O Pinterest começou como um lugar para encontrar inspirações, receitas e várias ideias de "faça você mesmo", mas também tem se tornado uma ferramenta de busca importante para compras.
Segundo a Neal Schaffer, 47% das pessoas estão usando a plataforma apenas para pesquisar e comprar novos produtos.
No Brasil, o Pinterest cresceu 31% em novos usuários em 2020 e tem mais de 400 milhões de acessos em todo o mundo, de acordo com o estudo da Comscore. Os números comprovam porque a sua estratégia para vender online não deve ficar limitada ao Facebook, Instagram e WhatsApp.
Ou seja, a rede social é indispensável para gerar novas fontes de tráfego e conversão. Se você ainda não faz ideia de como vender no Pinterest, preparamos dicas infalíveis para o seu negócio.
💙Acesso rápido: Como vender no Pinterest
7 passos de como vender no Pinterest
👉 1. Crie e configure sua conta comercial no Pinterest
👉 2. Vincule sua loja online ao Pinterest
👉 3. Crie e organize pastas de sugestões
👉 4. Use os pins de produtos do Pinterest
👉 5. Adicione o botão “pin it” no seu e-commerce
👉 6. Crie postagens impressionantes
👉 7. Faça boas descrições utilizando SEO
💙 Venda no Pinterest para gerar mais visitas e vendas na sua loja virtual
7 passos de como vender no Pinterest
As vendas no Pinterest podem representar um diferencial para a sua loja virtual, atraindo compradores, fidelizando clientes e aumentando a autoridade da sua marca na internet.
Descubra como impulsionar suas vendas:
1. Crie e configure sua conta comercial no Pinterest
O primeiro passo é criar uma conta gratuita no site do Pinterest e transformá-la em um perfil comercial.
O preenchimento das informações é simples e rápido, sendo necessário apenas dados básicos, como nome de exibição e descrição da marca.
Além disso, há a opção de selecionar os principais tópicos para o seu negócio, facilitando que pessoas do mesmo interesse encontrem suas postagens e recebam referências úteis para inspiração.
2. Vincule sua loja online ao Pinterest
Durante o preenchimento das informações, é importante não se esquecer de vincular sua loja ao Pinterest. Para fazer isso, é só colocar o endereço do site que usa para vendas nas configurações.
Dessa forma, se o cliente se interessar por algo, ele encontrará mais informações no seu perfil sem precisar pesquisar pelo nome da empresa no Google.
Faça a mesma coisa em todos os outros canais de venda: adicione o link do Pinterest no espaço destinado às informações sobre a loja, assim os interessados saberão onde te encontrar.
3. Crie e organize pastas de sugestões
Como as pessoas no Pinterest estão atrás de conteúdos inspiradores, o ideal é usar uma abordagem criativa e atrativa para divulgar os produtos de uma forma que acrescente algo além da exposição.
Você faz isso criando painéis temáticos, dicas e sugestões. Por exemplo, se você tem uma loja de móveis, pense em pastas que transmitam uma ideia, como camas para quarto de criança e decoração para escritório em casa. Também é possível destacar itens para datas comemorativas, como presente para Dia das Mães e Natal.
4. Use os pins de produtos do Pinterest
Os pins de produto são uma ferramenta disponível nas contas comerciais para coletar informações diretamente do site da loja, atualizando automaticamente no Pinterest. Com eles, é possível exibir a imagem do produto, seu preço, disponibilidade e link para a página de venda.
As lojas do segmento de modas e decoração têm o Shop The Look, funcionalidade que permite marcar diversos produtos em um mesmo pin, mostrando suas principais informações e o link para a página de compra.
5. Adicione o botão “pin it” no seu e-commerce
A estratégia de usar pins também pode ser aproveitada nas páginas do e-commerce para aumentar sua visibilidade. No caso, o botão “pin it” entra nas fotos da loja online. Para isso, é só usar a ferramenta “construtor de widget” do Pinterest e inserir o código HTML gerado no seu site.
Quando o usuário clica nesse botão, ele salva e compartilha a imagem do produto em seu perfil pessoal na rede social. Ou seja, uma prova de engajamento e mais uma oportunidade para alcançar outros compradores.
6. Crie postagens impressionantes
O conteúdo compartilhado no Pinterest chama atenção pela qualidade das fotos e se diferencia pela relevância das informações. Sabendo disso, invista em imagens de alta resolução que sejam criativas e transmitam os valores da sua marca.
É importante não se esquecer do formato ideal exigido na plataforma.
7. Faça boas descrições utilizando SEO
Como o aliado das imagens são as informações, as descrições também são um ponto de atenção. Para fazer textos persuasivos e otimizados com técnicas de SEO (conjunto de estratégias melhora o posicionamento no Google), é preciso usar palavras-chaves relacionadas à empresa. Elas podem ser encontradas em algumas ferramentas, como Google Keyword Planner.
O tamanho dos textos também deve ser ajustado para complementar as boas práticas. Sendo assim, respeite o limite da quantidade de caracteres e deixe o que é mais relevante no início das frases para chamar mais atenção, considerando que aparecem na linha do tempo apenas as primeiras 50 e 60 letras.
💡 Leia também: Saiba como inovar seu negócio e vender mais com o dropshipping
Venda no Pinterest para gerar mais visitas e vendas na sua loja virtual
Agora que você já sabe como vender no Pinterest, é importante não deixar de acompanhar o desempenho de seus pins e da sua conta. O monitoramento constante de seus dados é essencial para tomar boas decisões e melhorar a taxa de conversão.
Crie hoje mesmo suas estratégias no Pinterest, construa conteúdo de qualidade e faça seus serviços e produtos bombarem!
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