Aproveitar todas as oportunidades é tarefa de todo empreendedor que deseja ter sucesso. Se você se encaixa nisso, então saiba que o ano de 2024 pode ser um grande mar de oportunidades para você expandir seu negócio. Afinal de contas, definir um calendário de ações explorando as oportunidades que ele oferece, pode fazer com que você caia nas graças dos clientes e, como todo bom brasileiro, criatividade não pode faltar para aproveitar cada data especial.
As datas comemorativas ajudam no aumento das vendas, além de trazer uma experiência ao cliente mais personalizada e melhorar o relacionamento com o consumidor. De acordo com a Webshoppers Ebit Nielsen, houve um aumento de 34% nas vendas de e-commerces graças às datas comemorativas.
Criar um calendário de datas comemorativas é fundamental para explorar novas ideias e caminhos nas datas mais festivas do ano. Isso tudo pode fazer com que as vendas do seu negócio aumentem, assim como a melhor experiência e até mesmo a satisfação do cliente e também o relacionamento com o consumidor. Colocando o planejamento e a execução para caminharem juntos, o destino é um só: sucesso!
Entender como o consumidor se comporta durante todos os períodos sazonais é uma tarefa essencial, é a partir daí que você conseguirá montar seu calendário de datas comemorativas. Além disso, é importante também acompanhar tendências do consumidor, incluindo experiências.
No Brasil, o calendário sazonal é importante porque marca épocas onde o varejo está mais aquecido, desperta o desejo de compra no consumidor e cria oportunidades para que as suas vendas aumentem ao longo de todo o ano.
Com isso, você deve considerar as principais datas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday, Natal e Ano Novo já fazem parte da lista de datas presenteáveis que os consumidores investem seu dinheiro. E para garantir mais sucesso em suas vendas é essencial um planejamento quando o assunto é calendário sazonal.
É necessário ter estratégias e ações tomadas muito antes da data chegar, para que tudo possa funcionar e lucrar como o esperado. Neste planejamento, é necessário que tudo, sendo seu estoque, suas formas de vender e sua rotina esteja detalhadamente documentado e registrado em um sistema, que garantirá a execução de cada ação. Aproveitar o planejamento para se antecipar pode ainda elevar o nível das oportunidades, já que você terá todas as datas que deseja trabalhar em mãos.
Qualquer oportunidade pode ser muito bem-vinda, mas, pode ser que algumas delas não valham tão a pena para seu negócio. Isso porque, a depender da temática da data, ela pode fugir do seu nicho de negócio, deixando de ser compensatória.
Para entender qual data do calendário de datas comemorativas trabalhar, é importante considerar alguns aspectos estratégicos, como:
Cada data do calendário de datas comemorativas tem uma especificidade, ou seja, elas têm um foco e, planejar suas estratégias de acordo com a realidade de cada cenário pode ser o ponto-chave. Além disso, muitas estão ligadas com as épocas do ano, como o carnaval, que está totalmente ligado com o verão e às regiões do Brasil, como o Norte e o Nordeste, onde as festas de São João possuem muito apreço.
Cada data traz particularidades e tudo dependerá do nicho e público alvo do seu negócio, porém, algumas das mais quentes que você pode pensar em colocar no seu calendário sazonal são:
Esta data pode ser abrangente em suas ações e, você pode oferecer vouchers para serviços dedicados à mulher, como uma massagem relaxante, um dia de spa, ou então um ingresso para eventos relacionados ao universo feminino. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, ofereça descontos em looks que expressam a força feminina, com peças que celebram a individualidade.
Se você tem um negócio focado na venda de alimentos ou produtos relacionados, a Páscoa pode ser excelente para oferecer ovos de chocolate, decoração, embalagens para montar ovos e outros. Crie um ovo de chocolate com recheio cremoso e personalizado com o nome do presenteado, tornando-o único, por exemplo.
Independentemente do nicho do seu negócio, utilizar o Dia das Mães para ofertar flores, cestas de café da manhã, cestas de chocolate, serviços de relaxamento e até mesmo vestuário, pode ser uma boa pedida. Combine produtos relaxantes, como velas aromáticas e chás, com chocolates gourmet e flores frescas, criando uma opção de presente memorável.
No Dia dos Namorados, o foco pode ficar em cima de presentes românticos, experiências para casais e outros. Pode ser interessante, também, oferecer experiências para os solteiros, que podem se reunir para descontrair nesta data de casais.
Um dos períodos mais divertidos do ano também pede ações focadas e que podem render muitos resultados, decoração, brincadeiras e comidas típicas podem se destacar. Um exemplo é: se você tem uma papelaria, pode oferecer decorações especiais e também opções de brincadeira. Além disso, aproveite que a época do ano é o inverno para preparar seus produtos que tenham relação com essa época.
No Dia dos Pais, experiências focadas nos papais são muito bem-vindas e, se você tem uma loja de itens diversos, por exemplo, pode oferecer copos e canecas personalizadas, camisetas diferenciadas e até mesmo experiências para pais e filhos. Ofereça kits personalizados com itens que os pais amam, como cervejas artesanais, acessórios para churrasco e ferramentas.
No Dia das Crianças, os brinquedos reinam, por isso, é interessante focar neles, mas também pensar em atrativos para os pais, como descontos progressivos, variedade nas formas de pagamentos e outros. Crie promoções em brinquedos educativos e criativos, que estimulem a imaginação e o desenvolvimento das crianças.
Na Black Friday, independente de seu nicho, o foco deve ser em oferecer descontos e benefícios palpáveis e que façam a diferença na vida do consumidor, para isso, foque em promoções, converse com fornecedores para conseguir preços melhores e aumente a capacidade do atendimento.
No Natal, a decoração temática e o sentimento natalino atraem o consumidor, por isso, invista na decoração e ofereça produtos personalizados com o tema da data. Venda enfeites natalinos personalizados e kits temáticos para diferentes estilos, criando um ambiente mágico para as festas.
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Ufa! São datas e mais datas que seu negócio pode aproveitar, mas, se alguma delas você identificou como não conveniente com o nicho de atuação do seu negócio, é possível ainda oferecer mimos e brindes que façam alusão a data.
Quer um exemplo? Imagine que você tem uma barbearia e, no Dia das Mães, ofereça um mimo às mães dos seus clientes, dessa forma, você pode até mesmo fisgar outros clientes que possam se encantar com a atitude.
O calendário de datas comemorativas é fundamental para quem quer evoluir com seu negócio. Através dele, é possível escolher datas estratégicas e pensar em ações fundamentais para atrair mais clientes, principalmente nestes períodos em que as vendas aumentam. Independentemente do seu tipo de negócio, haverá sempre uma data sazonal em que ele poderá atuar e agir para atrair mais clientes e aumentar o lucro, por isso, aproveite as oportunidades.
Além disso, aplicando estratégias eficazes, bom posicionamento de mercado e análise primorosa do calendário sazonal, suas vendas aumentam, estreitando o relacionamento com os clientes e criando melhor identificação com seu público.
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