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Como se destacar na Páscoa atuando em outro nicho de mercado

Nicho de mercado Mercado Pago: Mulher com blusa azul e criança com blusa amarela, ambos vestindo orelhinhas de coelho na cabeça, sentados em mesa de cozinha pintando ovos da cor amarela, vermelho e verde.

A Páscoa é uma data comemorativa que normalmente remete à memória dos famosos ovos de chocolate, além de uma verdadeira enxurrada de doces dos mais variados tipos. Para quem empreende com esse nicho de mercado, as vendas estão no caminho para dar certo.

Mas, e para quem atua em outro nicho de mercado? Apesar do primeiro pensamento se voltar para a área dos chocolates, é muito importante entender que o coelhinho não traz somente essa oportunidade, mas abre um leque para que diversos outros nichos de mercado também possam se destacar!

 

Como se destacar na Páscoa atuando em outro nicho de mercado?

Em anos mais recentes, a Páscoa tem, por meio de estudos, se revelado cada vez mais uma data de aquecimento das vendas em geral. Com crescimento de mais de 53% de produtos vendidos, de acordo com a Nuvemshop.

Mas como se destacar em um mercado saturado de chocolates?

A resposta é simples: explore nichos inusitados! Nichos de mercado diferentes oferecem uma oportunidade única de se destacar na Páscoa. A data é propícia para presentear, e produtos diferenciados e memoráveis são a chave para o sucesso. Além disso, a Páscoa reúne famílias, criando uma oportunidade para produtos que proporcionam experiências conjuntas. Consumidores cada vez mais buscam produtos que vão além do chocolate tradicional, valorizando a exclusividade e a personalização.

Para conquistar seu público na Páscoa, você pode explorar diversas estratégias como kits de produtos que combinam com chocolates, como livros infantis e chocolates temáticos. Embalagens personalizadas para a Páscoa também encantam os consumidores e fortalecem a identidade do seu negócio.

Com planejamento, criatividade e as estratégias certas, você pode se destacar da concorrência, conquistar novos clientes e aumentar suas vendas significativamente.

 

Oportunidades de nichos de mercado que se destacam na Páscoa

Sendo ou não os chocolates e doces partes do seu negócio, não há com que se preocupar. O mais importante é pensar em algo diferente, “fora da caixinha” e criativo para que seu nicho de mercado se encaixe no que essa data pode oferecer. 

Confira alguns exemplos de integração desses nichos:

 

  • Turismo e hotelaria: viagens nunca saem de moda. Montar pacotes especiais para receber as famílias que podem viajar para visitar os parentes ou até mesmo conhecer cidades que possuem fábricas de doces são uma ótima pedida.

  • Brinquedos: é inegável que a associação mais comum do coelhinho e seus chocolates nos lembra muito das crianças e dessa época onde as coisas são mais simples. Uma oportunidade para você que atua nesse nicho é oferecer alguns doces juntamente com seus brinquedos, como coelhos de pelúcia

  • Papelaria: toda data que possui símbolos fortes como o Coelho da Páscoa traz consigo uma abertura para que papelarias consigam personalizar a data trabalhando em conjunto com todos os segmentos. Pense em cartões para presentes do coelhinho ou até mesmo lembrancinhas, como canetas em formato de cenoura ou cadernos temáticos. 

  • Alimentação: além das opções de doces para agradar a todos os gostos, as padarias também podem aproveitar a data com algumas cestas prontas para presente ou se preparando para os eventos em família que acontecerão na sua região. Pense em colombas pascais e até mesmo bolos de cenoura com chocolate. 

  • Decoração: e finalmente, enquanto todos os negócios estão tentando se adequar aos símbolos da data, seu empreendimento pode capitalizar fortemente proporcionando a decoração tanto para esses negócios quanto para as casas de seus clientes. Pense em decorações para mesa como coelhos de porcelana, louças temáticas e panos de prato. 

 

Impulsione suas vendas na Páscoa com 7 dicas infalíveis

É importante saber como fugir do padrão pode garantir mais vendas e clientes neste período, além de destacar seu negócio no mercado de atuação. Lembre-se, um período de mercado aquecido, como datas sazonais, fortalece também a competitividade entre as concorrentes.

Saiba como sair do óbvio pode ser mais lucrativo seguindo as dicas abaixo:

 

1. Planeje-se antecipadamente

Conheça muito bem seu público e defina seus objetivos de venda para oferecer exatamente o que seus clientes estão buscando. Crie um mix de produtos irresistíveis, combinando chocolates tradicionais com opções diferenciadas e personalizadas. Invista em embalagens criativas e personalizadas que transmitam a mensagem da sua marca. Se você for de outro nicho de mercado, como uma papelaria, você pode oferecer canetas e blocos de notas de coelhinho e oferecer um chocolate como brinde. 

 

2. Atente-se na precificação

Em um momento de alta competitividade, é válido reavaliar a política de precificação para manter-se o mais relevante o possível, já que será sua principal vitrine para que novos clientes venham a conhecer seu trabalho. Ofereça opções para diferentes orçamentos, desde kits econômicos até presentes luxuosos, como caixas com vinhos e chocolates. Além disso, explore promoções e descontos para impulsionar as vendas. Se você for de outro nicho de mercado, como uma lanchonete ou padaria, pense em como precificar os kits de vinhos, chocolates e bolos, por exemplo. 

 

3. Invista em mais canais de vendas

E falando nessa vitrine, é importante saber expô-la no maior número de canais possível. Venda online e offline para alcançar um público maior, utilizando plataformas como e-commerce, redes sociais e marketplaces. Além disso, ofereça opções de retirada na loja ou entrega em domicílio.  Quem não é visto, não é lembrado e você não quer que o coelhinho esqueça de você. Se você trabalha com decoração, por exemplo, pense em expandir suas vendas físicas para vendas pelas redes sociais ou um e-commerce. 

 

4. Pense no marketing de forma estratégica

Crie campanhas criativas e personalizadas para a Páscoa. Utilize as redes sociais para divulgar seus produtos e promoções e invista em anúncios online para alcançar um público mais amplo. Pense em começar a campanha antes e invista em anúncios atrativos visualmente. Se você tem um negócio de brinquedos, por exemplo, pense em uma campanha que impressione as crianças e conquiste os pais. 

 

5. Organize o delivery 

Seja em vendas mais locais ou distantes, garanta que a logística de entrega dos seus serviços esteja completamente funcional para a Páscoa. Uma das piores sensações é ter um planejamento que falha por um erro operacional. Coloque-se no lugar do seu cliente e entregue uma experiência inesquecível. Personalize a experiência do cliente com brindes e mensagens especiais. Se você tem um negócio do ramo alimentício, como uma mercearia, organize a logística para entregar seus produtos o mais rápido possível e com qualidade. 

 

6. Invista no visual de seu negócio

Decore sua loja física ou virtual com elementos temáticos da Páscoa, utilizando cores, luzes e músicas para despertar o interesse do público. Crie um ambiente convidativo e acolhedor para os clientes. Se você possui um negócio de turismo, pense em enfeitar sua loja física ou virtual com decorações de Páscoa como coelhinhos, ovos e cenouras. 

 

7. Impulsione vendas com promoções e experiência para o cliente

Não podemos deixar de falar de promoções especiais! Criar pacotes, oferecer descontos progressivos, brindes ou uma precificação mais competitiva é uma das formas que alcançará cada vez mais pessoas e, com uma experiência personalizada para os clientes, ter vários deles fidelizados é apenas uma questão de tempo. Pacotes de viagem sempre são bem-vindos, pense em como conquistar seus clientes com promoções imperdíveis para o período da Páscoa e para lugares que remetam à ideia, como lugares que tenham uma fábrica de chocolate. 

 

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O que o coelhinho da Páscoa traz para você? Mais vendas!

Descobrimos que nem só de chocolate vive o coelhinho! A Páscoa é um período de vendas muito aquecido e que, mesmo que você não atue no nicho mais aliado à essa data, se tiver um bom planejamento estratégico, com certeza conseguirá um aumento significativo nas suas vendas. 

Algo que não pode faltar nesse momento é um banco digital, como o Mercado Pago, com o qual você pode controlar suas vendas e gastos diretamente em um só lugar. Além de contar com soluções financeiras modernas e rápidas em que o dinheiro das suas vendas cai na hora na sua Conta Mercado Pago, você também tem oportunidades de potencializar esses lucros e o seu negócio. 

 


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Escrito por:

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