Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Como aumentar a fidelização de clientes com vendas recorrentes

7 min de leitura Atualizado em 21/10/2024
Mercado Pago: Empreendedora vestindo camiseta azul e avental amarelo, segurando cartão e celular pensando em formas de realizar a fidelização de clientes com vendas recorrentes. Ela está apoiada em mesa com notebook e caderno, e há algumas caixas atrás.

Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, ter uma base de clientes fiéis e garantir um fluxo de caixa estável são alguns dos maiores desafios para quem empreende com uma loja online. Para enfrentar isso, muitos empreendedores adotam as vendas recorrentes como um modelo de vendas que vai além das compras pontuais.

Mas, o que são vendas recorrentes? Bom, imagine que, em vez dos seus clientes realizarem compras isoladas, eles podem fazer uma assinatura para receber os seus produtos ou serviços periodicamente. Ou seja, você consegue prever a sua receita e seus clientes possuem mais conveniência ao realizar a assinatura de seu produto e recebê-lo regularmente.

Mas, aqui vai a questão: como implementar um programa de vendas recorrentes otimizado em sua loja? Sabendo como fazer isso, você conseguirá fortalecer a fidelização de clientes e impulsionar o crescimento sustentável do seu negócio. 

 

Como as vendas recorrentes podem impactar na fidelização de clientes?

As vendas recorrentes, mais popularmente conhecidas como planos de assinatura, são aquelas que o cliente faz assinando um produto ou serviço de forma contínua por meio de um pagamento periódico, seja de forma mensal, trimestral ou anualmente. 

Esse modelo de vendas não é novidade para aqueles empreendedores que investem em inovação; por isso, se você ainda não conhece essa forma de pagamento, é preciso entender como ela pode impactar na fidelização de clientes da sua loja online. 

Isso porque as vendas recorrentes são uma excelente forma de manter clientes engajados e garantir que a receita do seu negócio mantenha-se estável. Além disso, esse formato oferece diversas vantagens:

  • Receita previsível: ter a previsibilidade do fluxo de caixa do seu negócio facilita o planejamento financeiro da loja.

  • Fidelização do cliente: com o processo de compras automáticas, o cliente tende a manter um relacionamento mais longo com a sua marca, uma vez que ele se sente mais seguro e confortável.

  • Engajamento contínuo: além da compra frequente, o seu cliente ficará mais próximo da sua loja. 

Apesar das vantagens, como toda inovação em pagamentos, há alguns desafios - especialmente quando falamos sobre fidelizar clientes. O ideal é garantir que a experiência do cliente seja sempre positiva, desde o momento da escolha do produto, até a entrega e o suporte pós-venda. Dessa forma, você consegue evitar cancelamentos e mantém uma boa taxa de retenção. 

 

Aspectos cruciais na implementação de assinaturas

Na hora de implementar um programa de vendas recorrentes, é preciso ter atenção a alguns desafios comuns e saber como enfrentá-los com expertise, garantindo a fidelização dos clientes e mais vendas para a sua loja. 

Confira alguns aspectos na hora de implementar assinaturas:

 

  • Escolha dos produtos certos para recorrência: não são todos os produtos ou serviços que funcionam bem no modelo de vendas recorrentes. É importante saber como selecionar os ideais e que os clientes realmente precisem de forma contínua, como por exemplo produtos de cuidados pessoais e alimentos e bebidas.

  • Faça uma gestão de pagamentos automáticos: a escolha de uma plataforma confiável de pagamentos é fundamental para facilitar a automatização dos pagamentos recorrentes de forma segura e eficiente.

  • Invista em um bom relacionamento com o cliente: saiba como manter uma comunicação aberta e contínua com os seus clientes. Oferecer um atendimento de qualidade, responder dúvidas e resolver problemas rapidamente faz toda a diferença na experiência do cliente e ajuda na reputação do seu negócio.
     
  • Tenha uma boa gestão de estoque e logística: como seus produtos ou serviços serão vendidos de forma recorrente, é extremamente importante garantir que estejam sempre disponíveis no estoque e que a entrega seja eficiente e rápida.
     
  • Invista em uma ótima política de cancelamento e reembolso: nos tempos atuais, contar com uma política de cancelamento e reembolso clara e justa é fundamental, principalmente para garantir a segurança do cliente. Uma dica é: tornar o processo simples e rápido, sem burocracias.

 

7 estratégias para ter mais sucesso em suas vendas recorrentes

Ao entender e cuidar dos principais aspectos das vendas recorrentes em seu negócio, está na hora de saber como implementar um programa de pagamento recorrente para ter sucesso. Ao fazer isso, você garante muito mais que a fidelização de clientes - garante mais vendas, mais destaque no mercado e mais oportunidades para crescer com seu negócio online. 

Confira: 

1. Defina a periodicidade

Para atender às diferentes necessidades dos clientes, é essencial oferecer mais flexibilidade na frequência das entregas. Por exemplo, se você possui uma loja de vinhos por assinatura, pode oferecer a opção de entrega em diferentes períodos (mensal, bimestral ou trimestral), com seleções de vinhos diferenciadas e permitindo que seu cliente personalize o plano conforme suas preferências e ocasiões especiais. Dessa forma, você garante mais adesão ao longo do tempo.

2. Ofereça planos personalizáveis

Olha o plano personalizado aí de novo (dica: ele faz sucesso entre os clientes, viu?!). Dar liberdade para que seus clientes escolham os produtos ou serviços que constroem a assinatura aumenta a relevância da oferta e ajuda a reduzir o risco de cancelamento. Por exemplo, se você possui um clube de assinaturas para produtos pet, pode oferecer um plano em que o cliente escolha os tipos de produto que deseja por mês, como petiscos diferenciados e brinquedos. Isso permite que ele sinta que possui mais controle sobre a experiência.
 

3. Invista em programas de recompensas

Programas de fidelidade e recompensas podem incentivar o seu cliente a manter a assinatura ativa por conta de benefícios exclusivos. Se você tem uma loja de roupas por assinatura, por exemplo, você pode oferecer pontos a cada renovação mensal, que podem ser revertidos em produtos exclusivos, descontos ou brindes.

4. Escolha e integre com boas plataformas de pagamento 

Contar com uma plataforma confiável é a chave para um processo de pagamento mais simples e automático em suas vendas online. O Mercado Pago, por exemplo, oferece o Assinaturas Mercado Pago como solução em pagamento recorrente, no qual você pode criar um plano de assinatura fácil de administrar, cobrar de forma automática e ainda receber seu dinheiro na hora

E o melhor é que você consegue fazer tudo pelo app ou pelo site do Mercado Pago, veja:

  1. Crie seu plano de assinatura, definindo nome, valor e frequência das cobranças; 
  2. Compartilhe o link com seus clientes via WhatsApp ou redes sociais;
  3. Comece a receber automaticamente, assim que seus clientes acessarem os links e escolherem as formas de pagamento, que podem ser diversas!

5. Invista em promoções e divulgações sobre essa solução

Atrair novos assinantes e engajar os atuais é extremamente necessário, por isso, invista em campanhas promocionais e saiba como divulgar seu programa de vendas recorrentes - isso pode fazer uma grande diferença no sucesso do seu negócio. Se você tem uma loja de produtos naturais, você pode oferecer descontos em produtos complementares, como chás ou suplementos, através das redes sociais para atrair seus seguidores, sejam eles novos ou atuais.

6. Comunique e sempre dê suporte ao seu cliente

Construa uma relação de confiança com seu cliente através de uma comunicação clara. Você pode enviar atualizações mensais por e-mail ou SMS sobre o status da entrega de seus produtos, novidades para o próximo mês e até mesmo investir em conteúdos educativos sobre o seu produto, deixando-o engajado sobre o seu negócio e seus produtos.

7. Atente-se aos feedbacks e ajuste suas estratégias

Ouvir os seus clientes e saber como adaptar suas ofertas com base em seus feedbacks é fundamental para conquistar o sucesso contínuo das suas vendas recorrentes e fortalecer a relação. Quando um consumidor sente que é ouvido, as chances de fidelização do clientes aumentam, podendo converter essa pessoa em defensora da marca.

 

Aprimore a experiência do cliente com vendas recorrentes otimizadas!

As vendas recorrentes garantem um fluxo de caixa mais previsível para o seu negócio, além de otimizar e influenciar a fidelização dos clientes, criando uma conexão contínua e de longo prazo. E para garantir que esse processo seja bem eficiente e seguro, contar com uma solução robusta como a do Mercado Pago é mega importante.

Ao utilizar o Assinaturas, você simplifica o dia a dia da operação e foca no que realmente importa: a satisfação dos seus clientes e o crescimento do seu negócio online. Transforme sua loja online, garanta estabilidade financeira e conquiste o mercado!

 


💡Leia também: 

Serviço de lavanderia: fidelize clientes com pagamento recorrente

6 dicas para ter uma barbearia por assinatura de sucesso

Receita previsível: o que é e como o pagamento recorrente ajuda

Satisfação do cliente: evite cancelamentos e impulsione renovações

Gestão de clientes: o que é e como aplicar em seu negócio

 

Venda Uma Vez, Receba Sempre. Conheça as vantagens dos pagamentos recorrentes


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados