Quem nunca passou pelo sufoco de ter que lidar com clientes inadimplentes? A inadimplência é um problema comum para negócios de todos os tamanhos e segmentos. Mas, e se existisse uma solução que pudesse ajudar a reduzir a taxa de inadimplência e ainda garantir previsibilidade no fluxo de caixa?! A boa notícia é que ela existe: a cobrança recorrente!
Com algumas medidas estratégicas e o uso adequado da tecnologia, é possível explorar meios para que o pagamento recorrente consiga transformar sua gestão financeira e evitar os temidos calotes.
A cobrança recorrente é um modelo de pagamento em que o cliente, basicamente, autoriza cobranças automáticas periódicas, como mensalidades, assinaturas e planos de serviços. Imagine, por exemplo, o caso de academias, em que os alunos podem contratar planos personalizados com musculação e ainda incluir outras aulas, como aulas de danças ou lutas e fazer planos trimestrais, semestrais ou mesmo anuais - isso tudo com valores mais acessíveis.
Diferente dos boletos ou pagamentos tradicionais, por exemplo, em que o cliente precisa lembrar de fazer a transação, o pagamento recorrente acontece automaticamente, evitando esquecimentos e atrasos.
Ah, mas então é como um parcelamento. Não exatamente. Pode até parecer um parcelamento, já que há um débito automático - muitas vezes no cartão de crédito - mas diferente do parcelamento, quando o cliente opta pelo pagamento recorrente no cartão, ele não compromete o limite total do cartão. Os débitos acontecem como se fossem cobranças isoladas, o que ajuda muito para quem precisa contratar um serviço recorrente, mas não quer usar o limite disponível.
Essa dinâmica é o que faz dele uma solução de pagamento cada vez mais adotada por empreendedores que oferecem serviços e produtos que podem ser vendidos em formato de clube de assinaturas ou para o caso de produtos e serviços que exigem alguma recorrência de pagamento, como o caso de cursos online, clube de vinho e queijos, provedores de serviços digitais e até mesmo em empresas de software.
Com a adesão crescente da cobrança recorrente e de outras soluções de pagamento mais modernas por parte de todos os setores, todo o mercado pode se beneficiar e, claro, os clientes também.
Por mais que a cobrança recorrente seja um meio de pagamento que pode transformar a gestão do seu fluxo de caixa e promover uma revolução em suas vendas, é fundamental considerar alguns fatores importantes para garantir que sua implementação de fato tenha sucesso. Veja:
Mas afinal, de que maneira a cobrança recorrente realmente elimina ou reduz a inadimplência dos clientes? É claro que esse meio de pagamento por si só enquanto tecnologia não vai resolver a inadimplência sozinho. Mas ao implementá-lo com as estratégias adequadas, é possível conseguir ótimos resultados para melhorar seus dados e reduzir a temida taxa de inadimplência. Veja o que você pode fazer:
A melhor forma de reduzir a inadimplência dos clientes, podendo chegar a eliminar esse problema por completo, a depender do seu público, é automatizar os pagamentos. Essa ação pode ainda render uma boa previsibilidade financeira para seu negócio, garantindo uma melhor gestão do fluxo de caixa até mesmo para facilitar os investimentos em crescimento de forma sustentável.
Muitas vezes, o fato de não possuir diferentes meios de pagamento é justamente o que pode fazer com que seus clientes tenham dificuldades em manter a regularidade. Imagine, por exemplo, que seu negócio ainda não automatizou os pagamentos e não possui diferentes soluções de pagamento. Se os clientes não tiverem opções diversificadas, podem ter dificuldades para efetuar um pagamento ou mesmo para efetuar uma primeira compra.
A comunicação transparente e educativa é sempre uma ótima alternativa para ajudar os clientes a se lembrarem dos vencimentos de seus contratos, caso suas cobranças ainda não sejam automatizadas e - mesmo quando você já possui essa opção - manter esse contato pode ajudar na fidelização de clientes e também incentivar a renovação de contratos.
Essa ferramenta permite criar planos de assinatura personalizados e gerenciar cobranças automáticas para reduzir a taxa de inadimplência. Com o Assinaturas Mercado Pago, você pode configurar a frequência das cobranças, oferecer períodos de teste grátis e aceitar os principais meios de pagamento, e ainda receber o dinheiro na hora pelas suas vendas.
O monitoramento constante das métricas relacionadas à inadimplência para identificar tendências e adaptar estratégias conforme necessário é essencial para te ajudar a ajustar a rota e modificar seu planejamento sempre que necessário.
A implementação de um sistema de cobrança recorrente é uma estratégia eficaz para reduzir a inadimplência e melhorar a previsibilidade financeira do seu negócio. Ferramentas como o Assinaturas do Mercado Pago permitem que você ofereça soluções completas para automatizar cobranças, aumentar a conveniência para os clientes e fortalecer a saúde financeira do seu negócio.
Ao adotar práticas adequadas e utilizar as ferramentas certas, é possível minimizar os impactos da inadimplência e promover o crescimento sustentável do negócio. Então não espere até que suas taxas aumentem.
Implemente a cobrança recorrente de forma segura com o banco digital Mercado Pago e veja como afastar o fantasma da inadimplência da sua administração.
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