6 dicas para ter uma barbearia por assinatura de sucesso
Quem empreende está sempre em busca de inovação para o seu negócio, não é mesmo? Através da tecnologia, é possível alcançar objetivos com ferramentas e soluções que agregam facilidade e novas possibilidades. Nichos de negócio como o de barbearias, por exemplo, sofrem com algo incomum: a grande circulação de pessoas em determinados dias da semana e a baixa clientela em outros.
Mas é possível resolver isso? Bom, é sim! Existem soluções no mercado que permitem reter o cliente em dias menos movimentados, fazendo com que eles sejam melhores. O pagamento recorrente é uma destas soluções. Apesar de ser uma solução simples, é bem vantajosa e te poderá te auxiliar na conquista de mais clientes e transformar o seu negócio em uma barbearia por assinatura.
Por que investir em uma barbearia por assinatura?
Com os cuidados com a beleza masculina cada vez mais em alta, investir na tecnologia em pagamentos para barbearias pode trazer grandes resultados. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostrou que 54% dos entrevistados frequentam barbearias constantemente e 43% disseram ser super vaidosos.
Além disso, houve um aumento no faturamento, atingindo US$69 bilhões em 2020 e estima-se que em 2024, esse setor tenha um faturamento de US$78,6 bilhões, de acordo com a pesquisa Research & Market.
Investir em uma barbearia por assinatura pode fazer com que este número seja ainda maior. Com o pagamento recorrente, é possível oferecer pacotes aos seus clientes com descontos durante os dias menos movimentados, por exemplo. Assim, você garantirá clientes todos os dias, além de ter a certeza no recebimento. E você adicionar mais experiência nesse processo, oferecendo um desconto ou um produto de barba e cabelo para seu cliente que pagou com o pagamento recorrente.
Imagine que você tenha uma barbearia que oferece serviços de barba, cabelo e estética, por exemplo. As segundas-feiras podem ser dias de agenda vazia, já que muitos clientes preferem cortar aos fins de semana, por conta da rotina de trabalho. Imagine ainda que um corte de cabelo e barba custe R$50 durante toda a semana, independentemente do dia. Esse é o cenário padrão, não é mesmo?
Agora vamos a uma possível solução: você pode oferecer ao seu cliente a possibilidade de marcar um horário na segunda-feira, oferecer um desconto de 15% para o corte de barba e cabelo e ainda oferecer mais um desconto ou um brinde se ele concordar em deixar agendado todas as segundas-feiras para fazer a barba.
Dessa forma, você poderá cobrar antecipadamente através do pagamento recorrente, criando um plano de assinatura ao seu cliente, além de garantir o movimento em um dia fraco e ainda ter previsibilidade de recebimento.
Criar uma barbearia por assinatura não é difícil, o importante é saber criar estratégias que atraiam seus clientes e se organizar financeiramente para oferecer planos vantajosos, tanto para seu cliente, como para seu negócio. Ou seja, você precisa alinhar suas metas e objetivos de ganhos, além de proporcionar boa experiência de acordo com o gosto do seu cliente.
Não é só transferir seus clientes do fim de semana para dias de semana e ainda oferecer desconto; a ideia é conquistar novos clientes e otimizar sua agenda.
Vantagens em usar o pagamento recorrente em sua barbearia
O pagamento recorrente é um dos meios de pagamento mais simples, versátil e tranquilo de ser utilizado hoje em dia. Você precisará fazer poucas adaptações na sua barbearia, mas poderá continuar oferecendo as mesmas formas de pagamento, por exemplo.
A sua versatilidade permite aumentar lucros e se destacar no mercado sem que você tenha a necessidade de grandes mudanças.
Além disso, ainda oferece outras vantagens:
- Renda previsível e fluxo de caixa estável: ao criar um plano de assinatura com o pagamento recorrente, você poderá saber quando e de quanto serão as entradas dos próximos meses. Isso se dá pelo simples fato de que com a assinatura, sendo um processo automático, o pagamento é garantido. Você também conseguirá ter mais estabilidade para fazer investimentos e realizar metas no seu negócio.
- Fidelização de clientes e relacionamento duradouro: criar um plano de assinatura com preços diferenciados pode incentivar a fidelização de seus clientes. Você consegue criar um vínculo mais forte com eles, proporcionando a comodidade de agendar os serviços de sua barbearia com antecedência e oferecer benefícios exclusivos. Além disso, é possível reduzir a taxa de desistência e aumentar a taxa de retenção de clientes.
- Aumento do lucro: com a fidelização e a ida por mais vezes dos seus clientes na sua barbearia, o aumento do lucro também é notável, já que você também poderá oferecer planos com mais serviços no fechamento por assinatura. O pagamento recorrente aumenta o ticket médio e diminui seus custos operacionais, graças à previsibilidade de demanda e otimização da agenda.
- Destaque perante a concorrência e fortalecimento de marca: oferecendo soluções de pagamentos tecnológicas aos seus clientes, é possível destacar sua barbearia no mercado de estética masculino. Além do seu cliente ter o benefício de não se preocupar com o pagamento a cada ida, ainda é possível oferecer uma experiência personalizada a cada cliente, como um desconto, serviço extra gratuito ou brindes.
- Otimização de agenda: a melhor diluição dos clientes durante toda a semana te ajudará a oferecer mais qualidade e um tempo melhor aos seus clientes. Além disso, você estará livre de bagunça na agenda, uma vez que o pagamento recorrente te ajuda a organizar seus horários com antecedência e evitar imprevistos. Por exemplo, você pode oferecer a comodidade de seus clientes agendarem seus serviços de forma online.
- Gestão financeira eficiente: com melhor previsibilidade, é possível ter uma gestão financeira mais eficiente, com planejamento, organização e previsão dos próximos meses do seu negócio, o que é excelente para fazer investimentos e quitar dívidas. E tem mais, você ainda pode automatizar as cobranças, eliminando o trabalho manual com inadimplências e ainda ter acesso a relatórios financeiros completos.
- Expansão do negócio de forma saudável: nada de dar o “pulo maior que as pernas”. Com o pagamento recorrente, você evita que seu negócio cresça desordenadamente e conta com a estabilidade financeira, permitindo que você invista no seu negócio e expanda seus serviços.
🤩Se para seu negócio é bom, pro seu cliente é ainda melhor! O pagamento recorrente não é bom apenas para seu negócio, mas para seu cliente também! Esse meio de pagamento transforma a experiência do seu consumidor, tornando cada atendimento mais personalizado e implementando a satisfação do cliente. Vamos à algumas vantagens: Praticidade e comodidade no agendamento: seu cliente não precisará agendar pessoalmente todas as vezes que precisar cortar o cabelo ou ajeitar a barba, por exemplo. Ele poderá fazer isso de forma online, de onde e quando quiser. Além disso, ele evita filas e esperas desnecessárias e ainda pode receber lembretes automáticos dos próximos agendamentos. Economia e preços acessíveis: com a assinatura, você pode oferecer ao seu cliente um valor com desconto e mais econômico, já que ele será recorrente. Também é possível oferecer pacotes de serviços com preços mais acessíveis do que serviços avulsos, para clientes que optam por pagamento recorrente. Atendimento personalizado: é possível criar pacotes exclusivos para cada perfil de cliente, oferecendo mais vantagens e melhor atendimento. Por exemplo, clientes que só façam cabelo possuem um desconto e clientes que só fazem a barba possuem um serviço extra. Mais tranquilidade e segurança: o cliente tem a tranquilidade em poder ter sempre o horário reservado, evitando imprevistos e cancelamentos de última hora e segurança no pagamento através do pagamento recorrente. |
Como implementar essa solução na sua barbearia com 6 dicas práticas
Viu só?! Implementar o pagamento recorrente não é uma tarefa difícil, você só precisa ter atenção nas preferências de seus clientes e nas metas financeiras do seu negócio para que tudo saia como planejado e sua barbearia seja um sucesso!
Confira algumas dicas para fazer essa implementação de forma mais assertiva:
1. Defina pacotes e serviços de acordo com o perfil de seus clientes
Para fazer isso, você pode iniciar uma pesquisa rápida com seus clientes, para entender suas necessidades e a frequência de visitas. Ofereça pacotes com diferentes frequências, seja semanal, quinzenal ou mensal e valores que atendam cada perfil. E pense também em variar os serviços, incluindo cortes de cabelo, barba, massagem, estética, design de sobrancelhas, entre outros serviços que agreguem valor nos pacotes.
2. Escolha a solução ideal para seu negócio
O essencial é escolher uma solução que traga mais praticidade, segurança e personalização para seu negócio. O Mercado Pago, banco digital parceiro do Mercado Livre, oferece uma solução fácil de receber pagamento recorrente. Basta que você crie um plano de assinaturas diretamente no aplicativo e compartilhe com seus clientes pelas redes sociais ou pelo WhatsApp. Além disso, com o Pagamento Recorrente Mercado Pago, você cobra de forma automática e ainda recebe seu dinheiro na hora, direto na Conta Mercado Pago.
3. Divulgue seus pacotes nas redes sociais
A divulgação dos pacotes e também dos benefícios em ter uma assinatura é essencial, principalmente nas redes sociais, que é o local em que os seus clientes estarão na maior parte do tempo. Você pode realizar posts regulares no Instagram da sua barbearia, por exemplo, com fotos de seus pacotes, destacando os benefícios e vantagens aos seus clientes.
4. Ofereça vantagens exclusivas e valorize a experiência do cliente
Você pode oferecer um benefícios exclusivos ao cliente que escolher fazer a assinatura na sua barbearia. Por exemplo, ao assinar um pacote de seis meses, seu cliente pode ganhar um kit de produtos para cabelo e barba de forma gratuita. Além disso, você também pode oferecer descontos, acesso antecipado a novidades e programa de fidelidade.
5. Ofereça um excelente atendimento
Desde o momento do agendamento até o dia de realizar o serviço, é essencial que o atendimento seja personalizado e excelente. Afinal, nenhum cliente assinará algo que tenha um atendimento ruim. Crie mensagens personalizadas para lembrar seus clientes do agendamento e informe-os que eles terão um desconto na próxima vez que forem à sua barbearia, por exemplo.
6. Gerencie os pagamentos de forma eficiente
Você poderá automatizar suas cobranças e enviar lembretes sobre a data de vencimento do plano, por exemplo, incentivando o cliente a renovar por mais tempo. Através da Conta Mercado Pago, é possível gerenciar todos os pagamentos em tempo real e através do seu celular. Assim, você não perde tempo com burocracias e se preocupa apenas em atender bem seu cliente.
Barbearia por assinatura: mais vantagens para você e para seu cliente!
A barbearia por assinatura é uma excelente forma de tornar seu negócio mais lucrativo e próspero. Através do pagamento recorrente, é possível criar este modelo de assinaturas com estratégias de vendas e também conquistar novos clientes, incentivando a fidelização.
Contando com um parceiro ideal, como o Mercado Pago, é possível ainda mais! Você poderá receber seu dinheiro na hora, personalizar seus planos de assinatura e ainda contar com benefícios exclusivos que só o banco digital parceiro pode oferecer.
💡Leia também:
Receita previsível: o que é e como o pagamento recorrente ajuda
MEI: pague os tributos em dia com o pagamento recorrente
Gestão de clientes: o que é e como aplicar em seu negócio
Saiba como implementar o pagamento recorrente em seu negócio
Como o Assinaturas Mercado Pago pode melhorar suas vendas online
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