Skip to content
Entre Crie sua conta

Baixe agora

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Diga sim para tecnologia descomplicada

Aprenda mais com ebooks, relatórios, guias e infográficos.

Pix por aproximação: o que é e como ativar na maquininha?

4 min de leitura Atualizado em 19/05/2025
Mercado Pago: mão segurando um smartphone com o símbolo do Pix por aproximação aberto na tela.
Pix por aproximação: o que é e como ativar na maquininha?
5:18

Você pergunta: “Forma de pagamento?” e seu cliente responde: “Pix, por favor”. É, já virou rotina, não é mesmo? Desde que foi lançado pelo Banco Central, o Pix não parou de crescer e, hoje, é o meio de pagamento mais usado no país, segundo o próprio Bacen.

O mais legal é que o Pix continua evoluindo: a novidade da vez é o Pix por aproximação, que traz a proposta de acelerar ainda mais os pagamentos realizados no comércio físico.  

Mas o que isso significa na prática para você, empreendedor? Será que vale a pena adotar essa nova funcionalidade? O que muda em relação ao Pix tradicional? Vem com a gente entender tudo e descobrir como essa inovação pode impulsionar suas vendas e fidelizar seus clientes.

 

Como funciona o Pix por aproximação?

O pagamento via Pix por aproximação funciona de maneira simples: na hora de pagar, o cliente só precisa aproximar o celular com sua carteira digital ativa na maquininha compatível com tecnologia NFC. Em segundos, o pagamento é autorizado, com segurança garantida por criptografia e autenticação biométrica ou facial no próprio celular.

Trata-se de mais uma possibilidade que o Pix traz para consumidores e comerciantes. A grande diferença dessa novidade é que, agora, não é mais necessário abrir o app do banco, digitar chave ou escanear código. Tudo acontece no toque entre o celular e a maquininha. 

Importante: o cliente precisa ter a tecnologia NFC ativada no seu celular Android e Google Pay devidamente integrado com o seu banco digital. O pagamento instantâneo só acontece se esses dois requisitos estiverem ok.

Para você, empreendedor, fique tranquilo: as modalidades tradicionais continuam firmes. O uso de chaves e o escaneamento de QR Code ainda funcionam normalmente — o novo formato apenas expande suas possibilidades.

 

Afinal, como aceitar pagamentos via Pix por aproximação?

Se você quer oferecer essa novidade no seu negócio, o primeiro passo é garantir que sua maquininha seja compatível. Para o vendedor que já utiliza o Pix Mercado Pago na hora de receber, basta verificar se sua maquininha é um dos seguintes modelos: Point Pro 2 e 3 ou Point Smart 1 e 2. São elas que já estão prontas para essa funcionalidade.

Verificou o modelo e constatou que está apto a ir além do Código QR do Mercado Pago, integrando também o Pix por aproximação em sua maquininha? Então é só seguir este passo a passo:

 

  1. Atualize sua maquininha para a versão mais recente;
  2. Quando solicitado pelo cliente, selecione o meio de pagamento “Pix por aproximação”;
  3. Verifique o valor da compra e peça para o cliente aproximar o celular da maquininha;
  4. Aguarde a confirmação do pagamento e pronto, dinheiro na conta!

Por que aceitar pagamentos via Pix por aproximação?

Segurança é o primeiro motivo. O Pix por aproximação elimina riscos comuns de fraudes, como o QR Code falso — golpe em que criminosos alteram o código do seu negócio para receber valores indevidos ou roubar dados pessoais.

Ao evitar esse tipo de vulnerabilidade, você protege seu caixa e a confiança dos seus clientes. Além disso, veja outras vantagens que essa funcionalidade pode oferecer:

1. Mais segurança

Com criptografia e sem necessidade de abrir o app bancário, as chances de exposição de dados são mínimas. É mais segurança para quem vende e para quem compra!

2. Pagamento agilizado

A transação acontece em segundos, liberando a fila e aumentando a fluidez do atendimento. O resultado? Clientes satisfeitos o suficiente para voltar a comprar na sua loja.

3. Diversificação nas formas de pagamento

Você sabe muito bem que quanto mais formas de pagamento oferecer, maior seu leque de oportunidades para vender. Cada consumidor gosta de pagar de um jeito, portanto, a diversificação é essencial para conquistar o maior número possível de compradores. 

4. Menos erros

Como o cliente não precisa digitar chave Pix para pagamento, não tem risco de errar. Isso elimina a necessidade de reiniciar a operação.

E tem mais: quem já trabalha com as maquininhas Point Mercado Pago recebe seu dinheiro na hora e conta com um ecossistema completo de soluções — de extrato detalhado a controle de estoque, tudo num só lugar!

 

Aproveite o Pix por aproximação para vender mais!

O Pix por aproximação chegou para trazer mais agilidade, praticidade e segurança para o seu negócio. Com as maquininhas do Mercado Pago, você ativa essa funcionalidade de forma simples, sem burocracia.

Vender mais está nas suas mãos — ou melhor, na sua maquininha. Atualize seu equipamento, ative o recurso e aproveite todos os benefícios de um pagamento moderno, rápido e confiável.

Agora que você já entendeu tudo, que tal testar no seu próximo atendimento? Seu cliente vai adorar. E sua gestão também.

 


💡Leia também:

Novidades Pix: tudo o que você precisa saber 

Como gerenciar o fluxo de caixa de seu negócio com Pix Mercado Pago 

Quanto custa receber pagamentos via Pix e Código QR do Mercado Pago

Pix saque e Pix troco: saiba como utilizar em seu negócio  

Código QR: 5 maneiras de usá-lo para vender na sua loja física

 

Economia com tarifas, facilidade de troco, dinheiro rápido e muito mais. Conheça todas as vantagens que o Pix proporciona ao seu negócio

Código QR e Pix Mercado Pago: A solução para vender mais!

Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados