5 ideias para fidelizar seus alunos com pagamentos recorrentes
A fidelização é um dos pilares para o sucesso de qualquer negócio e, com as instituições de ensino, sejam elas escolas, academias ou cursos online para educação à distância, não é diferente.
No entanto, com as mudanças do mercado e os consumidores cada vez mais exigentes, oferecer uma boa experiência acadêmica já não é suficiente. Além de conteúdo de qualidade e um corpo docente capacitado, é fundamental que as instituições proporcionem também conveniência e praticidade em todos os aspectos da experiência do aluno — e isso inclui a forma como as mensalidades são pagas, viu?!
Um dos maiores desafios para instituições de ensino é garantir que alunos e responsáveis consigam manter a regularidade nos pagamentos, evitando atritos e esquecimentos. Mas como oferecer uma solução com tamanha comodidade sem deixar de lado a segurança?
O pagamento recorrente sem dúvidas pode auxiliar neste caso. Afinal de contas, o sistema de pagamentos recorrentes facilita a vida dos alunos, melhora a satisfação do cliente e otimiza a gestão financeira da sua instituição, proporcionando um fluxo de caixa mais previsível e seguro.
Como funcionam os pagamentos recorrentes em instituições de ensino?
Os pagamentos recorrentes oferecem uma forma automatizada de cobrança, onde o aluno ou responsável cadastra seus dados de pagamento uma única vez e, assim, as mensalidades são debitadas automaticamente na data acordada.
E por que isso é tão interessante para as instituições de ensino? Pelo fato desse sistema eliminar a necessidade de lembrar os alunos ou responsáveis de efetuarem pagamentos manuais todo mês, prevenindo esquecimentos e ajudando a reduzir a inadimplência.
Imagine, por exemplo, a facilidade das academias ao oferecerem um plano com pagamento recorrente em que o valor é debitado mensalmente do cliente e ninguém precisa se preocupar com a data de vencimento. O cliente tem a segurança de estar com seu passe sempre livre para malhar a vontade e a academia a certeza de estar com as contas sempre em dia.
Além disso, esse valor (diferente de um parcelamento) não impacta o limite total do cartão, permitindo que o cliente consiga realizar outras compras sem problemas com uma facilidade de pagamento muito maior. Demais, não é mesmo?!
E tem mais: quem estuda, independente de ser um curso online ou mesmo aulas presenciais de alguma atividade física, busca praticidade e comodidade. Logo, uma instituição que ofereça essa flexibilidade para garantir mais tranquilidade para os alunos, certamente já está um passo à frente em relação à concorrência, pois os alunos sentem que a instituição está investindo em tecnologia para facilitar alguns processos e consequentemente, o seu dia a dia, o que contribui para uma fidelização e para a permanência dos estudantes por mais tempo.
Desafios na adoção de pagamentos recorrentes
Apesar das inúmeras vantagens, a implementação de um sistema de pagamentos recorrentes requer alguns cuidados essenciais para evitar problemas que possam impactar negativamente a experiência do aluno e a saúde financeira da instituição.
Alguns desafios a serem considerados incluem:
- Transparência nas taxas: é fundamental ser transparente em relação a qualquer taxa adicional que você deseja cobrar relacionada às transações via sistema de pagamentos recorrentes. Isso evita surpresas desagradáveis e garante a confiança dos alunos.
- Gestão de dados sensíveis: os dados de pagamentos são extremamente sensíveis e devem ser tratados com o mais alto nível de segurança. Escolher uma plataforma confiável que ofereça uma proteção de dados robusta contra fraudes e vazamentos de dados é fundamental para garantir mais segurança para os clientes.
- Flexibilidade nos planos: alunos e responsáveis podem ter diferentes necessidades financeiras. Por isso, é importante oferecer opções de planos de pagamento flexíveis, permitindo ajustes conforme o necessário. Você pode, por exemplo, criar opções de recorrência diferentes, com descontos especiais e outras condições a depender da necessidade e possibilidade do seu negócio para fidelizar mais alunos e fechar mais aulas.
- Revisão regular dos termos: as condições dos pagamentos recorrentes devem ser revisadas periodicamente para garantir que ainda estejam alinhadas com as expectativas dos alunos e com as necessidades da instituição.
5 estratégias para usar pagamentos recorrentes
Começar a usar pagamentos recorrentes é uma decisão que traz inúmeros benefícios tanto para seus alunos quanto para seu negócio. Por isso, é fundamental fazer uma boa escolha na hora de decidir quem será seu parceiro para fornecimento de soluções de pagamento.
Essa decisão será a grande virada de chave para proporcionar uma experiência realmente imersiva, segura e sem atritos para seus alunos. Entenda como os pagamentos recorrentes podem mudar rotina de cobranças e fortalecer ainda mais a relação com seus clientes:
1. Ofereça cobranças flexíveis
Flexibilize a cobrança recorrente de acordo com o tipo de aula oferecida, permitindo opções como pagamentos mensais, bimestrais ou com intervalos maiores para oferecer descontos e fidelizar alunos. Considere também pausas no pagamento para casos de férias ou licença médica, garantindo mais comodidade aos alunos.
2. Tenha planos de assinatura personalizados
Conte com um parceiro confiável para criar clubes de assinaturas que possam se adaptar às necessidades do seu negócio e dos seus clientes. Com Assinaturas do Mercado Pago, por exemplo, é possível selecionar as melhores formas de pagamento e ainda criar planos personalizados para garantir que seus alunos tenham sempre as melhores opções para pagar sem preocupação e que você possa receber regularmente sem se preocupar com inadimplências.
3. Crie programas de descontos
Você pode criar ofertas com descontos progressivos para incentivar assinaturas de maior período (semestral ou anual) e oferecer ainda aulas gratuitas para enriquecer esses pacotes. Imagine, por exemplo, oferecer workshops ou “aulões” de idioma com conteúdos exclusivos para alunos de pacotes especiais no grupo de recorrência.
4. Faça um período de teste gratuito
Oferecer aulas gratuitas ou um período inicial com valores especiais para novos alunos pode ser uma excelente estratégia. Além de incentivar a fidelização, isso permite que conheçam seu serviço, experimentem sua estrutura e se familiarizem com as formas de pagamento. Uma vez integrados à sua base de clientes, é mais fácil criar condições especiais para mantê-los na instituição.
5. Ofereça bônus ou serviços extras
Inclua alguns benefícios extras para quem faz parte do grupo de clientes da recorrência. Você pode, por exemplo, oferecer análises mensais e avaliação nutricional em parceria com profissionais da saúde, caso tenha uma academia. Se sua instituição oferece cursos de idioma, pode promover simulados para que os alunos possam verificar seus níveis de aprendizado em relação a provas internacionais.
Comece a usar pagamentos recorrentes em seu negócio e saia na frente da concorrência
A adoção de pagamentos recorrentes é uma estratégia indispensável para empreendedores do setor educacional que desejam se destacar no mercado. Além de garantir uma fonte de receita previsível, o sistema melhora a experiência dos alunos, eliminando a necessidade de lembrá-los de efetuar pagamentos mensalmente.
Aliás, nessas horas, é fundamental contar com um parceiro como o Mercado Pago, que fornece soluções inovadoras como o Assinaturas, possibilitando uma melhor utilização do pagamento recorrente. Com o Assinaturas, é possível garantir planos de assinatura personalizados, pensados de acordo com a necessidade do cliente. E o melhor: tudo isso com a possibilidade do recebimento do dinheiro na hora, direto na sua Conta Mercado Pago. Incrível, não é mesmo?!
Com as ferramentas certas e adotando boas estratégias, é possível fazer do pagamento recorrente seu melhor aliado na missão de fidelizar clientes e construir uma saúde financeira mais estável e fazer com que seu negócio dê uma verdadeira aula de sucesso para a concorrência!
💡Leia também:
Dia do Cliente: como fidelizar pacientes com pagamento recorrente
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6 dicas para ter uma barbearia por assinatura de sucesso
Por que usar pagamento recorrente em academia?
O que é programa de fidelidade e como adotá-lo no seu negócio
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