Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

6 dicas para se planejar e fazer uma renda extra

Com organização e dedicação é possível encontrar uma atividade para complementar os ganhos no fim do mês. Saiba mais!
Homem sorrindo e servindo café para seu cliente em uma feira ao ar livre

Com a inflação e o endividamento batendo recordes no Brasil, não precisa ser um economista para notar que o custo de vida está mais alto e que terminar o mês com o saldo positivo é um desafio. 

Para as pessoas que precisam ganhar dinheiro tanto para sustentar a família, quanto para manter as finanças em dia, isso é uma verdadeira dificuldade, por isso que nesse cenário ter uma renda extra pode ser uma ótima alternativa para elevar os ganhos e manter uma folga no orçamento. 

Descubra, abaixo, algumas dicas práticas para aumentar a sua renda ao longo do mês. 

 

O que é uma fonte de renda extra?


A renda extra é um dinheiro gerado por atividades ou ocupações fora do horário e atividade de trabalho fixo, onde as pessoas podem usar esse valor para se desenvolverem, realizar suas conquistas e manter maior estabilidade quando o assunto são as finanças. 

Existem diversas formas de conseguir um rendimento que vá além do seu salário habitual, como a possibilidade de trabalhar com delivery, revenda de produtos, prestação de consultorias, venda de marmitas, além de trabalhar com o aluguel de imóveis, dar aulas on-line, entre outros. 

 

Dicas para conseguir uma renda extra


Antes de colocar a mão na massa, é preciso se organizar e fazer um bom planejamento. O primeiro ponto diz respeito à rotina para que essa ocupação não atrapalhe seu trabalho fixo. 

Outro fator importante é em relação aos investimentos, já que algumas atividades exigem gastos iniciais para depois obter lucros. Por isso, na hora de escolher sua atividade para renda extra, não deixe de conferir o passo a passo a seguir: 

 

  1. Defina os produtos ou serviços com que trabalhar

Você é um cozinheiro de mão cheia, é bom de vendas ou tem muito conhecimento em uma área específica? Usar essas habilidades pode ajudar a definir uma atividade para conquistar sua renda extra. Por isso, liste todas as suas possibilidades, considerando que elas precisam ser lucrativas.

 

  1. Faça um plano de negócios

Na hora de empreender, ter um plano de negócios é o que dará a base para que você tenha sucesso e ganhe dinheiro, ajudando a mapear o mercado, conhecer os concorrentes, identificar as dores do seu cliente em potencial, saber quanto cobrar, entre outros. 

 

  1. Pesquise o seu público

Não existe venda sem consumidor, por isso é essencial conhecer o cliente ideal e o seu perfil, pois isso permite que você identifique a melhor abordagem, além de saber como definir seu posicionamento de mercado, oferecendo as soluções que seu cliente precisa.

 

  1. Invista em marketing para o seu negócio

Engana-se quem pensa que o marketing só funciona para divulgar produtos de negócios já consolidados. Quem está começando precisa caprichar nas estratégias para atrair seus potenciais consumidores e construir uma carteira de clientes. 

 

  1. Aposte no diferencial competitivo

Qual é o ponto que te diferencia da concorrência? Lembre-se que agregar valor deve ser um dos seus principais objetivos ao começar a investir na sua renda extra, pois isso ajuda seu cliente ideal identificar suas forças e considerar o consumo do seu produto ou serviço ao invés da concorrência.

 

  1. Faça networking

A recomendação boca a boca ainda é uma das formas mais potentes de atrair clientes. Aproveite seu networking, a famosa rede de contatos, para divulgar o seu trabalho e converter suas vendas. 

 

Vantagens de ter uma fonte de renda extra 


Ter mais dinheiro em sua conta no final do mês pode proporcionar diversas vantagens. Confira alguns motivos para ter uma renda extra no seu orçamento:  

 

  • Ter mais tranquilidade em situações emergenciais: Imprevistos fazem parte da vida e quem não conta com uma reserva de emergência pode levar sustos. Esse tipo de situação pode gerar descontrole no orçamento e até mesmo o endividamento. Por isso, ter um dinheiro a mais possibilita ter uma margem para enfrentar esse tipo de situação.

 

  • Garantir um rendimento durante o ano: Quem tem uma atividade cujo rendimento varia conforme a sazonalidade (como o ganho de comissão), pode encontrar na renda extra uma forma de estabilizar as finanças e manter o equilíbrio sem dores de cabeça.

 

  • Ganhar dinheiro com um hobby: Você adora bordar, fazer doces ou manda bem na revisão de textos? Uma das formas mais comuns de começar a empreender é transformar um hobby pessoal em uma fonte de renda, o que torna o processo mais fácil e prazeroso. 

 

  • Melhorar sua qualidade de vida: Mais dinheiro no bolso significa não só evitar dívidas, como ter acesso a um plano de saúde, investir nos estudos, tornar a casa mais confortável, fazer aquela viagem tão esperada, além de viver com mais tranquilidade. Resumindo, a renda extra pode proporcionar melhores condições de vida e bem-estar.

 

  • Realizar sonhos: Outro ponto positivo é que, com mais grana entrando, seus sonhos que antes pareciam inalcançáveis se tornam uma possibilidade. Esse dinheiro pode ajudar a financiar a casa própria, garantir a educação dos filhos ou investir em renda fixa, moedas digitais, fundos de investimentos, entre outros para ter tranquilidade no futuro. 

 

Fique de olho nas tendências e faça sua renda extra


Ter uma fonte de renda extra é a melhor opção para quem busca aumentar seus ganhos, ampliar suas conquistas, melhorar sua qualidade de vida, além de favorecer sua saúde financeira. E para isso, ter planejamento e organização é fundamental. 

Invista na renda extra e comece a mudar sua realidade financeira!

 

Já pensou em ganhar dinheiro recomendando os produtos do Mercado Pago?


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados