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Dia do Cliente: como fidelizar pacientes com pagamento recorrente

7 min de leitura Atualizado em 05/08/2024
Mercado Pago e Dia do Cliente: Atendente usando uma camisa preta com computador preto em sua frente, com agenda de consultas aberta na tela, conversando com mulher que usa uma camisa bege, camiseta branca e bolsa marrom, segurando celular que está do outro lado do balcão. No balcão, há uma cesta pequena, vaso de planta e um álcool em gel.

Com as constantes mudanças do mercado, a forma que o consumidor interage e avalia os produtos e serviços tem mudado bastante. A experiência de venda vai muito além da avaliação fria do produto, direcionando o sucesso das vendas.

No setor de saúde, isso não é diferente. Seja ao realizar uma sessão de fisioterapia ou um encontro com um psicólogo ou nutricionista, o cliente está em busca de um espaço que ofereça uma experiência completa, seja por conter um suporte online de fácil acesso ou equipamentos bons e uma estrutura que permita melhorar a eficácia, inclusive quando o assunto é pagamento.

Da mesma forma, quando falamos sobre compras online, por muitas vezes o abandono dos produtos no carrinho se destaca na fase final da compra, quando o cliente se depara com algumas inconveniências, seja na falta de opções de pagamento ou soluções inadequadas, tornando assim a competitividade ainda maior, seja qual for o segmento.

Estar à frente quando o assunto é oferecer modernidade e praticidade para o seu cliente é dirigir em uma estrada rumo ao sucesso. E o Dia do Cliente está aí para ser aproveitado!

 

Dia do cliente: por que aproveitar essa data em seu negócio?

O Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, é uma data estratégica que deve ser aproveitada pelo comércio em geral, com o objetivo de estreitar os laços entre os negócios e sua clientela. Assim, essa data representa uma excelente oportunidade para alavancar vendas e fidelizar clientes.

Para o consumidor, o Dia do Cliente oferece uma gama ampliada de possibilidades e opções, estimulando a busca por novidades e boas ofertas. Com aumentos de até 25% nas movimentações no período, é muito importante que você dê a devida atenção para essa data, adotando uma estratégia efetiva para fidelizar cada vez mais clientes. Para profissionais que oferecem serviços de recorrência, como terapias e atendimentos de saúde, o Dia do Cliente é uma ocasião ideal para planejar e destacar os benefícios contínuos de seus serviços. 

Além disso, essa data é perfeita para realizar testes de comportamento do consumidor. Promoções sazonais e ações de relacionamento permitem que você avalie o que pode ser implementado permanentemente em seus negócios. Um exemplo eficaz é a criação de pacotes especiais, que ajudam a medir a adesão dos clientes e podem resultar na formação de clubes de assinatura para serviços recorrentes, consolidando uma base de clientes leais e satisfeitos.

 

Quais as vantagens de oferecer soluções com recorrência para terapias?

Melhorar os cuidados com sua mente e corpo é uma das muitas mudanças que estão chamando a atenção das pessoas, com uma demanda que cresce a cada dia, inclusive superando preocupações como lazer e educação em até 30% em anos recentes.

Estar nesse meio, oferecendo terapias complementares que melhorem a saúde física e mental das pessoas, como o acompanhamento de um nutricionista, por exemplo, que respeita restrições alimentares e alergias, ou até mesmo a fisioterapia para recuperação e aprimoramento de certas habilidades motoras, são formas de participar ativamente da vida dos clientes, que só tendem a procurar cada vez mais por esse tipo de serviço.

Com essa procura aumentando e integrando-se a um estilo de vida, oferecer um serviço de recorrência traz diversas vantagens para ambos os lados da moeda. E que data melhor para incentivar isso do que o Dia do Cliente? 

Confira alguns objetivos na instalação desses métodos:

 

  • Acompanhamento continuado e progressivo: é sempre importante se lembrar que, quando algum cliente procurar o seu serviço de terapia,  cada pessoa tem uma jornada que deve ser interpretada. Por isso, é essencial realizar um acompanhamento que respeite o progresso de cada paciente, com a criação de registros para identificação e que você tenha consciência dele para tratá-lo da forma correta; 

  • Maior fidelização de pacientes: possuir um método de pagamento que oferece a comodidade e ligação com seus pacientes, como o pagamento recorrente e a criação de planos de assinatura, faz com que suas visitas sejam descomplicadas e garante sempre que seus clientes tenham uma experiência positiva; 

  • Melhoria na eficácia dos tratamentos: um dos maiores fatores que dificultam muitos tipos de tratamentos são a falta de constância nos mesmos. Garantir que os atendimentos ocorrerão dentro de um cronograma tornam os resultados bem mais previsíveis, permitindo uma comunicação honesta que atenda às expectativas dos seus clientes;

  • Maior engajamento dos pacientes: soluções recorrentes incentivam maior engajamento dos pacientes. Pacotes de terapia que incluem sessões semanais de mindfulness ou meditação promovem uma rotina que os pacientes se comprometem a seguir, melhorando assim os resultados terapêuticos;

  • Maior previsibilidade de receita: para os profissionais como você, a recorrência traz a vantagem da previsibilidade de receita. Planos de assinatura, como um pacote mensal de consultas fisioterapêuticas, garantem uma fonte de renda estável e previsível, permitindo um melhor planejamento financeiro e de recursos;

  • Possibilidade de flexibilização nos pagamentos: pagamentos por recorrência acabam por gerar alguns tipos diferentes de perfis de pagamento. Alguns preferem assinar o plano por um ano e pagar integralmente, outros, o pagamento mensal. Seja como for, oferecer diversas opções que atendam a todos, possuindo maneiras modernas de gerência-los, até mesmo dedicando um colaborador para isso, é muito importante.

  • Maior personalização e adaptação dos tratamentos:  a personalização e adaptação dos tratamentos são amplificadas com a recorrência. Um acompanhamento nutricional contínuo, por exemplo, permite ao nutricionista ajustar a dieta do paciente conforme suas necessidades e respostas aos tratamentos, proporcionando um cuidado altamente personalizado.

 

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7 estratégias para fidelizar pacientes com pagamento recorrente

O Dia do Cliente é uma oportunidade que não deve ser desperdiçada, principalmente para testar soluções flexíveis que faltam no seu negócio. Este momento deve ser aproveitado para testar o engajamento dos clientes, adotando ações que podem ser integradas permanentemente como oferecer mais meios de pagamento, tornando mais fácil conhecer seus serviços.

O pagamento por recorrência pode atender exatamente o que você precisa e, para aplicá-lo de forma eficiente, basta seguir alguns simples passos:

1. Crie pacotes personalizados

Preparar pacotes de serviço que tenham além de níveis de serviço diferenciados, formas de pagamento amplas são uma ótima forma de melhorar a amplitude do alcance dos seus serviços. Por exemplo, um pacote mensal que combine sessões de fisioterapia, consultas nutricionais e aulas de yoga pode atrair clientes interessados em um cuidado integral da saúde. Personalizar pacotes demonstra atenção e cuidado com cada paciente, aumentando a satisfação do cliente e a fidelização.

 

2. Mantenha uma opção online para agendamentos

Além da facilidade de um pagamento por recorrência, oferecer opções de agendamento e contratação de serviços online é uma forma de demonstrar a modernidade no seu atendimento. Oferecer uma plataforma específica ou uma página para agendamentos é uma forma de facilitar o contato e avaliar o desempenho do seu negócio online.

 

3. Mantenha um canal online de comunicação com os pacientes

Outra parte muito importante da sua presença online é manter uma comunicação aberta e constante com os clientes, acompanhando seu andamento, expectativas e temores. Crie um canal de comunicação online, como um chat no site ou um aplicativo de mensagens, permitindo que os pacientes tirem dúvidas e recebam orientações de forma rápida e prática. Essa proximidade fortalece o relacionamento e garante que os pacientes se sintam bem cuidados e valorizados.

 

4. Ofereça uma experiência única

Criar uma experiência única e memorável para os pacientes é essencial. Isso pode incluir um atendimento diferenciado, um ambiente acolhedor e até mesmo pequenos mimos, como brindes ou descontos em datas especiais ou aniversários. Oferecer um serviço que vá além do esperado faz com que os pacientes se sintam especiais e propensos a continuar com o tratamento.

 

5. Invista em comunicação nas redes sociais

Oferecer uma experiência única é muito mais do que só ter somente um tom adaptado, no entanto. Investir em recursos, seja em colaboradores ou em vários canais, é algo que deve ser muito valorizado para o seu crescimento no longo prazo. Compartilhar conteúdos informativos, dicas de saúde, depoimentos de pacientes e promoções nas redes sociais ajuda a construir uma comunidade em torno do seu negócio e mantém os pacientes sempre informados e conectados.

 

6. Crie promoções para datas sazonais

Aproveitar datas sazonais, como o Dia do Cliente, para criar promoções especiais pode aumentar a adesão aos serviços. Por exemplo, oferecer um desconto no primeiro mês de um plano de pagamento recorrente ou adicionar uma sessão gratuita como bônus pode ser um grande incentivo para novos pacientes experimentarem os seus serviços.

 

7. Invista em um parceiro confiável para soluções de pagamento

Um dos maiores fatores de decisão no momento de finalizar sua compra é uma solução de pagamento que se encaixe no que o cliente precisa. Para esse momento, é importante contar com um parceiro que você possa ficar tranquilo, tanto na segurança como na eficiência do processo.

O Mercado Pago, banco parceiro do Mercado Livre, também é o parceiro do seu negócio nessas horas. Com sua solução em pagamento recorrente, você pode criar planos personalizados para cada cliente, oferecer inúmeros meios de pagamento, parcelamento e ainda receber seu dinheiro na hora. 

 

Invista em cobranças recorrentes e surpreenda no Dia do Cliente

No Dia do Cliente, oferecer uma experiência inesquecível para seus clientes é fundamental. Quando falamos de saúde, isso toma um outro nível de importância. Uma boa experiência é imprescindível, pois o paciente está em busca de melhorar sua rotina e qualidade de vida. Nesse sentido, investir em cobranças recorrentes pode ser uma estratégia eficaz para proporcionar mais comodidade ao paciente e melhorar a gestão financeira e o recebimento do dinheiro na hora do seu negócio.

Com a estratégia correta, você pode não somente alcançar o sucesso financeiro, mas oferecer algo realmente inesquecível e que mude a vida das pessoas ao seu redor. Não perca a oportunidade de surpreender no Dia do Cliente com a introdução de cobranças recorrentes, garantindo benefícios mútuos para seu negócio e seus pacientes.

 


💡Leia também: 

Receita previsível: o que é e como o pagamento recorrente ajuda

O que é programa de fidelidade e como adotá-lo no seu negócio

Gestão de clientes: o que é e como aplicar em seu negócio

Como o Assinaturas Mercado Pago pode melhorar suas vendas online

Como o pagamento recorrente auxilia na taxa de retenção de clientes

 

Venda Uma Vez, Receba Sempre. Conheça as vantagens dos pagamentos recorrentes


Escrito por:

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