Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Gestão de clientes: o que é e como aplicar em seu negócio

Mercado Pago: empreendedor com notebook buscando mais informações sobre gestão de clientes.

Conhecer seus clientes é saber como seu negócio pode ser atrativo e como agradá-los da melhor forma possível, resulta em uma melhor organização e sucesso para seu empreendimento.

Fazer uma gestão de clientes é a melhor forma de administrar seu negócio. Os consumidores são pontos centrais, por isso, é essencial saber como conquistá-los.

 

Qual a importância da gestão de clientes?

A gestão de clientes ajuda a criar estratégias para melhorar o relacionamento do cliente. É pensar em ações e planos que aproximem mais o cliente do seu negócio, oferecendo soluções customizadas, atraindo novos clientes, fidelizando atuais e reconquistando consumidores.

A importância da gestão de clientes se faz pela necessidade de colocar o consumidor no centro das estratégias, entendendo mais sobre o que seu negócio pode ajudá-lo e como você pode atendê-lo da melhor forma, incrementando suas vendas. Essa gestão também se faz necessária para seu negócio se destacar entre os concorrentes, sendo fundamental para a decisão de compra do consumidor.

 

Como fazer gestão de clientes em seu negócio

Seus clientes são foco central das estratégias, sendo criadas para atrair mais consumidores e vender mais. Com a gestão de clientes, você consegue organizar melhor seu negócio, conhecer seus clientes e tomar decisões, tanto estratégicas, quanto de vendas.

Saiba como você pode fazer essa gestão seguindo alguns simples passos:

 

  • Organize as principais informações sobre seus clientes

    A organização de dados dos clientes é o primeiro passo para um bom relacionamento. Por isso, já em sua primeira compra, é preciso organizar todas as informações que ele passar para que em futuras compras, já esteja tudo certo com seu cadastro.

  • Classifique seus clientes

    A classificação dos clientes deve ser feita de forma padronizada. Você pode separar entre clientes em potencial, clientes antigos, clientes de redes sociais e outras que você acredite ser necessário para dividir. Essa classificação faz com que você tenha maior noção para criar estratégias e saber com quem está falando.

  • Estruture a jornada de compra

    A jornada de compra é representada em três etapas que o cliente passa dentro do negócio, sendo: Aprendizado e Descoberta, Reconhecimento do Problema e Consideração Sobre a Solução e Fechamento do Negócio. Essas etapas bem estruturadas fazem com que você identifique qual a posição do seu cliente e direcione as melhores ações.

  • Trabalhe a comunicação

    Você precisará criar estratégias de comunicação que façam com que o cliente encontre valor no produto, isso pode ser feito em todas as etapas com conteúdos distintos. Na fase inicial, em que o cliente está descobrindo, é importante levar mais conhecimento sobre o assunto. 
    Já na etapa de reconhecimento do problema, você poderá levar até ele a solução para o problema e as vantagens que ele pode ter com a compra. Por fim, no fechamento do negócio, você pode comunicar as vantagens de fechar o pedido, descontos e fidelização.

  • Utilize tecnologias e ferramentas

    Há soluções que unem tecnologia para facilitar a fidelização dos seus clientes, como bancos digitais que oferecem o pagamento recorrente, que ajuda a criar um vínculo melhor com o consumidor e proporciona mais facilidade no dia a dia. Com as vendas ocorrendo de forma automática, você terá tempo livre para se preocupar com outras estratégias.

  • Defina as metas de seu negócio

    Definir metas para seu negócio é essencial para atingir seus objetivos. Você pode utilizar o conceito de metas SMART, que precisam ser específicas ao ponto de você conseguir descrevê-las, mensuráveis para poder medir, atingíveis para que seja possível alcançar no espaço de tempo, relevante para te dar resultados e temporal, em um determinado espaço de tempo.

 

5 vantagens da gestão de clientes para seu negócio

Uma boa gestão de clientes impacta diretamente no relacionamento e na experiência do cliente, que verá seu negócio como uma parceria, além de estar relacionada ao atendimento. Quando você tem essa gestão organizada, é possível atender de forma mais rápida e efetiva, aumentando suas vendas e atingindo mais clientes. 

Confira outras vantagens:

 

1. Seu negócio oferece uma melhor experiência ao cliente

Oferecendo um atendimento personalizado, você saberá as dores do cliente, suas preferências, suas dúvidas e saberá exatamente em qual etapa da compra ele está, contribuindo para uma experiência mais otimizada.

 

2. Melhores taxas de retenção e fidelização de clientes 

Mais que efetuar uma venda, com a gestão de clientes, você consegue fazer com que seu cliente se fidelize. Seu negócio terá um verdadeiro propagador para outras pessoas de forma espontânea.

 

3. Melhora a satisfação do cliente 

Uma boa gestão de clientes contribui para uma satisfação maior do cliente. Assim, no final da jornada de compra, seu negócio consegue gerar uma satisfação enorme no cliente, o que o fideliza e o retém.

 

4. Aumento nas vendas e ticket médio 

Além de melhorar o atendimento e o relacionamento, a gestão de clientes proporciona aumento nas vendas e seu ticket médio. Para fazer isso, você também pode contar com soluções e ferramentas de pagamento que bancos digitais proporcionam.

 

5. Contribui para um atendimento de qualidade

Com uma gestão de clientes, você consegue criar uma empatia com a necessidade do cliente, aumentando a qualidade do seu atendimento. Sem contar que, com soluções e ferramentas, você faz um atendimento mais rápido e efetivo.

 

👉Leia mais: Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática

 

Faça seu negócio crescer com a gestão de clientes!

A gestão de clientes é um dos pilares para você conhecer seu cliente, entender o que ele está buscando e ter a possibilidade de atendê-lo da melhor forma, de maneira personalizada. 

Além de aumentar o relacionamento, você ainda consegue trabalhar uma jornada ideal de compra com eles, melhorando a experiência do seu negócio, aumentando suas vendas e contribuindo com o crescimento.

 

Descubra como implementar pagamentos recorrentes e impulsionar seu negócio


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados