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Serviço de lavanderia: fidelize clientes com pagamento recorrente

Mercado Pago: Homem sentado utilizando o celular e fones de ouvido, usando uma camiseta branca e uma calça azul, aguardando suas roupas ficarem limpas em um serviço de lavanderia. Ao lado, há um cesto branco de roupas e ao fundo, algumas máquinas de lavar da cor cinza.

Com certeza você já viu algum filme americano onde os personagens conversam em uma lavanderia. Anos atrás, a utilização de um serviço desse tipo era exclusividade de grandes empresas, mas, com a mudança de hábitos e uma correria cada vez maior, essa realidade já mudou.

Graças aos avanços tecnológicos nessa área, as lavanderias conseguem atender de uma forma muito mais disponível. Essas opções reduzem muitos estresses quanto ao cuidado necessário para realizar essa tarefa, evitando que você precise lavar a roupa suja em casa, literalmente!

Um dos maiores avanços que possibilitaram a integração do serviço de lavanderia na vida dos brasileiros é a modernização de nossos meios de pagamento, principalmente o pagamento recorrente, afinal, quem não está acostumado a serviços por assinatura, não é mesmo?

 

Por que o serviço de lavanderia é um negócio com grande potencial

O serviço de lavanderia é um negócio com grande potencial. O hábito do consumidor está mudando rapidamente, com um crescente interesse por alternativas que proporcionem experiência e comodidade. Na correria do dia a dia, serviços que simplificam a vida e economizam tempo são altamente valorizados, e é aí que a lavanderia se destaca.

Um dos primeiros pensamentos que se deve ter ao idealizar a abertura de um negócio é: como posso mudar a vida das pessoas? 

Além disso, quando falamos sobre serviço de lavanderia, o planeta também agradece: este serviço tem trazido cerca de 60% de redução no consumo de água e até 21% no consumo de energia elétrica em relação ao uso doméstico, garantindo além de sustentabilidade um custo benefício interessante para o consumidor, de acordo com uma pesquisa da Universidade de Michigan em parceria com a SABESP.

Apesar de atualmente uma parcela relativamente pequena da população utilizar o serviço, a previsão de estudos da Associação Nacional das Empresas de Lavanderia (Anel) é que o segmento tenha um crescimento de 10% até o ano de 2030, sendo não apenas um investimento muito bom atualmente, mas com uma estrada promissora para o futuro.

As opções disponíveis no mercado são variadas, desde as lavanderias tradicionais até as self-service, permitindo que os consumidores escolham o formato que melhor atende às suas necessidades. Essas alternativas garantem ótimos resultados com um custo-benefício interessante, atraindo um número crescente de usuários.

Outro detalhe importante que vale ressaltar: o tipo de serviço que uma lavanderia oferece é essencial e recorrente, sendo um ótimo segmento para criar uma fidelização com seus clientes que traga bons lucros de forma estável. A adesão a planos de pagamento recorrente pode assegurar uma base de clientes constante e previsível, favorecendo o crescimento sustentável do negócio.

 

Como a cobrança recorrente pode impulsionar sua lavanderia

Morando sozinho ou com a família, nenhum dos perfis de consumidores fogem de um fato: roupas precisam estar limpas para frequentar seu trabalho, escola, áreas de lazer e no seu dia a dia em geral, não importando o tipo de atividade a ser realizada.

Em alguns casos específicos, inclusive, as roupas podem necessitar um tratamento especial, como tecidos como a lã e o modal, exigindo um cuidado especial para não perderem suas características chamativas. Explorar bem esse segmento é entender esse tipo de observação e saber aproveitar ao oferecer um cuidado e carinho especial.

A recorrência que esse serviço de lavanderia exige é muito bem aproveitada com o pagamento recorrente, sendo uma forma de você garantir benefícios que agradem o cliente e o mantenham em contato direto contigo, garantindo um controle da qualidade e das finanças do seu negócio. 

Algumas vantagens que podemos citar, neste caso, são:

 

  • Conveniência e conforto para os clientes: neste tipo de serviço, conveniência é o nome do jogo. A grande vantagem imediata que um cliente pensa quando contrata um serviço de lavanderia é reduzir um investimento de tempo e cuidado, e confiá-lo a um profissional que o realize da forma mais cômoda possível. Implementando a cobrança recorrente, seus clientes podem agendar e pagar automaticamente, proporcionando uma experiência sem complicações. 
    Por exemplo, um cliente pode optar por um plano mensal onde suas roupas são recolhidas e entregues semanalmente, sem a necessidade de pagar a cada visita.

  • Previsibilidade de receita para o negócio: roupas precisam ser lavadas continuamente. Oferecendo planos de assinatura recorrentes, você cria uma forma muito eficiente de saber exatamente a média de valor que será recebido durante um determinado período. Com o planejamento te possibilitando a entender seus custos, o seu lucro líquido será muito mais facilmente calculado que em outros segmentos. 
    Por exemplo, se sua lavanderia tem 100 clientes assinantes de um plano de R$ 200 mensais, você pode contar com uma receita previsível de R$ 20.000 por mês.

  • Aumento na fidelização dos clientes: a característica das lavagens contínuas ainda fazem com que, caso o serviço seja sempre realizado com conveniência e responsabilidade, seus clientes continuem voltando sempre e o seu marketing seja feito da forma mais orgânica possível. Por exemplo, um cliente que se inscreve em um plano anual está mais propenso a continuar usando seus serviços do que alguém que paga esporadicamente.

  • Redução da inadimplência: a cobrança recorrente automatizada reduz a inadimplência em pagamentos, pois os pagamentos são processados automaticamente, sem a necessidade de lembretes ou cobranças manuais. Isso garante que sua lavanderia receba os pagamentos em dia, evitando problemas de fluxo de caixa.

  • Melhoria da experiência do cliente: e qual comodidade maior do que nem precisar se preocupar com realizar o pagamento? Ao oferecer um serviço contínuo e confiável, os clientes têm uma melhor experiência geral. Eles sabem que podem contar com sua lavanderia para manter suas roupas limpas e bem cuidadas, sem interrupções ou atrasos. Isso melhora a satisfação do cliente e fortalece a reputação do seu negócio.

  • Facilidade de gestão: empresas gastam milhares de reais em setores de cobrança, visto a sensibilidade do assunto. Garantir que a grande maioria dos seus clientes esteja incluso em um plano de assinatura com pagamento recorrente te livrará dessa dor de cabeça.

 

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8 estratégias para fidelizar clientes com pagamento recorrente na sua lavanderia

Que o pagamento recorrente é a maneira mais adequada de proporcionar a conveniência e conforto a quem utiliza o seu serviço de lavanderia, você já sabe. Adotar essa forma de pagamento não só facilita a vida dos clientes, como também pode aumentar significativamente a fidelização.

Aqui estão algumas estratégias para ajudar os empreendedores a terem sucesso ao implementarem esse tipo de pagamento:

 

1. Defina planos de assinatura personalizados

Entender os hábitos e rotinas de seus clientes é muito importante, afinal, as diferentes realidades exigem soluções que as atendam. Ao entender suas necessidades, você estará preparado para definir planos que atendam a necessidade e demanda de cada um.

Por exemplo, criando um plano básico, você pode incluir lavagem e secagem, enquanto um plano premium pode incluir serviços adicionais como passar roupa e tratamento de peças delicadas. Personalizar os planos aumenta a atratividade e a adesão dos clientes.

 

2. Escolha uma plataforma de pagamento

É muito importante dedicar um tempo precioso para escolher uma plataforma de pagamento que seja confiável e, o mais importante, que trabalhe com a disponibilidade de seu negócio para receber o dinheiro na hora. Afinal, as muitas obrigações que estão aliadas ao serviço poderão ser muito mais facilmente resolvidas.

O Mercado Pago, banco digital parceiro do Mercado Livre, oferece a solução Assinaturas, que permite implementar pagamentos recorrentes de forma simples e segura. Essa plataforma facilita a gestão das vendas online e garante que os clientes possam pagar automaticamente sem complicações, além de poderem escolher entre diversos meios de pagamento.

 

3. Invista em programas de fidelidade

Receber por recorrência permite que você ofereça tipos diferentes de benefícios. Desenvolva um programa de fidelidade para recompensar os clientes que utilizam seu serviço de lavanderia regularmente. Ofereça descontos, serviços gratuitos ou outros benefícios para os assinantes de longo prazo. Por exemplo, após seis meses de assinatura contínua, o cliente pode ganhar um mês gratuito ou um serviço adicional como lavagem de edredom.

 

4. Ofereça um bom atendimento

O atendimento ao cliente é crucial para a fidelização. Treine sua equipe para ser cordial, eficiente e proativa na resolução de problemas. Clientes satisfeitos são mais propensos a continuar usando seus serviços e a recomendar sua lavanderia para outras pessoas.

 

5. Facilite a adesão dos planos

Lembra sobre a conveniência? De nada adianta prometê-la nos seus serviços se no momento da assinatura de um dos planos não for feita da mesma forma. Torne o processo de adesão aos planos de assinatura o mais simples e conveniente possível. Permita que os clientes se inscrevam online, por telefone ou diretamente na lavanderia. Ofereça um período de teste gratuito ou com desconto para novos assinantes, permitindo que eles experimentem o serviço antes de se comprometerem.

 

6. Ofereça serviços adicionais

Aumente o valor percebido pelos clientes oferecendo serviços adicionais que complementam os planos de assinatura. Isso pode incluir coleta e entrega, tratamento de manchas, lavanderia ecológica e serviços de lavanderia expressa. Esses extras podem tornar seus planos mais atrativos e diferenciá-los da concorrência.

 

7. Divulgue seu serviço

É muito importante investir em formas de divulgar o seu serviço, afinal, de nada adianta oferecer o melhor serviço possível se ninguém ficar sabendo sobre ele. O ideal durante essa divulgação é tentar atingir múltiplos canais como redes sociais, e-mail marketing, e anúncios locais, sempre frisando os pacotes oferecidos e demonstrando que você utiliza uma forma de pagamento segura e simples.

Além disso, destaque as vantagens dos pacotes de assinatura e a conveniência dos pagamentos recorrentes como estratégia de valor.

 

8. Monitore resultados e faça ajustes na estratégia

Após organizar sua estratégia de fidelização, acompanhe os resultados e esteja preparado para fazer ajustes conforme necessário. Utilize métricas como taxa de retenção de clientes, feedback dos clientes e dados de receita para avaliar o desempenho dos seus planos de assinatura. Com base nisso, ajuste os preços, adicione novos serviços ou melhore o atendimento para atender melhor às necessidades dos clientes.

 

Garanta o crescimento contínuo da sua lavanderia

Adotar um sistema de pagamento recorrente é um diferencial importante para a realidade da sua lavanderia. Além de levar conveniência para os seus clientes, a estabilidade e previsibilidade facilita a manter a sua operação a todo vapor. Implementar essa forma de pagamento pode transformar a relação dos clientes com o serviço, oferecendo-lhes uma experiência contínua e sem complicações.

Por isso, é fundamental contar com um parceiro confiável como o Mercado Pago. A solução de Assinaturas do Mercado Pago facilita a implementação de pagamentos recorrentes de forma segura e eficiente, além de oferecer outras vantagens como diversas formas de pagamento e o recebimento do dinheiro na hora, o que melhora significativamente o fluxo de caixa e permite um melhor planejamento financeiro.

Aproveite as soluções tecnológicas disponíveis e transforme a gestão da sua lavanderia, garantindo conveniência para os clientes e estabilidade financeira para o seu empreendimento.

 


💡Leia também:

Como investir em clubes de assinatura

Gestão de clientes: o que é e como aplicar em seu negócio

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Venda Uma Vez, Receba Sempre. Conheça as vantagens dos pagamentos recorrentes


Escrito por:

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