O Pix é o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, chegando a quase 64 bilhões de operações no último ano. Os números vêm do próprio Banco Central e da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS).
O Pix é simples: basta cadastrar sua chave e enviá-la ao pagador. Só que essa chave pode ser um telefone, um e-mail, um código aleatório ou até mesmo o CPF ou CNPJ.
Se você é empreendedor e está pensando em adotar uma chave Pix CNPJ, saiba que esse caminho demonstra profissionalismo, mas deve ser usado nos momentos ideais.
A chave Pix CNPJ é um identificador que faz a ligação entre a sua conta bancária PJ e o sistema Pix. É como um RG da sua conta, que encurta o caminho para que o pagamento seja realizado.
“Mas como posso criar a minha chave Pix CNPJ?” Isso pode ser mais fácil do que você pensa, basta ter uma conta PJ, como a do Mercado Pago, por exemplo, e seguir alguns passos:
Contar com uma chave Pix CNPJ já traz muito mais profissionalismo que empreendedores que utilizam o CPF para o recebimento. Porém, existem muitas outras vantagens em adotar uma das formas de pagamento mais queridas do Brasil:
Tendo uma conta PJ, já é possível acessar e criar rapidamente a chave Pix CNPJ. Basta apenas acessar sua conta pelo celular e já seguir com a criação.
Sem contar moedas, sem aguardar a conclusão da transferência. A operação é imediata, aprovada no mesmo momento em que o cliente dá “ok”.
Quando você vende por cartão, ou algum outro meio digital, pode ter que esperar até o recebimento a depender da instituição financeira escolhida. Já o Pix cai na hora na sua conta.
Contas dedicadas ao negócio possuem gerenciamento e soluções especiais para que o empreendedor tenha mais facilidade no controle. Com isso, a chave Pix CNPJ também se torna um recurso de facilidade, separando movimentações pessoais daquelas ligadas ao negócio.
O mais indicado é que você utilize a chave Pix quando já está se comunicando com o cliente, fornecedor ou outros negócios.
Em contrapartida, evite deixar a chave Pix CNPJ fixada em posts, bios, sites, ou demais locais que golpistas possam acessar com facilidade para roubar informações. Também não é indicado usá-la em vendas presenciais, pois o cliente pode se frustrar ao ter que digitar o número.
Então, quando usar a chave Pix CNPJ? Aqui vão as situações mais indicadas:
No caso de vendas na loja física, é indicado o QR Code Pix. Ele carrega todas as informações da chave, e o cliente precisa apenas apontar a câmera do seu celular para pagar. É mais rápido do que digitar o CNPJ e melhora a experiência do cliente, não é mesmo?
No Mercado Pago, seu negócio tem a possibilidade de criar tanto a chave Pix CNPJ, quanto o QR Code Pix, de maneira simples e fácil acessando o app pelo celular e a opção “Área Pix”.
A chave Pix precisa estar presente no seu negócio para atender clientes que optam por esta forma de pagamento. E quanto mais profissionalismo seu negócio demonstra, melhor! Por isso, abra sua conta PJ, cadastre sua chave CNPJ e gere o QR Code. Assim, seus clientes vão se sentir mais seguros em comprar com você e seu empreendimento estará mais protegido.
💡Leia também:
Vendas digitais: Pix ou Link de Pagamento, qual escolher?
QR Code falso: como proteger seu negócio e seus clientes
Pix por aproximação: o que é e como ativar na maquininha?
Últimas tendências em pagamento instantâneo para inovar suas vendas
Como gerenciar o fluxo de caixa de seu negócio com Pix Mercado Pago