Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Receita previsível: o que é e como o pagamento recorrente ajuda

Descubra como se beneficiar da receita previsível das vendas recorrentes para faturar mais
Empreendedora gerenciando os pedidos das vendas recorrentes para melhorar a receita previsível do negócio


O mercado de assinaturas brasileiro teve um crescimento de 10% no faturamento em 2020 em relação a 2019, segundo pesquisa da Betalabs. Durante a pandemia, foram criados 800 novos clubes, tornando possível assinar qualquer tipo de produto ou serviço, desde os mais populares, como streaming, até os menos comuns, como vinhos, segmentos de roupas e cosméticos.

Mas qual é o motivo de tanto sucesso? O comprador busca pela comodidade e experiência de ter produtos que realmente consome, mas com a vantagem de ser cobrado automaticamente por um serviço recorrente.

Para o vendedor, o benefício é ainda maior, já que o modelo garante a receita previsível, ou seja, o valor exato e a data certa que ele receberá por suas vendas. 

 

 

O que é receita previsível e como ela impacta seu negócio?

Como o nome sugere, receita previsível é basicamente prever o faturamento do seu negócio em um determinado período de tempo. Ela é importante para garantir que as práticas de planejamento e organização sejam realizadas com sucesso e ninguém seja pego de surpresa. 

A oportunidade de ter uma previsão mais assertiva de lucros futuros ajuda nas tomadas de decisões do negócio sem riscos ou prejuízos financeiros. Sendo assim, é possível administrar o melhor momento para investimentos, como expansão da estrutura da empresa, novas contratações e compra de maquinários.  

O serviço de recorrência é uma ferramenta eficiente para contribuir com a receita previsível, já que, nesse modelo, são feitas cobranças automáticas de acordo com a regra do seu negócio.

Em caso de ausência de saldo, problemas com cartão ou algum outro tipo de problema com o pagador, ainda é disposta uma tecnologia que fará novas tentativas de cobrança.

Pensando nas facilidades de pagamento, é comum lembrar dos parcelamentos. A diferença é que produtos e serviços contínuos são comercializados através de planos e assinaturas por um período específico definido em contrato, por exemplo cursos e academia. Já as vendas parceladas são mais utilizadas para compras pontuais com valores mais altos, como eletrodomésticos e móveis. 

 

 

5 benefícios da receita previsível no seu negócio através da recorrência

O principal benefício da receita previsível é autoexplicativo - possibilidade de prever quanto a empresa vai faturar. No entanto, as vantagens práticas podem ir muito além disso, principalmente quando os pagamentos recorrentes são aproveitados para potencializar os resultados.

 

Confira as consequências positivas para o negócio: 

 

1. Planejamento assertivo 

É praticamente impossível esperar que os lucros de hoje sejam os mesmos no futuro ou até mesmo conseguir projeções otimistas, dependendo do cenário. 

De fato, isso é verdade. Porém, com os modelos recorrentes, é possível mudar os referenciais e, consequentemente, as expectativas. Assim, as metas a longo prazo têm mais chances de serem cumpridas, mesmo em contextos desfavoráveis.  

 

2. Possibilidade de vender produtos ou serviços adicionais 

Com uma base mais engajada de compradores, é possível oferecer outros serviços com vantagens especiais. No caso, seus clientes já conhecem e gostam do que consomem, por isso a chance deles se interessarem por um lançamento da sua empresa é grande. 

Para influenciar a decisão de compra da novidade, você pode garantir benefícios exclusivos, como descontos no plano de assinatura atual ou um período de demonstração maior. Dessa forma, também é possível testar a eficiência e aceitação do público-alvo. 

 

3. Bom gerenciamento de logística 

O vendedor pode se organizar antecipadamente para o envio dos produtos. Isso evita complicações e imprevistos, além de ser uma oportunidade para reservar um tempo para a personalização da entrega. 

Nessa etapa, você pode pensar em um embrulho mais caprichado que chame atenção do cliente, inclusive com a possibilidade de incluir bilhetes ou lembretes criativos, por exemplo. Isso pode gerar reações positivas, como um compartilhamento nas redes sociais.  

 

4. Estratégias direcionadas ao público-alvo 

Como o modelo de recorrência é direcionado para um público segmentado, é mais fácil manter um bom relacionamento com os clientes para identificar suas necessidades e comportamentos. 

Com essas informações, é possível planejar ações específicas para melhorar ainda mais a experiência de compra e engajamento com a marca, conquistando clientes promotores.  

 

5. Menos chances de inadimplência

A inadimplência diminui, porque as mensalidades são debitadas automaticamente. Em geral, para fazer isso, é necessário utilizar o cartão de crédito como forma de pagamento. 

A vantagem para a empresa é que, caso o pagamento não seja realizado, não existe nenhum prejuízo, pelo contrário, o recebimento é garantido, já que a pendência do consumidor é apenas com a instituição administradora do cartão.  

 

 
💡 Leia também: Conheça a solução de pagamento recorrente Mercado Pago



Aproveite as vendas recorrentes para impulsionar a receita previsível da sua empresa

Tenha o controle exato do quanto receberá por suas vendas, sem se preocupar com a inadimplência. Use o pagamento recorrente e ofereça uma boa experiência de compra para seu cliente.

 

assinaturas digitais - pagamentos recorrentes - venda por recorrência - recorrência com mercado pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados