Tornar seu negócio competitivo e, ao mesmo tempo, lucrativo é um desafio que está diretamente ligado à estratégia de precificação. Principalmente para revendedores, a estratégia de precificação é essencial para quem quer aumentar vendas e também o lucro da empresa, contando com o planejamento certo.
Mas, para que tudo isso funcione, você terá o desafio de acertar no preço, já que se ele for muito alto ou muito baixo, você poderá perder vendas.
O mercado de revendas de produtos vem ganhando destaque nos últimos anos, isso porque o consumidor está sempre em busca de mais facilidade e praticidade na hora da compra. Como há muita procura nos produtos revendidos, há também muitas entradas de novos revendedores neste mercado, o que aumenta a disputa e faz com que a necessidade do planejamento correto esteja sempre presente.
A busca pelo melhor preço também está atrelada à procura dos consumidores pela melhor oportunidade de compra, como são muito sensíveis aos preços dos produtos que buscam, acabam fazendo com que descartem a compra por qualquer oscilação de valor. Esse grande desafio, que é encontrar o meio-termo entre lucrar e ser competitivo é o que você precisa enfrentar para vender mais e evoluir com seu negócio.
A escolha de uma estratégia de precificação errada pode fazer com que seus negócios sejam impactados negativamente, por isso, ter uma estratégia de precificação correta e coerente fará com que você possa aumentar o lucro, ser competitivo, ter otimização de processos e ser mais coerente nas mudanças de preços. O resultado disso tudo é o aumento de vendas e a consolidação no mercado.
A estratégia de precificação é um dos principais pontos-chave do seu negócio, ela se baseará também na psicologia do preço, indo a fundo no entendimento dos consumidores e suas percepções e reações aos preços dos produtos e também dos serviços que oferece.
Criar uma estratégia de precificação sólida e bem elaborada para revendedores, também te oferecerá diversas outras vantagens, como:
Agora que você sabe da importância e de todos os benefícios das estratégias de precificação para o seu negócio, é hora de entender quais tipos de estratégias existem e como elas podem ser indicadas para seu tipo de venda.
Existem diversas delas e você poderá escolher seguir aquela que mais se aplica aos seus objetivos, público-alvo e também produto ou serviço oferecido:
Com esse cálculo, você poderá determinar o preço de venda necessário para cobrir todos os custos associados à produção e fabricação do produto e ainda ter uma margem de lucro desejada. Este cálculo pode ser feito da seguinte forma:
100 / 100 - (Despesas variáveis + Despesas Fixas + Lucro desejado)
Vamos com um exemplo simples. Você possui um negócio de fabricação de camisetas personalizadas e precisa calcular o preço de venda para garantir que cubra seus custos e alcance uma margem de lucro de 30%. Os principais custos incluem um custo de produção de R$ 10 por camiseta e despesas fixas mensais de R$ 2.000.
Para calcular o preço de venda com base em um markup de custo, siga estas etapas:
Markup de Custo = (1 + Margem de Lucro Desejada)
Markup de Custo = (1 + 0,30)
Markup de Custo = 1,30
Preço de Venda = Custo de Produção por Unidade x Markup de Custo
Preço de Venda = R$ 10 x 1,30
Preço de Venda = R$ 13
Portanto, o preço de venda de cada camiseta personalizada deve ser de R$ 13 para cobrir os custos de produção e as despesas fixas, enquanto alcança uma margem de lucro desejada de 30%.
O preço de penetração se consiste em um preço extremamente baixo no início, para chamar a atenção frente aos concorrentes ao seu produto no mercado.
A psicologia dos preços se baseia em aspectos psicológicos e emocionais dos consumidores para influenciar suas percepções sobre o preço de um produto. Um exemplo é a utilização do dígito 9 nos seus preços: R$9,99 que, na prática, são R$10, mas na cabeça do consumidor “é mais em conta”.
Analise quais são os preços do seu concorrente e trabalhe com preços mais competitivos. Você também pode analisar quais são seus pontos fortes e fracos em relação ao seu concorrente e trabalhar a valorização do produto a fim de otimizar estes pontos.
Quando você oferta um valor agregado ao seu produto, pode trabalhar com um preço maior, porém, estes valores precisam estar claros aos seus clientes. Por exemplo, uma marca de smartphones pode cobrar mais por um dispositivo com recursos avançados e suporte ao cliente excepcional, atraindo clientes dispostos a pagar mais por essas vantagens adicionais.
A depender do que você vende, pode aplicar preços mais altos e mais baixos a depender da época do ano e do calendário do varejo. Um bom exemplo é: uma loja que vende ventiladores e que, no verão, consegue trabalhar preços mais altos e no inverno preços mais baixos.
Você pode analisar seus resultados e precificar de acordo com eles, proporcionando mais facilidades aos clientes de acordo com os bons resultados da sua venda e contribuindo para vender ainda mais.
👉 Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática
Enfrentar os desafios da precificação é um dos trabalhos dos revendedores, por isso, contar com a melhor estratégia possível para seu tipo de negócio fará com que você possa ter maior lucro, mais competitividade no mercado, aumento de vendas e diversos outros benefícios. Uma estratégia de precificação sólida também fará com que sua base de clientes aumente e tenha cada vez mais alcance, trabalhando sempre a psicologia do preço.
Comece hoje mesmo a tomar ações práticas e experimentação com diferentes abordagens para o sucesso do seu negócio.
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