Skip to content
Entre Crie sua conta

Rendimentos no Mercado Pago

Conheça a biblioteca

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada

Conheça a biblioteca

Como o pagamento recorrente auxilia na taxa de retenção de clientes

5 min de leitura Atualizado em 17/01/2024
Mercado Pago: Empreendedor observando em seu celular a taxa de retenção de clientes crescendo com o pagamento recorrente

Saber contornar desafios e fazer com que seu negócio cresça de forma saudável é possível e pode ser mais fácil do que você imagina. Um dos maiores desafios que quem empreende pode ter é saber como aumentar a taxa de retenção de clientes, que é extremamente necessário para aumentar as vendas.

Apesar de parecer um termo meio complicado, as soluções inovadoras, como o pagamento recorrente, podem ser uma excelente forma de fazer com que a taxa de retenção de clientes do seu negócio vá lá pra cima.

 

Qual a importância da taxa de retenção de clientes? 

A taxa de retenção de clientes é um número que indica a fidelidade dos consumidores do seu negócio em um período de tempo, esse indicador mostra o comportamento do seu cliente com sua marca. Ficar de olho nessa taxa é essencial para entender se seus clientes estão se fidelizando ao seu negócio ou não, sendo fundamental para o crescimento.

Mais que conquistar novos clientes, fidelizar os já existentes é tão importante quanto, principalmente para quem vende na internet, no qual o mercado é mais competitivo. Investir na taxa de retenção de clientes e em outras soluções e ferramentas que façam com que o cliente compre e continue comprando no seu negócio, é tarefa fundamental para quem quer crescer de maneira saudável e efetiva.

 

Como o pagamento recorrente pode ajudar na taxa de retenção de clientes

O pagamento recorrente é a solução ideal para fidelizar clientes, uma vez que ele é simples de ser utilizado e muito rápido. O pagamento é feito automaticamente, por meio de uma assinatura, em que o cliente realiza apenas uma vez e não precisa renovar mensalmente, aumentando a retenção de clientes e diminuindo a inadimplência. 

Além disso, há ainda um fortalecimento dos laços com o cliente e também outras vantagens:

 

  • Facilidade e conveniência para os clientes: os clientes não têm a necessidade de repetir processos de pagamentos constantemente, sendo feitos automaticamente na data pré definida.

  • Redução do atrito e abandono de compras: não há necessidade de lembrança constante dos clientes, o que pode gerar conflitos e desistências. Além de melhorar a relação com seu consumidor, é possível reduzir a taxa de abandono de carrinho

  • Melhoria na previsibilidade de receita: com o pagamento recorrente, você consegue prever o fluxo de caixa dos próximos meses e consegue ter uma melhor organização financeira.

  • Aumento do envolvimento e fidelidade dos clientes: com a fidelização dos clientes, você consegue entender melhor seus desejos e oferecer melhores experiências, aumentando o engajamento e envolvimento entre sua marca e seu cliente.

  • Mais oportunidades de personalização: com o melhor entendimento dos gostos dos clientes, é possível personalizar melhor seus produtos ou serviços.

 

5 estratégias para implementar o pagamento recorrente em seu negócio

A implementação do pagamento recorrente é simples e fácil de ser feita e para isso, contar com um bom parceiro no seu negócio é fundamental, somente assim é possível garantir uma taxa de retenção de clientes mais alta, maior segurança e melhor experiência do cliente. 

Para contar com esta solução no seu negócio, além de ter uma abordagem estratégica e cuidadosa, é importante que o parceiro seja ideal, por isso, atente-se em:

 

1. Escolha a plataforma de pagamento adequada 

Um bom parceiro oferecerá segurança e facilidade na implementação do pagamento recorrente no seu negócio, por isso, analise a melhor proposta e as melhores condições, tanto para você, quanto para seu cliente. 

 

2. Defina opções flexíveis de pagamento 

Ofereça opções de pagamentos como cartão de crédito e débito, além de parcelamento, em que seu cliente conseguirá honrar com o pagamento.

 

3. Estabeleça os benefícios aos clientes 

É fundamental estabelecer previamente quais benefícios serão ofertados aos clientes ao aderir o pagamento recorrente. Isso fará com que eles queiram se fidelizar para garantir os benefícios. 

 

4. Comunique os benefícios aos clientes 

Com os benefícios estabelecidos, comunique aos clientes quais são eles e o porquê de aderirem junto ao seu negócio.

 

5. Ofereça incentivos para a adesão ao pagamento recorrente

Ofereça vantagens, como descontos, serviços e produtos extras, frete grátis, acesso a lançamentos com prioridade e outros tipos de benefícios que incentivem a adesão.

 

👉Leia também: Guia prático para gerenciar um pequeno negócio na prática

 

Otimize sua taxa de retenção de clientes com o pagamento recorrente!

Proporcionar uma boa experiência aos seus clientes é a melhor forma de fidelizá-los e com isso, aumentar a taxa de retenção de clientes. Para fazer isso da melhor maneira possível, utilizar de ferramentas e soluções, como o pagamento recorrente é a melhor saída. 

Através dele, você consegue ter mais controle do seu fluxo de caixa, maiores possibilidades de crescimento e conquistar sonhos dentro do seu negócio.

 

Conheça os pagamentos recorrentes e garanta o pagamento das suas vendas

 


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados