Como a cobrança recorrente pode salvar seu fluxo de caixa

Quem nunca passou pelo sufoco de ter que lidar com clientes inadimplentes? A inadimplência é um problema comum para negócios de todos os tamanhos e segmentos. Mas, e se existisse uma solução que pudesse ajudar a reduzir a taxa de inadimplência e ainda garantir previsibilidade no fluxo de caixa?! A boa notícia é que ela existe: a cobrança recorrente!
Com algumas medidas estratégicas e o uso adequado da tecnologia, é possível explorar meios para que o pagamento recorrente consiga transformar sua gestão financeira e evitar os temidos calotes.
O que é a cobrança recorrente e como ela reduz a inadimplência?
A cobrança recorrente é um modelo de pagamento em que o cliente, basicamente, autoriza cobranças automáticas periódicas, como mensalidades, assinaturas e planos de serviços. Imagine, por exemplo, o caso de academias, em que os alunos podem contratar planos personalizados com musculação e ainda incluir outras aulas, como aulas de danças ou lutas e fazer planos trimestrais, semestrais ou mesmo anuais - isso tudo com valores mais acessíveis.
Diferente dos boletos ou pagamentos tradicionais, por exemplo, em que o cliente precisa lembrar de fazer a transação, o pagamento recorrente acontece automaticamente, evitando esquecimentos e atrasos.
Ah, mas então é como um parcelamento. Não exatamente. Pode até parecer um parcelamento, já que há um débito automático - muitas vezes no cartão de crédito - mas diferente do parcelamento, quando o cliente opta pelo pagamento recorrente no cartão, ele não compromete o limite total do cartão. Os débitos acontecem como se fossem cobranças isoladas, o que ajuda muito para quem precisa contratar um serviço recorrente, mas não quer usar o limite disponível.
Essa dinâmica é o que faz dele uma solução de pagamento cada vez mais adotada por empreendedores que oferecem serviços e produtos que podem ser vendidos em formato de clube de assinaturas ou para o caso de produtos e serviços que exigem alguma recorrência de pagamento, como o caso de cursos online, clube de vinho e queijos, provedores de serviços digitais e até mesmo em empresas de software.
Com a adesão crescente da cobrança recorrente e de outras soluções de pagamento mais modernas por parte de todos os setores, todo o mercado pode se beneficiar e, claro, os clientes também.
O que você precisa saber antes de implementar a cobrança recorrente
Por mais que a cobrança recorrente seja um meio de pagamento que pode transformar a gestão do seu fluxo de caixa e promover uma revolução em suas vendas, é fundamental considerar alguns fatores importantes para garantir que sua implementação de fato tenha sucesso. Veja:
- Escolha um bom parceiro de pagamentos: optar por um parceiro que permita ao seu negócio oferecer meios seguros e com maior praticidade, como cartões de crédito, débito direto em conta, além de ter a possibilidade de criar boas opções de planos de pagamento é o que pode garantir a você maior chance de conversão nas vendas, melhorar sua previsibilidade financeira e ajudar a combater a inadimplência.
- Conheça seu público: dificilmente você vai encontrar um cliente que ache ruim ter opções de pagamento que facilitam a vida dele, não é mesmo?! Mas saber quem são seus clientes e como eles se comportam e consomem é o que poderá te ajudar a encontrar a melhor forma de chegar até eles, além de ser a melhor maneira de conseguir, de fato, criar boas opções de pacotes e clubes de assinaturas.
- Seja transparente nas cobranças: geralmente, a criação de clubes de assinaturas ou demais opções de consumo com cobrança recorrente permite que sejam aplicados valores mais acessíveis, já que o cliente passa a ser fidelizado. No entanto, independente da sua estratégia de precificação e formato de pacotes, mantenha sempre a transparência com os clientes para evitar fricções e falhas na comunicação.
- Tenha uma política de cancelamento: por mais que o pagamento recorrente seja muito interessante para o cliente, pode ser que em algum momento ele realmente precise interromper ou cancelar seu contrato. Nesse caso, é fundamental que seu negócio tenha uma política de cancelamento bem clara e muito bem definida para que o processo possa ser facilitado e o cliente não se sinta pressionado.
Isso, além de contribuir com a experiência dele, pode até mesmo fazer com que ele volte a contratar seu serviço ou comprar novamente quando puder. - Priorize a segurança de dados: além de um bom parceiro para pagamentos, é essencial investir em plataformas que sejam confiáveis. Imagine como poderia ser prejudicial para sua reputação se houvesse algum problema na manipulação de dados ou mesmo equívoco ao realizar a cobrança dos clientes e isso acontecesse com frequência. Ter parceiros de confiança evita esse tipo de problema e garante que, caso você tenha imprevistos, certamente haverá um bom suporte para ajudar.
5 estratégias para reduzir a taxa de inadimplência com cobranças recorrentes
Mas afinal, de que maneira a cobrança recorrente realmente elimina ou reduz a inadimplência dos clientes? É claro que esse meio de pagamento por si só enquanto tecnologia não vai resolver a inadimplência sozinho. Mas ao implementá-lo com as estratégias adequadas, é possível conseguir ótimos resultados para melhorar seus dados e reduzir a temida taxa de inadimplência. Veja o que você pode fazer:
1. Automatize as cobranças
A melhor forma de reduzir a inadimplência dos clientes, podendo chegar a eliminar esse problema por completo, a depender do seu público, é automatizar os pagamentos. Essa ação pode ainda render uma boa previsibilidade financeira para seu negócio, garantindo uma melhor gestão do fluxo de caixa até mesmo para facilitar os investimentos em crescimento de forma sustentável.
2. Ofereça múltiplos meios de pagamento
Muitas vezes, o fato de não possuir diferentes meios de pagamento é justamente o que pode fazer com que seus clientes tenham dificuldades em manter a regularidade. Imagine, por exemplo, que seu negócio ainda não automatizou os pagamentos e não possui diferentes soluções de pagamento. Se os clientes não tiverem opções diversificadas, podem ter dificuldades para efetuar um pagamento ou mesmo para efetuar uma primeira compra.
3. Implemente notificações proativas
A comunicação transparente e educativa é sempre uma ótima alternativa para ajudar os clientes a se lembrarem dos vencimentos de seus contratos, caso suas cobranças ainda não sejam automatizadas e - mesmo quando você já possui essa opção - manter esse contato pode ajudar na fidelização de clientes e também incentivar a renovação de contratos.
4. Utilize o Assinaturas Mercado Pago
Essa ferramenta permite criar planos de assinatura personalizados e gerenciar cobranças automáticas para reduzir a taxa de inadimplência. Com o Assinaturas Mercado Pago, você pode configurar a frequência das cobranças, oferecer períodos de teste grátis e aceitar os principais meios de pagamento, e ainda receber o dinheiro na hora pelas suas vendas.
5. Analise regularmente os indicadores financeiros
O monitoramento constante das métricas relacionadas à inadimplência para identificar tendências e adaptar estratégias conforme necessário é essencial para te ajudar a ajustar a rota e modificar seu planejamento sempre que necessário.
Implemente a cobrança recorrente e transforme seu fluxo de caixa!
A implementação de um sistema de cobrança recorrente é uma estratégia eficaz para reduzir a inadimplência e melhorar a previsibilidade financeira do seu negócio. Ferramentas como o Assinaturas do Mercado Pago permitem que você ofereça soluções completas para automatizar cobranças, aumentar a conveniência para os clientes e fortalecer a saúde financeira do seu negócio.
Ao adotar práticas adequadas e utilizar as ferramentas certas, é possível minimizar os impactos da inadimplência e promover o crescimento sustentável do negócio. Então não espere até que suas taxas aumentem.
Implemente a cobrança recorrente de forma segura com o banco digital Mercado Pago e veja como afastar o fantasma da inadimplência da sua administração.
💡Leia também:
Receita previsível: o que é e como o pagamento recorrente ajuda
Como o pagamento recorrente auxilia na taxa de retenção de clientes
Como investir em clubes de assinatura
O que é programa de fidelidade e como adotá-lo no seu negócio
Satisfação do cliente: evite cancelamentos e impulsione renovações
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