Uma das principais formas de comprar online hoje é por meio de dispositivos móveis, sejam celulares, tablets ou até os mais recentes smartwatches. Inclusive, se ainda restam dúvidas, conforme apontam dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 50% das transações de e-commerce já são realizadas por meio destes aparelhos.
Isso mostra como a jornada do consumidor se transformou, não é mesmo?! E sabe o que é imprescindível neste processo para garantir mais vendas? A otimização do processo de checkout. Afinal de contas, um checkout fluido, rápido e sem obstáculos melhora a experiência do usuário e evita a perda de clientes devido a dificuldades durante o pagamento online.
Inclusive, vale pontuar que os consumidores modernos esperam um processo de compra mais eficiente e seguro, especialmente ao realizarem transações por esses dispositivos. Portanto, garantir que o checkout móvel esteja otimizado deixou de ser um diferencial em relação à concorrência, tornando-se uma necessidade para qualquer negócio que deseja crescer no digital.
Até porque, a primeira impressão conta, e um checkout complexo, repleto de etapas, pode significar a diferença entre uma venda concluída e um carrinho abandonado.
Quando você ouve o termo "checkout otimizado" o que vem à mente em um primeiro momento? Para muitos empreendedores a otimização é deixar um processo mais fluído, mas não é só isso, viu?! Otimizar o seu checkout significa adaptar o processo de compra a fim de garantir uma melhor experiência de compra para seus clientes, reduzindo assim o abandono de carrinho e, claro, melhorando suas taxas de conversão e a confiança dos usuários em seu site.
Mas como essa otimização funciona? Otimizar seu checkout pode acontecer de diversas formas. Neste caso, especificamente, falamos sobre uma otimização do checkout móvel. Ou seja, dos processos de compra online realizados em dispositivos móveis — celulares e tablets, por exemplo.
Isso quer dizer que seus processos de checkout precisam atender a uma vasta demanda de clientes que esperam realizar compras e encontrar etapas de finalização que tenham uma interface amigável, responsiva (que se adapta aos diversos formatos de dispositivos) e, principalmente, que ofereça eficiência e segurança. Afinal de contas, se o cliente já está comprando a partir de um celular, por exemplo, ele possivelmente não tem o perfil de um cliente que se sentiria confortável com longos formulários e processos complexos para realização de uma compra.
E como facilitar esse processo? Com automações que permitam o preenchimento automático, uso de carteiras digitais, com soluções de pagamento seguras e a redução de etapas. Isso, sem dúvidas, fará diferença em seu negócio.
As ferramentas e tecnologias adequadas para otimizar o checkout em dispositivos móveis devem ser cuidadosamente escolhidas e planejadas. Aliás, segundo dados de uma pesquisa realizada pela Baymard, cerca de 70% dos clientes abandonam o carrinho no momento do pagamento .
Isso demonstra a importância de uma otimização que seja efetiva e simplifique a vida do seu cliente. Até porque, eliminando as dificuldades e garantindo uma navegação rápida e intuitiva, é possível aumentar significativamente as chances de concluir a venda. Os principais fatores que influenciam na escolha de uma boa ferramenta de checkout incluem:
A otimização do checkout para dispositivos móveis requer, entre outras estratégias, a implementação de práticas que melhorem tanto a experiência do usuário quanto a eficiência do processo de pagamento. Com isso, a melhor maneira de promover uma experiência de compra imersiva é unir essas práticas e estratégias com tecnologias que garantam eficiência operacional e segurança. Aqui estão algumas dicas importantes você pode adotar em seu negócio:
Menos etapas no processo de checkout significa menos chances de abandono. Consolidar informações sempre que possível é uma boa estratégia. Imagine uma cafeteria que vende acessórios e cápsulas, por exemplo, que possui um checkout bem otimizado com etapas bem reduzidas e até mesmo a possibilidade de compra como visitante. Isso facilita o processo para o cliente, aumentando as taxas de conversão.
Facilitar a inserção de dados pessoais dos clientes reduz o tempo gasto no checkout e melhora a experiência geral. Uma loja de suplementos, por exemplo, pode usar o preenchimento dos dados e até mesmo sugerir a recompra de pedidos anteriores como uma forma de facilitar o processo de checkout. Há ainda casos em que o cliente pode escolher uma compra como um pedido recorrente.
Essa opção pode ser muito interessante quando o cliente faz recompras de um mesmo item com periodicidade regular. Essa opção melhora a experiência do cliente e permite a fidelização de clientes.
Diversificar as opções de pagamento permite que os clientes escolham a que mais lhes agrada, aumentando a probabilidade de finalização da compra. Imagine, por exemplo, uma livraria que se prepara para vender pela internet mais e melhor, principalmente no final do ano e período de compra de material escolar. Oferecer mais soluções de pagamento é essencial para atender às necessidades de mais clientes e converter mais vendas.
Formulários simplificados que pedem apenas as informações necessárias são mais atraentes e menos intimidador para os clientes. Além disso, tecnologias como o Checkout Mercado Pago permitem que os usuários possam realizar suas compras sem a necessidade de login. Esse primeiro contato pode ser fundamental para uma conversão rápida e que, após uma primeira experiência positiva, certamente retornará ao seu site para mais compras e fidelização.
Mostrar todos os custos envolvidos, incluindo impostos e taxas de envio, no início do processo de checkout, reduz surpresas desagradáveis no final. Imagine uma loja de presentes que apresenta novamente todos os valores da compra no momento final da compra, permitindo que o cliente tenha uma visão clara de tudo o que está comprando. Isso facilita a organização financeira e transmite mais confiança.
Oferecer recomendações personalizadas e conteúdos relevantes durante o checkout pode aumentar a satisfação do cliente e a taxa de conversão. Imagine uma loja de produtos eletrônicos que, no processo de checkout de um notebook, oferece como estratégia de venda cruzada, ou cross sell, mouse e teclado sem fio, por valores especiais. Além de aumentar o ticket médio do cliente, a loja promove uma experiência melhor. Essa personalização pode ir além, oferecendo sugestões de compra de acordo com o dispositivo móvel que normalmente é identificado na realização das compras e também com base no comportamento de compra do cliente.
Sabendo que a otimização do checkout para dispositivos móveis é um fator indispensável para aumentar as taxas de conversão e garantir a satisfação dos clientes, procure escolher as práticas e ferramentas certas, como um bom parceiro de soluções de pagamento que possa oferecer tecnologia eficaz. O Mercado Pago, por exemplo, além de garantir soluções com altos níveis de personalização para uma experiência de compra verdadeiramente imersiva no seu checkout, oferece mais segurança a cada transação.
Quando o assunto é comprar via dispositivos móveis, seus clientes têm a certeza de realizar compras por meio de uma solução completa e que certamente terá o meio de pagamento que o cliente está buscando para finalizar seu pagamento. E as vantagens dessa escolha são muitas, como as transações mais rápidas e seguras para seus clientes e, claro, a tranquilidade das boas vendas com o recebimento do dinheiro na hora para você, facilitando a gestão da sua loja.
Então, não deixe para depois as melhorias que você pode fazer ainda hoje.
Otimize seu checkout, transforme as vendas para dispositivos móveis em sua loja online e tenha muito mais sucesso nas conversões!
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