Quem está começando um novo negócio, principalmente pela internet como um e-commerce, sabe que existem diversos desafios e que contorná-los, criar estratégias e contar com soluções e ferramentas é essencial para o sucesso.
Se destacar no mercado digital é tarefa fundamental para conseguir mais clientes e efetuar mais vendas. Nessa hora, contar com ferramentas como um checkout otimizado pode ser a melhor saída para vender mais e alcançar o sucesso.
O processo de checkout é uma das etapas que mais influenciam na experiência do cliente. Segundo pesquisa da Opinion Box, cerca de 85% dos consumidores desistem de concluir suas compras na etapa final do carrinho e abandonam seus produtos por um checkout mal otimizado.
Com essa alta estatística, é possível observar como o processo é importante para que sua loja não perca vendas e retenha clientes, fazendo-os completarem as etapas e realizarem a compra definitiva.
A etapa final é decisiva. Por isso, quanto mais simples, segura e transparente for, maior a chance da compra ser concluída. Ficar de olho como andam as etapas de checkout é essencial, uma vez que seu cliente pode desistir da compra por não se sentir seguro ou por ter que atravessar muitas etapas até a conclusão final.
O processo de checkout está diretamente ligado com a experiência do consumidor. Por isso, na hora de finalizar a compra, todos eles buscarão informações claras em pouquíssimas etapas e com uma estrutura que passe credibilidade. Tudo isso, acarreta em uma segurança pessoal no cliente e faz com que ele efetive a compra.
Além destes pontos, há outros fatores para se atentar ao processo de checkout do seu e-commerce:
Encontrar soluções para deixar o checkout do seu e-commerce otimizado pode ser um alívio, já que você terá uma maior segurança, maior facilidade, melhor experiência do cliente e facilidade de vendas.
Uma plataforma otimizada de checkout deve contar com alguns pontos para, além de melhorar a experiência do cliente, ainda fazer com que seu dia a dia de vendas também seja mais fácil.
Confira as melhores práticas:
Assim, você não exige que seu cliente fique tempo demais tendo que inserir dados e acabe perdendo o desejo de comprar. Além disso, não sobrecarrega seu banco de dados com informações desnecessárias.
Os certificados de segurança, como o próprio nome diz, são certificações feitas por instituições credenciadas que asseguram que seu site é seguro para compra. Dessa forma, seus clientes depositam maior confiança e credibilidade.
Invista em um checkout sem muitas etapas e com o máximo de informações possíveis, como o produto que ele comprou, o endereço de entrega ou retirada, o valor total da compra e os próximos passos da compra.
Ter um banco digital parceiro é fundamental para contar com mais benefícios e poder unificar todo o lado financeiro do seu negócio em apenas um local, assim você diminui taxas e conta com mais opções de crédito.
Tanto valores, quanto prazo para a entrega do produto devem constar na tela de checkout. Dessa forma, o cliente não precisa retornar a outra tela para conferir se digitou corretamente.
Diretamente na tela de checkout, você pode incluir uma opção de chatbot para resolver questões rápidas e evitar que o cliente saia da página para tirar dúvidas e acabe não voltando.
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Uma das partes mais importantes da venda merece atenção especial. O momento do checkout é efetivo para que o cliente decida efetivar a compra, por isso, contar com ferramentas e soluções práticas fazem com que, além de garantir a venda, você tenha maior segurança na transação.
Contar com um checkout também otimiza o processo e agiliza processos tanto para quanto para seu cliente, aumentando vendas, faturando mais e conquistando ainda mais consumidores.