Guia da Chave Pix CNPJ para MEIs e pequenos negócios

O Pix é o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, chegando a quase 64 bilhões de operações no último ano. Os números vêm do próprio Banco Central e da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS).
O Pix é simples: basta cadastrar sua chave e enviá-la ao pagador. Só que essa chave pode ser um telefone, um e-mail, um código aleatório ou até mesmo o CPF ou CNPJ.
Se você é empreendedor e está pensando em adotar uma chave Pix CNPJ, saiba que esse caminho demonstra profissionalismo, mas deve ser usado nos momentos ideais.
Chave Pix CNPJ: como cadastrar corretamente
A chave Pix CNPJ é um identificador que faz a ligação entre a sua conta bancária PJ e o sistema Pix. É como um RG da sua conta, que encurta o caminho para que o pagamento seja realizado.
“Mas como posso criar a minha chave Pix CNPJ?” Isso pode ser mais fácil do que você pensa, basta ter uma conta PJ, como a do Mercado Pago, por exemplo, e seguir alguns passos:
- Escolha a instituição financeira: verifique a melhor opção para o seu negócio. Dica: prefira contas com rendimento, assim, além das movimentações, você ainda vê o caixa da sua empresa aumentar automaticamente;
- Tenha CNPJ ativo e conta PJ: para criar uma chave Pix CNPJ, o ideal é sua conta seja para Pessoa Jurídica;
- Cadastre a chave CNPJ: basta acessar sua conta PJ, como a do Mercado Pago, acessar a Área Pix e fazer o cadastro da chave, seguindo as orientações do app;
- Confirme o cadastro e teste recebimentos: ao confirmar o cadastro, faça testes de baixos valores para saber se tudo está funcionando corretamente.
4 vantagens da chave Pix CNPJ
Contar com uma chave Pix CNPJ já traz muito mais profissionalismo que empreendedores que utilizam o CPF para o recebimento. Porém, existem muitas outras vantagens em adotar uma das formas de pagamento mais queridas do Brasil:
1. Simplicidade em criar a chave
Tendo uma conta PJ, já é possível acessar e criar rapidamente a chave Pix CNPJ. Basta apenas acessar sua conta pelo celular e já seguir com a criação.
2. Transferências rápidas
Sem contar moedas, sem aguardar a conclusão da transferência. A operação é imediata, aprovada no mesmo momento em que o cliente dá “ok”.
3. Recebimento na hora
Quando você vende por cartão, ou algum outro meio digital, pode ter que esperar até o recebimento a depender da instituição financeira escolhida. Já o Pix cai na hora na sua conta.
4. Facilidade de gerenciamento em contas PJ
Contas dedicadas ao negócio possuem gerenciamento e soluções especiais para que o empreendedor tenha mais facilidade no controle. Com isso, a chave Pix CNPJ também se torna um recurso de facilidade, separando movimentações pessoais daquelas ligadas ao negócio.
Quando usar a Chave Pix CNPJ?
O mais indicado é que você utilize a chave Pix quando já está se comunicando com o cliente, fornecedor ou outros negócios.
Em contrapartida, evite deixar a chave Pix CNPJ fixada em posts, bios, sites, ou demais locais que golpistas possam acessar com facilidade para roubar informações. Também não é indicado usá-la em vendas presenciais, pois o cliente pode se frustrar ao ter que digitar o número.
Então, quando usar a chave Pix CNPJ? Aqui vão as situações mais indicadas:
- WhatsApp: para uma venda feita pelo WhatsApp, o pagamento via Pix com envio da chave CNPJ é bastante indicado, principalmente se seu negócio ainda não tiver implementado um link de pagamento. Nesse caso, o pagador só vai precisar copiar e colar a chave para efetuar a compra.
- DM: segue a mesma linha do WhatsApp, ou seja, comunicação em andamento e simplicidade em copiar e colar a chave.
- Bate-papo com clientes antigos que já possuem a chave: quem já comprou com você pode deixar sua chave Pix CNPJ salva no app do banco. É como se seu negócio fosse um “contato na agenda de pagamentos” do seu cliente.
- Recebimento de outros negócios (B2B): imagine um cenário que você está fornecendo produtos ou serviços para outro negócio ou empresa. Neste caso, também não haverá problema em compartilhar sua chave Pix, já que este negócio possui uma imagem por trás dele e, provavelmente, não utilizará suas informações para fraudes.
- Negociação com fornecedores: pague e receba por Pix na negociação com matéria–prima, estoque, embalagens etc. E para maior profissionalismo, utilize a chave CNPJ.
No caso de vendas na loja física, é indicado o QR Code Pix. Ele carrega todas as informações da chave, e o cliente precisa apenas apontar a câmera do seu celular para pagar. É mais rápido do que digitar o CNPJ e melhora a experiência do cliente, não é mesmo?
No Mercado Pago, seu negócio tem a possibilidade de criar tanto a chave Pix CNPJ, quanto o QR Code Pix, de maneira simples e fácil acessando o app pelo celular e a opção “Área Pix”.
Chave Pix CNPJ: escolha certa para pagamentos rápidos e seguros!
A chave Pix precisa estar presente no seu negócio para atender clientes que optam por esta forma de pagamento. E quanto mais profissionalismo seu negócio demonstra, melhor! Por isso, abra sua conta PJ, cadastre sua chave CNPJ e gere o QR Code. Assim, seus clientes vão se sentir mais seguros em comprar com você e seu empreendimento estará mais protegido.
💡Leia também:
Vendas digitais: Pix ou Link de Pagamento, qual escolher?
QR Code falso: como proteger seu negócio e seus clientes
Pix por aproximação: o que é e como ativar na maquininha?
Últimas tendências em pagamento instantâneo para inovar suas vendas
Como gerenciar o fluxo de caixa de seu negócio com Pix Mercado Pago
Escrito por:

Receba nossas novidades e fique conectado!
Artigos relacionados

Guia da Chave Pix CNPJ para MEIs e pequenos negócios
| Outubro 10, 2025
O Pix é o método de pagamento mais utilizado pelos brasileiros, chegando a quase 64 bilhões de operações no último ano. Os números vêm do próprio..

5 dicas para elaborar um pitch de vendas para revenda de maquininhas
| Outubro 8, 2025
O pitch de vendas é uma estratégia utilizada para convencer clientes em potencial a comprar os produtos vendidos e revendidos. Trata-se de um..

6 ideias de esquenta Black Friday para seu pequeno negócio
| Outubro 6, 2025
A Black Friday já faz parte do calendário do comércio brasileiro. Mas, nos últimos anos, muitos empreendedores perceberam que não precisam esperar..