Como explorar um calendário de datas comemorativas em seu negócio
Aproveitar todas as oportunidades é tarefa de todo empreendedor que deseja ter sucesso. Se você se encaixa nisso, então saiba que o ano de 2024 pode ser um grande mar de oportunidades para você expandir seu negócio. Afinal de contas, definir um calendário de ações explorando as oportunidades que ele oferece, pode fazer com que você caia nas graças dos clientes e, como todo bom brasileiro, criatividade não pode faltar para aproveitar cada data especial.
As datas comemorativas ajudam no aumento das vendas, além de trazer uma experiência ao cliente mais personalizada e melhorar o relacionamento com o consumidor. De acordo com a Webshoppers Ebit Nielsen, houve um aumento de 34% nas vendas de e-commerces graças às datas comemorativas.
Criar um calendário de datas comemorativas é fundamental para explorar novas ideias e caminhos nas datas mais festivas do ano. Isso tudo pode fazer com que as vendas do seu negócio aumentem, assim como a melhor experiência e até mesmo a satisfação do cliente e também o relacionamento com o consumidor. Colocando o planejamento e a execução para caminharem juntos, o destino é um só: sucesso!
Por que é importante preparar um calendário de datas comemorativas?
Entender como o consumidor se comporta durante todos os períodos sazonais é uma tarefa essencial, é a partir daí que você conseguirá montar seu calendário de datas comemorativas. Além disso, é importante também acompanhar tendências do consumidor, incluindo experiências.
No Brasil, o calendário sazonal é importante porque marca épocas onde o varejo está mais aquecido, desperta o desejo de compra no consumidor e cria oportunidades para que as suas vendas aumentem ao longo de todo o ano.
Com isso, você deve considerar as principais datas como Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais, Black Friday, Natal e Ano Novo já fazem parte da lista de datas presenteáveis que os consumidores investem seu dinheiro. E para garantir mais sucesso em suas vendas é essencial um planejamento quando o assunto é calendário sazonal.
É necessário ter estratégias e ações tomadas muito antes da data chegar, para que tudo possa funcionar e lucrar como o esperado. Neste planejamento, é necessário que tudo, sendo seu estoque, suas formas de vender e sua rotina esteja detalhadamente documentado e registrado em um sistema, que garantirá a execução de cada ação. Aproveitar o planejamento para se antecipar pode ainda elevar o nível das oportunidades, já que você terá todas as datas que deseja trabalhar em mãos.
Como preparar seu negócio para períodos de datas comemorativas
Qualquer oportunidade pode ser muito bem-vinda, mas, pode ser que algumas delas não valham tão a pena para seu negócio. Isso porque, a depender da temática da data, ela pode fugir do seu nicho de negócio, deixando de ser compensatória.
Para entender qual data do calendário de datas comemorativas trabalhar, é importante considerar alguns aspectos estratégicos, como:
- Identificação das principais datas comemorativas relevantes para o seu nicho de mercado: isso é essencial para focar em datas que tragam resultados positivos para sua loja. Nada te impede de aproveitar alguma data fora do seu nicho, por exemplo, se você trabalha com decoração, você pode ser criativo em suas estratégias e aproveitar a Páscoa.
Além disso, você consegue ter estratégias mais criativas e, assim, atrair ainda mais o público. Pense em quais datas do calendário sazonal geram mais interesse e engajamento, revise o histórico de vendas e desempenho do mesmo período em anos anteriores e compreenda as preferências e hábitos de compra de seu público-alvo.
- Entendimento do comportamento do consumidor durante essas datas: entender o que o consumidor busca em um período sazonal é importante, como agilidade no atendimento, descontos, benefícios, formas variadas de pagamento (como vantagens do pagamento no WhatsApp, por exemplo), e principalmente qual a oferta. Por exemplo, se você tem um negócio de roupas e quer aproveitar o carnaval para aumentar suas vendas, não faz sentido vender roupas de inverno, certo?
- Análise da concorrência e das estratégias que estão sendo implementadas: analisar sempre o concorrente para fazer melhor e de maneira mais efetiva é essencial para vender mais e atrair um público ainda maior. Por exemplo, ofereça brindes exclusivos e realize sorteios nas redes sociais.
- Planejamento de ações de marketing e promoções específicas para cada data: com o planejamento, é possível colocar na ponta do lápis todas as estratégias de marketing e promoção que você terá, como desconto progressivo, ações e anúncios direcionados nas redes sociais, descontos para clientes vindo das redes sociais, entre outros. Por exemplo, divulgue suas ofertas no Instagram da sua loja ou em outras redes, como o Tik Tok, Facebook e assim em diante.
- Garantir que a logística e o estoque estejam preparados para atender à demanda adicional durante os períodos de pico: o que você não pode é ficar sem vender, por isso, no planejamento é essencial colocar também sua gestão de tempo e estoque, caso seu nicho de mercado exija isso. Além disso, planeje o estoque com antecedência para evitar rupturas, reforce a equipe de logística para garantir entregas rápidas e ofereça diferentes opções de entrega e pagamento. A gestão logística também deve ser seu foco.
Como vender mais em datas comemorativas
Cada data do calendário de datas comemorativas tem uma especificidade, ou seja, elas têm um foco e, planejar suas estratégias de acordo com a realidade de cada cenário pode ser o ponto-chave. Além disso, muitas estão ligadas com as épocas do ano, como o carnaval, que está totalmente ligado com o verão e às regiões do Brasil, como o Norte e o Nordeste, onde as festas de São João possuem muito apreço.
Cada data traz particularidades e tudo dependerá do nicho e público alvo do seu negócio, porém, algumas das mais quentes que você pode pensar em colocar no seu calendário sazonal são:
1. Março (Dia Internacional da Mulher)
Esta data pode ser abrangente em suas ações e, você pode oferecer vouchers para serviços dedicados à mulher, como uma massagem relaxante, um dia de spa, ou então um ingresso para eventos relacionados ao universo feminino. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, ofereça descontos em looks que expressam a força feminina, com peças que celebram a individualidade.
2. Abril (Páscoa)
Se você tem um negócio focado na venda de alimentos ou produtos relacionados, a Páscoa pode ser excelente para oferecer ovos de chocolate, decoração, embalagens para montar ovos e outros. Crie um ovo de chocolate com recheio cremoso e personalizado com o nome do presenteado, tornando-o único, por exemplo.
3. Maio (Dia das Mães)
Independentemente do nicho do seu negócio, utilizar o Dia das Mães para ofertar flores, cestas de café da manhã, cestas de chocolate, serviços de relaxamento e até mesmo vestuário, pode ser uma boa pedida. Combine produtos relaxantes, como velas aromáticas e chás, com chocolates gourmet e flores frescas, criando uma opção de presente memorável.
4. Junho (Dia dos Namorados)
No Dia dos Namorados, o foco pode ficar em cima de presentes românticos, experiências para casais e outros. Pode ser interessante, também, oferecer experiências para os solteiros, que podem se reunir para descontrair nesta data de casais.
5. Julho (Festas Julinas)
Um dos períodos mais divertidos do ano também pede ações focadas e que podem render muitos resultados, decoração, brincadeiras e comidas típicas podem se destacar. Um exemplo é: se você tem uma papelaria, pode oferecer decorações especiais e também opções de brincadeira. Além disso, aproveite que a época do ano é o inverno para preparar seus produtos que tenham relação com essa época.
6. Agosto (Dia dos Pais)
No Dia dos Pais, experiências focadas nos papais são muito bem-vindas e, se você tem uma loja de itens diversos, por exemplo, pode oferecer copos e canecas personalizadas, camisetas diferenciadas e até mesmo experiências para pais e filhos. Ofereça kits personalizados com itens que os pais amam, como cervejas artesanais, acessórios para churrasco e ferramentas.
7. Outubro (Dia das Crianças)
No Dia das Crianças, os brinquedos reinam, por isso, é interessante focar neles, mas também pensar em atrativos para os pais, como descontos progressivos, variedade nas formas de pagamentos e outros. Crie promoções em brinquedos educativos e criativos, que estimulem a imaginação e o desenvolvimento das crianças.
8. Novembro (Black Friday)
Na Black Friday, independente de seu nicho, o foco deve ser em oferecer descontos e benefícios palpáveis e que façam a diferença na vida do consumidor, para isso, foque em promoções, converse com fornecedores para conseguir preços melhores e aumente a capacidade do atendimento.
9. Dezembro (Natal)
No Natal, a decoração temática e o sentimento natalino atraem o consumidor, por isso, invista na decoração e ofereça produtos personalizados com o tema da data. Venda enfeites natalinos personalizados e kits temáticos para diferentes estilos, criando um ambiente mágico para as festas.
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Ufa! São datas e mais datas que seu negócio pode aproveitar, mas, se alguma delas você identificou como não conveniente com o nicho de atuação do seu negócio, é possível ainda oferecer mimos e brindes que façam alusão a data.
Quer um exemplo? Imagine que você tem uma barbearia e, no Dia das Mães, ofereça um mimo às mães dos seus clientes, dessa forma, você pode até mesmo fisgar outros clientes que possam se encantar com a atitude.
Um bom calendário sazonal fortalece sua marca
O calendário de datas comemorativas é fundamental para quem quer evoluir com seu negócio. Através dele, é possível escolher datas estratégicas e pensar em ações fundamentais para atrair mais clientes, principalmente nestes períodos em que as vendas aumentam. Independentemente do seu tipo de negócio, haverá sempre uma data sazonal em que ele poderá atuar e agir para atrair mais clientes e aumentar o lucro, por isso, aproveite as oportunidades.
Além disso, aplicando estratégias eficazes, bom posicionamento de mercado e análise primorosa do calendário sazonal, suas vendas aumentam, estreitando o relacionamento com os clientes e criando melhor identificação com seu público.
💡Leia também:
O que é fluxo de caixa e como aplicá-lo no seu negócio?
9 dicas para abrir uma franquia de sucesso
Como manter a saúde financeira do meu negócio
Controle financeiro: como inovar a gestão do seu negócio
Custo fixo e variável: o que são e como calcular no seu negócio
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