Cada vez mais os consumidores estão em busca de novos métodos de pagamento, principalmente em tempos de crise, e estar antenado quanto às suas necessidades é essencial para adaptar seu negócio e aumentar as chances de atrair sua atenção e realizar mais vendas.
Esses momentos fazem com que muitos busquem por descontos ou métodos de pagamento que aliviam seu bolso, como o crediário, e não é à toa que a versão digital se tornou uma tendência nos últimos anos, transformando-se numa oportunidade imperdível para seu negócio ter um aumento nas vendas e estreitar seu relacionamento com os clientes.
Essa solução é também chamada de BNPL, sigla para o termo em inglês “Buy Now, Pay Later”, que em português significa “compre agora, pague depois''. Em outras palavras, ela permite que seu cliente faça a aquisição de um produto, podendo dividir o valor total em parcelas sem o uso de um cartão de crédito.
Com a pandemia, novos métodos foram pensados para facilitar a vida de quem compra e quem vende. O crediário digital é um exemplo disso, pois abre portas para os consumidores, que conseguem fazer os parcelamentos por meio da análise de crédito das plataformas financeiras, e também para seu negócio, podendo ampliar suas vendas.
Segundo dados da BNPL Afterpay, as taxas de conversão aumentam entre 20% e 30% para os varejistas que oferecem esse serviço. A pesquisa aponta ainda que 55% dos consumidores tendem a gastar mais usando o “Compre agora, Pague depois” do que normalmente gastariam usando outros métodos de pagamento. Ou seja, essa é uma oportunidade não apenas de alavancar seu faturamento, como também se diferenciar no mercado e aumentar sua autoridade.
Na prática, esse modelo funciona como uma versão atualizada do tradicional “carnê”.
O comprador tem acesso a crédito de maneira mais democrática, podendo parcelar suas compras por meio de boleto, transferência ou Pix, mesmo que não use cartão de crédito ou não tenha uma conta bancária. Para ter acesso a esta solução, seu cliente poderá seguir o seguinte passo a passo:
Vale lembrar que essa opção está sujeita a taxas, conforme a análise de crédito de cada usuário.
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Facilidade de pagamento, esse é um dos desejos mais comuns entre os consumidores e garantir isso em seu negócio pode ser o caminho para o sucesso, mas não apenas em relação à oferta de métodos como cartão de crédito, débito, boleto, Pix, entre outros.
Existem outras opções e o crediário digital é, sem dúvidas, uma das mais interessantes. Confira algumas das principais vantagens que essa forma de pagamento pode oferecer ao seu negócio:
Essa é uma forma de construir uma relação duradoura com seus clientes. Além de permanecer na cabeça do consumidor durante o período de pagamento desta compra, há também um grande potencial de fidelização. Ao oferecer essa facilidade, seu negócio cria um diferencial quanto à concorrência, atrai novos compradores desbancarizados ou que não tenham cartão de crédito, e ainda tem uma boa janela de contato para trabalhar estratégias de recorrência e recompra, como personalização de ofertas ou programas de fidelidade, por exemplo.
Sabe-se que um dos principais motivos de abandono de carrinho são os métodos de pagamento. Por isso, quem quer aumentar suas taxas de conversão precisa oferecer opções variadas, que atendam às diferentes necessidades. Disponibilizar o crediário digital é uma das maneiras de aumentar a flexibilidade e proporcionar uma melhor experiência para seus clientes.
Sobretudo em momentos de crise e retração no consumo, é preciso ser criativo para manter um bom movimento nas vendas. O parcelamento e desburocratização permitem que os clientes comprem mais com parcelas que cabem no bolso. Com esse maior poder de compra, a tendência é que haja um aumento no faturamento.
É possível ajustar a régua e garantir a democratização ao crédito sem comprometer a saúde financeira do seu negócio ou aumentar as taxas de inadimplência. Dessa maneira, você tem uma análise que consiga garantir a segurança que sua marca precisa, sem abrir mão de bons índices de aprovação e, é claro, de oportunidades de negócio.
Outro ponto positivo é que alguns parceiros de pagamento que oferecem esse tipo de tecnologia também possibilitam a antecipação dos recebíveis. Assim, seu negócio tem acesso ao dinheiro antes de todo o pagamento do cliente for finalizado, organizando suas finanças dá como preferir.
Sem dúvidas, aderir ao crediário digital e acompanhar as novas tendências do mercado são pontos fundamentais para atender às necessidades dos consumidores. Dessa forma, seu negócio consegue manter-se aquecido mesmo em momentos menos favoráveis.
No Mercado Pago, por exemplo, seu negócio pode trabalhar com métodos de cobrança seguros, eficientes e que facilitam o consumo dos clientes, além de outras ferramentas para vender que também ofereçam segurança e praticidade. Basta analisar quais são as opções mais adequadas ao seu público e que façam sentido para a realidade e objetivos do seu negócio.