O regime MEI (Microempreendedor Individual) tem sido a saída para muitos brasileiros fugirem da irregularidade e formalizarem seu negócio. Com um objetivo direto, oferece vantagens para você e seu negócio, sendo simples de utilizar e não necessita de terceiros para ser feito, mas precisa de alguns cuidados.
Se desejar que seu negócio caminhe na legalidade com o MEI, é importante se atentar às responsabilidades exigidas, como pagamento mensal de imposto, declaração anual de rendimentos e atenção com o limite anual de faturamento.
Descuidar destas obrigações pode fazer com que seu CNPJ e seu negócio fique comprometido.
O Brasil já conta com 14 milhões de MEIs ativos, somando quase 70% dos negócios em atividade no país. Só no último ano, 3 milhões de novos cadastros foram criados, segundo o Ministério da Economia.
O regime do MEI é facilmente escolhido por ter muitas vantagens, como baixo custo de imposto, facilidade na abertura e contribuição previdenciária já embutida. Apesar da facilidade, estar irregular com os pagamentos de tributos fazem com as dívidas MEI aconteçam e você tenha problemas com seu CNPJ, assim como multas e juros.
Outros problemas em manter as dívidas MEI crescendo é o risco de você perder o vínculo com o INSS, ser excluído do SIMEI e Simples Nacional, diminuição de crédito no mercado, proibição em participar de licitações e até mesmo ter os bens retidos pela Receita Federal.
Para quitar suas dívidas MEI e seguir trabalhando legalmente, a solução é simples e pode ser feita de forma rápida e dinâmica. Além de você regularizar seu CNPJ, ainda evita riscos com a previdência, podendo ser feito totalmente online.
Confira:
A regularização é simples e as dívidas MEI podem ser consultadas pelo portal do Simples Nacional com seus dados, acessando o Programa Gerador de DAS (PGMEI) e escolhendo a melhor forma para quitar.
Os parcelamentos podem ser feitos em até 60 meses, desde que a parcela tenha o valor mínimo de R$50, o que dá tranquilidade para pagar e não afeta seu orçamento.
Aproveitar o MEI é uma oportunidade de se manter legal e sem altos custos, além de evitar riscos, juros e multas também. Se manter no MEI pode ser a melhor saída para seu negócio prosperar e você seguir dentro da lei.
Confira outras vantagens:
Quando você se cadastrar no MEI, não há a necessidade de uma abertura por parte do CNPJ, ela já é feita automaticamente e você consegue fazer de casa, pelo próprio celular ou computador.
Você paga somente uma tarifa mensal que gira em torno do tipo de serviço exercido, porém, não passa de R$70, valor que em outros regimes é impensável, já que você terá também o custo de um profissional de contabilidade.
Basta você fazer a soma dos valores ganhos no ano, declarar no seu tipo de serviço, informar ou não sobre funcionários, o ano da entrega e pronto, você declara sem precisar de serviços terceirizados.
Embutido no valor mensal do imposto já está sua contribuição com a previdência, que futuramente te assegura de benefícios oferecidos pelo INSS.
Mesmo quando o negócio ainda é pequeno, muitas vezes se faz necessário mais uma ajuda. Você poderá contratar, de forma totalmente legal, um funcionário garantindo todos seus benefícios por lei.
O MEI em dia te garante empréstimos facilitados, como o Empréstimo Mercado Pago¹, com diversas possibilidades para seu negócio entre parcelas fixas e contratação pelo celular. Tenha crédito por porcentagem de venda, selecionando o valor que precisa e qual porcentagem de vendas quer pagar. Há possibilidade da solução Dinheiro Express, em que você escolhe o valor e prazo para pagar.
Todos os serviços realizados devem ter notas fiscais emitidas, para que depois você possa declarar o valor recebido e também garantir seu serviço. Com o MEI, você tem essa facilidade.
👉Saiba como funciona o microcrédito para pequenos negócios
De nada adianta você se cadastrar no MEI para ter facilidades e ficar inadimplente, tendo burocracias e dores de cabeça.
Um negócio regularizado te dá muitas oportunidades de crescimento e expansão. Se livrar das dívidas MEI fazem a credibilidade e o faturamento do seu negócio crescer e você avançar cada vez mais com ele. Os bancos digitais são ótimas ferramentas para te ajudar na regularização e no sucesso do seu empreendimento.
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.
💡Leia também:
Crédito para MEI: como obter uma boa linha de crédito
6 boas práticas para impulsionar o crescimento financeiro do negócio
7 linhas de crédito para abrir ou expandir uma empresa
Saiba o que é gestão de tempo e como aplicar em seu negócio
Invista em seu negócio: como se organizar para pegar um financiamento?