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Como vender serviços pela internet

8 min de leitura Atualizado em 03/12/2024
Empreendedora lendo estratégias sobre como vender serviços pela internet

As vendas e compras online entraram na rotina da população, basta observar o crescimento das lojas digitais. Segundo a pesquisa "Perfil do E-commerce Brasileiro", em 2020, houve um aumento de mais de 40%, chegando ao número de 1,3 milhão de e-commerces.

Os números revelam que não importa o segmento de atuação, o indispensável é estar presente no mundo digital. Vender serviços pela internet é como vender produtos online. Em ambos os casos, o objetivo é expandir o alcance da marca. O bom é que as possibilidades são infinitas para qualquer necessidade ou preferência.

Você pode pensar em diversos exemplos pontuais ou recorrentes, como cursos online, desenvolvimento de sites e produção de conteúdo.

 

Afinal, como vender serviços pela internet?

É possível criar uma loja online para seus serviços. Ou o seu site pode servir como um cartão de visitas virtual que mostrará o que você oferece. E é claro, investir nas redes sociais Independente do seu canal de vendas, os compradores só chegarão ao seu negócio se eles te encontrarem.

Por isso, selecionamos algumas dicas infalíveis que vão te ajudar a vender seus serviços e expandir sua empresa.

 

7 dicas para bombar suas vendas de serviços pela internet 

O sucesso nas vendas de serviços online depende de um conjunto de estratégias que trabalham de forma complementar. É importante criar maneiras para ser encontrado e incentivar a compra no seu site.

Veja algumas práticas que podem ser adotadas no processo: 

 

1. Venda uma solução e não apenas um serviço

Não basta apenas listar o que você oferece, é necessário convencer o cliente por que ele precisa da sua solução o quanto antes.

Para isso, deixe claro as vantagens e o seu diferencial em relação a qualquer opção existente no mercado. O cliente precisa enxergar que o seu serviço significa uma parceria para ele.  

 

2. Defina o público-alvo dos seus serviços

Entender seu público-alvo é muito importante, pois é essa escolha que definirá as melhores estratégias para cada segmento e a melhor linguagem para utilizar.

Então, pesquise sobre os gostos dos seus possíveis clientes, o que estão procurando, como interagem, em que confiam. Quanto mais informações, melhor para seu negócio. 

 

3. Crie presença digital 

Tenha uma presença digital nos principais canais de comunicação usados pelo seu público-alvo. As redes sociais são a opção mais barata e certeira para interação, já que a maioria das pessoas estão nelas.

Você também pode pensar em outros pontos de contato, como site de apresentação do seu portfólio. Para ser encontrado e recomendado, invista em conteúdos relevantes de diferentes formatos, como artigos em blog, e-books e vídeos.  Nesses materiais, aproveite as estratégias de SEO, elas melhoram o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca. 

 

4. Construa uma boa reputação

Seja sempre transparente e acessível em tudo o que faz. Isso vai te ajudar a construir uma boa reputação, assim os seus clientes sentem que você não mede esforços para resolver os problemas e tem muita empatia pelas dores deles. 

 

5. Invista no pós-venda 

Depois que os consumidores adquirem o seu serviço, procure continuar o relacionamento para avaliar a experiência e incentivar novas compras. Você pode fazer isso de diversas formas, entre elas, por meio de pesquisas de satisfação, programas de fidelidade e descontos exclusivos. 

 

6. Personalize seus serviços

Os consumidores gostam de ver avaliações positivas para comprovar e mensurar os resultados que foram oferecidos. Mas também se interessam por serviços flexíveis e personalizados que eles possam dar ou receber um toque especial. Deixe claro que você é capaz de fazer isso sem dificuldade. 

 

7. Invista em um processo simples de pagamento

Não complique a vida do seu cliente em relação às cobranças. Procure oferecer opções acessíveis para qualquer que seja o banco que ele use. Além disso, é essencial disponibilizar diferentes métodos de pagamento. 

Isso aumenta as suas taxas de conversão, já os interessados em seus serviços conseguem pagar como e quando acharem melhor, sem preocupações em relação à segurança ou à dificuldade no processo. 

 

 

Invista em soluções simples e seguras para receber o pagamento de seus serviços

Para oferecer uma experiência ainda melhor para seus clientes, considere a possibilidade de disponibilizar diferentes métodos de pagamentos, como link de pagamento, Pix e pagamento recorrente.

Eles são são boas alternativas em vendas de serviços online ou presenciais, porque não dependem de interação com contato físico.

 

  • Link de pagamento

Se a sua ideia é vender pelas redes sociais ou sem um site, o link de pagamento é a opção perfeita. Ele permite que você envie um link ao comprador, direcionando-o diretamente para a página de pagamento, onde ele escolherá como quer pagar sua compra de forma simples, rápida e muito segura.

Além disso, esse método oferece possibilidades de venda com cartão de crédito, boleto, saldo em conta e muito mais. 

 

  • Pix

O Pix é cada vez mais usado pelos brasileiros, graças à sua praticidade e agilidade. Sabendo disso, ofereça o meio de pagamento para facilitar ambos os lados. O cliente envia o dinheiro de forma gratuita sem limitação de horário ou dia e você não precisa esperar pela transação.

 

  • Pagamento recorrente

Como o próprio nome diz, esse tipo de cobrança é utilizada em serviços frequentes ou contínuos. Elas são feitas automaticamente e mensalmente de maneira individual, o que não compromete o limite do cartão de crédito do cliente.

Para o prestador de serviço, fica a garantia de que as cobranças serão feitas mês a mês, sem a necessidade de novas transações.

 

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Venda serviços online e impulsione a reputação da sua marca

Não esqueça que vender serviços online é pensar em você como um produto. Você não está vendendo nada palpável, então precisa se promover para fazer com que as pessoas confiem em você.

Sendo assim, é essencial que siga todas essas dicas para impulsionar suas vendas.

 


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