Não é novidade que as compras on-line são um sucesso. No entanto, engana-se quem pensa que, ao disponibilizar produtos ou serviços, eles serão comprados instantaneamente. Um negócio de sucesso é o resultado de muito trabalho. Para isso, é preciso reunir diversos fatores para atrair clientes e levá-los a uma compra. Um desses pontos, talvez um dos mais importantes, são as fotos dos produtos.
Enquanto o cliente de uma loja física pode experimentar, tocar e sentir a mercadoria, em uma loja virtual, isso não é possível. É justamente por isso que a sua loja virtual precisa de boas fotos para vender. Aliás, 67% dos compradores levam em consideração a qualidade das imagens dos produtos ao fazer uma compra. E não é só na hora de atrair o olhar dos clientes que elas fazem a diferença: um teste da Optimizer revelou que boas imagens aumentam em 9% a conversão de vendas.
Felizmente, produzir fotos de qualidade e atrativas para o seu negócio é muito acessível hoje em dia. Para isso, basta treino e cuidado com os itens a seguir:
A estrela da imagem deve ser o produto, é claro. Por isso, contar um cenário neutro, como um fundo branco, ajuda a dar destaque ao item fotografado e a harmonizar sua loja virtual. E não é preciso um grande investimento para isso: uma parede branca, tecido, papel ou fundo infinito já garante esse padrão.
Como seu cliente não pode conferir os produtos em mãos, pense sempre como as imagens podem ajudar a melhorar essa experiência. Busque oferecer fotos de diferentes pontos de vista para sanar as possíveis dúvidas e eliminar qualquer objeção até a compra. Além disso, fique atento à fidelidade de cores.
Para conseguir imagens de qualidade, é necessário prestar atenção à quantidade de pixels da sua câmera, assegurando que ela terá nitidez suficiente para exibir o produto e seus detalhes. Felizmente, a maioria dos smartphones atuais já consegue proporcionar qualidade acima das configurações mínimas recomendadas:
Para fotografar produtos, o mais recomendável é usar luz natural ou branca para captar cores fiéis. Uma simples luminária ou ring light já pode melhorar o resultado final.
Já imaginou comprar um produto e, no momento de recebê-lo, descobrir que se trata de uma miniatura? Mesmo que você descreva as dimensões do produto no site, a foto pode ajudar a transmitir melhor o tamanho real e evitar dúvidas. Um bom recurso para isso é fotografar a mercadoria próxima a um objeto que sirva de parâmetro. Assim, o cliente terá noção do tamanho e evitará possíveis frustrações.
Além de ajudar na identidade visual da sua marca, manter um padrão ajuda o cliente na hora de fazer as buscas na sua loja virtual. Isso serve tanto para o tamanho e formato, quanto ao fundo e ao ambiente em que as fotos de produto são tiradas. Imagens padronizadas proporcionam uma melhor a experiência visual, além de transmitir mais profissionalismo.
Essa dica vai te ajudar a nunca ficar sem ideias na hora de produzir suas fotos. Pesquise nos sites de concorrentes, em outras marcas que você acompanha e até em redes sociais como Pinterest, assim será mais fácil ter ideias de imagens que valorizem produtos. Diversos nichos como moda, decoração e artesanato podem se beneficiar de boas referências.
Padronização não quer dizer que as suas fotos precisam ser sem graças. Com criatividade e prática, é possível dar um toque de personalidade e ajudar a trazer a identidade visual do seu site também para a fotografia dos seus produtos.
Com a tecnologia dos smartphones atuais, é possível sim produzir imagens de qualidade sem gastar muito. Além das dicas, alguns acessórios acessíveis podem ajudar a garantir um resultado ainda mais profissional, como uso de ring lights, tripé e fundos prontos. Tudo isso pode ser comprado on-line e ajuda na criação das fotos do seu negócio.
Agora, você já sabe como boas imagens fazem toda a diferença em um negócio de sucesso. Por isso, não perca tempo, pense em como gostaria de fazer as fotos dos seus produtos, pesquise referências e vá em frente!
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