquele sentimento de urgência de conseguir dinheiro e uma renda extra bateu por aí, saiba que é normal e acontece..
Como vender bolos pela internet usando o link de pagamento?
| Novembro 13, 2024
Para o setor de confeitarias e bolos artesanais um crescimento significativo tem sido experienciado, impulsionado principalmente pela popularização..
Assistência técnica: 6 dicas para inovar com pagamento por aproximação
| Novembro 11, 2024
O setor de assistência técnica de eletrodomésticos vem crescendo muito nos últimos anos, especialmente à medida que as expectativas dos consumidores..