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Tabela de frete: o que é e como ela impacta no preço dos envios

Uma pessoa em um centro de distribuição segurando um notebook aberto em uma tela que mostra um gráfico.

Oferecer um frete mais atrativo pode trazer diversos benefícios para o seu negócio, afinal de contas, ele acaba sendo um grande aliado na hora de influenciar as decisões de compras. De acordo com a Moosend, 60% das pessoas abandonam o carrinho em compras online devido a uma taxa de entrega muito elevada.

Se você quer entender melhor o quanto a logística está influenciando nos seus custos, descubra agora como funciona uma tabela de frete e as formas de cobrança mais comuns dos serviços.  


O que é uma tabela de frete? 


A tabela de frete é uma ferramenta usada para determinar os valores mínimos para os transportes feitos em território nacional. Ela foi criada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e tem o cálculo direcionado pela Resolução 5.820/2018 – que informa todos os custos que foram levados em consideração para determinar esses valores. 

Na conta, entram custos fixos e variáveis, incluindo fatores, como distância percorrida, peso, valor dos produtos e meio de transporte utilizado. 


📘Leia também: Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática

 

Quais são as formas de cobrança mais comuns?


A partir da tabela de frete, é calculado o preço a ser cobrado pelo serviço de transporte de mercadorias. Ou seja, quanto você ou o seu cliente pagarão pela entrega dos produtos vendidos no seu e-commerce. Existem diferentes formas de cobrar pelo frete, sendo as mais conhecidas: 


1. Frete por região

Como a distância costuma ser um dos fatores chave na precificação do frete, é possível segmentar os clientes por região geográfica, oferecendo condições que variam conforme a área onde será feita a entrega. 

Assim, os locais mais próximos ao seu centro de distribuição e também regiões metropolitanas costumam contar com opções mais econômicas, já que o volume de transporte para essas áreas costuma baratear o deslocamento. Dessa forma, é possível oferecer até um diferencial com entregas mais rápidas ou com valores promocionais. 

2. Frete fixo

O frete fixo é quando a empresa estipula um único valor de entrega para os produtos da loja. Antes de definir essa opção, é importante analisar o volume de vendas, pesos e tamanhos para que não haja prejuízos ou, então, definir um ticket médio. Essa estratégia pode compensar o valor do frete em algumas mercadorias, mas restringir a margem de lucro de muitos itens. 

Em geral, é uma alternativa para e-commerces que têm tamanhos e pesos semelhantes nos produtos ou com valor agregado elevado, por exemplo, lojas de bijuterias. Isso acaba compensando o custo do transporte. 

3. Frete com desconto

Em muitos casos, o frete grátis é financeiramente inviável, mas é possível oferecer ainda ao consumidor condições atrativas. Nesse caso, aplica-se o frete com desconto. Do ponto de vista do marketing, também é possível criar campanhas com desconto progressivo, onde o valor de entrega fica menor conforme o valor da compra ou da quantidade de itens. 

4. Frete grátis

O frete grátis é um dos principais atrativos quando o assunto é vender online. Aliás, de acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), é o segundo ponto mais estimado por 39% dos clientes, perdendo apenas para o preço do produto em si. 

Vale lembrar que para oferecer a gratuidade, é importante fazer um bom planejamento para não afetar o financeiro. Segundo uma pesquisa realizada pela Ebit, desde 2014, está caindo o número de lojas virtuais que oferecem essa modalidade. E aquelas que oferecem, estão sendo mais criteriosas.

5. Frete por assinatura

 

O frete por assinatura oferece aos clientes mais fiéis a opção de assinarem o benefício da entrega grátis. Funciona assim: o consumidor paga uma espécie de mensalidade e, em troca, pode receber gratuitamente todas as compras pelo site durante um período. Em muitos casos, há também a vantagem de contar com entregas mais rápidas. 

Se bem estruturado, o frete por assinatura traz ainda mais pontos positivos: garante uma mensalidade e torna o cliente mais fiel, pois não pagará mais nada para receber os produtos da sua loja. 

👉 Veja também: 9 dicas incríveis para aumentar suas vendas 


Como oferecer um frete mais barato?


Felizmente, existem algumas dicas que podem te ajudar a oferecer entregas mais competitivas. Veja alguns pontos de atenção:

seta2 Tamanho das embalagens: sempre que possível, procure diminuir o tamanho e peso, sem comprometer a integridade dos produtos.

 

seta2 Escolha de bons parceiros: negocie com as transportadoras e esteja sempre de olho em novas opções para oferecer aos seus clientes.

 

seta2 Não coloque todos os ovos na mesma cesta: conte com mais de uma opção de transporte para não apenas oferecer boas opções, mas também não ser pego de surpresa por reajustes.

 

Entregue as melhores soluções para seus clientes 


Contar com uma boa tabela de fretes é essencial para o bom funcionamento das operações – sem comprometer sua rentabilidade, nem o prazo de entrega ou a satisfação dos clientes. Seus parceiros de transporte são uma extensão da sua empresa e, por isso, devem ser escolhidos com a atenção que os seus consumidores merecem.

 

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Escrito por:

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