Quem empreende está sempre em busca de inovação para o seu negócio, não é mesmo? Através da tecnologia, é possível alcançar objetivos com ferramentas e soluções que agregam facilidade e novas possibilidades. Nichos de negócio como o de barbearias, por exemplo, sofrem com algo incomum: a grande circulação de pessoas em determinados dias da semana e a baixa clientela em outros.
Mas é possível resolver isso? Bom, é sim! Existem soluções no mercado que permitem reter o cliente em dias menos movimentados, fazendo com que eles sejam melhores. O pagamento recorrente é uma destas soluções. Apesar de ser uma solução simples, é bem vantajosa e te poderá te auxiliar na conquista de mais clientes e transformar o seu negócio em uma barbearia por assinatura.
Com os cuidados com a beleza masculina cada vez mais em alta, investir na tecnologia em pagamentos para barbearias pode trazer grandes resultados. Uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) mostrou que 54% dos entrevistados frequentam barbearias constantemente e 43% disseram ser super vaidosos.
Além disso, houve um aumento no faturamento, atingindo US$69 bilhões em 2020 e estima-se que em 2024, esse setor tenha um faturamento de US$78,6 bilhões, de acordo com a pesquisa Research & Market.
Investir em uma barbearia por assinatura pode fazer com que este número seja ainda maior. Com o pagamento recorrente, é possível oferecer pacotes aos seus clientes com descontos durante os dias menos movimentados, por exemplo. Assim, você garantirá clientes todos os dias, além de ter a certeza no recebimento. E você adicionar mais experiência nesse processo, oferecendo um desconto ou um produto de barba e cabelo para seu cliente que pagou com o pagamento recorrente.
Imagine que você tenha uma barbearia que oferece serviços de barba, cabelo e estética, por exemplo. As segundas-feiras podem ser dias de agenda vazia, já que muitos clientes preferem cortar aos fins de semana, por conta da rotina de trabalho. Imagine ainda que um corte de cabelo e barba custe R$50 durante toda a semana, independentemente do dia. Esse é o cenário padrão, não é mesmo?
Agora vamos a uma possível solução: você pode oferecer ao seu cliente a possibilidade de marcar um horário na segunda-feira, oferecer um desconto de 15% para o corte de barba e cabelo e ainda oferecer mais um desconto ou um brinde se ele concordar em deixar agendado todas as segundas-feiras para fazer a barba.
Dessa forma, você poderá cobrar antecipadamente através do pagamento recorrente, criando um plano de assinatura ao seu cliente, além de garantir o movimento em um dia fraco e ainda ter previsibilidade de recebimento.
Criar uma barbearia por assinatura não é difícil, o importante é saber criar estratégias que atraiam seus clientes e se organizar financeiramente para oferecer planos vantajosos, tanto para seu cliente, como para seu negócio. Ou seja, você precisa alinhar suas metas e objetivos de ganhos, além de proporcionar boa experiência de acordo com o gosto do seu cliente.
Não é só transferir seus clientes do fim de semana para dias de semana e ainda oferecer desconto; a ideia é conquistar novos clientes e otimizar sua agenda.
O pagamento recorrente é um dos meios de pagamento mais simples, versátil e tranquilo de ser utilizado hoje em dia. Você precisará fazer poucas adaptações na sua barbearia, mas poderá continuar oferecendo as mesmas formas de pagamento, por exemplo.
A sua versatilidade permite aumentar lucros e se destacar no mercado sem que você tenha a necessidade de grandes mudanças.
Além disso, ainda oferece outras vantagens:
🤩Se para seu negócio é bom, pro seu cliente é ainda melhor! O pagamento recorrente não é bom apenas para seu negócio, mas para seu cliente também! Esse meio de pagamento transforma a experiência do seu consumidor, tornando cada atendimento mais personalizado e implementando a satisfação do cliente. Vamos à algumas vantagens: |
Viu só?! Implementar o pagamento recorrente não é uma tarefa difícil, você só precisa ter atenção nas preferências de seus clientes e nas metas financeiras do seu negócio para que tudo saia como planejado e sua barbearia seja um sucesso!
Confira algumas dicas para fazer essa implementação de forma mais assertiva:
Para fazer isso, você pode iniciar uma pesquisa rápida com seus clientes, para entender suas necessidades e a frequência de visitas. Ofereça pacotes com diferentes frequências, seja semanal, quinzenal ou mensal e valores que atendam cada perfil. E pense também em variar os serviços, incluindo cortes de cabelo, barba, massagem, estética, design de sobrancelhas, entre outros serviços que agreguem valor nos pacotes.
O essencial é escolher uma solução que traga mais praticidade, segurança e personalização para seu negócio. O Mercado Pago, banco digital parceiro do Mercado Livre, oferece uma solução fácil de receber pagamento recorrente. Basta que você crie um plano de assinaturas diretamente no aplicativo e compartilhe com seus clientes pelas redes sociais ou pelo WhatsApp. Além disso, com o Pagamento Recorrente Mercado Pago, você cobra de forma automática e ainda recebe seu dinheiro na hora, direto na Conta Mercado Pago.
A divulgação dos pacotes e também dos benefícios em ter uma assinatura é essencial, principalmente nas redes sociais, que é o local em que os seus clientes estarão na maior parte do tempo. Você pode realizar posts regulares no Instagram da sua barbearia, por exemplo, com fotos de seus pacotes, destacando os benefícios e vantagens aos seus clientes.
Você pode oferecer um benefícios exclusivos ao cliente que escolher fazer a assinatura na sua barbearia. Por exemplo, ao assinar um pacote de seis meses, seu cliente pode ganhar um kit de produtos para cabelo e barba de forma gratuita. Além disso, você também pode oferecer descontos, acesso antecipado a novidades e programa de fidelidade.
Desde o momento do agendamento até o dia de realizar o serviço, é essencial que o atendimento seja personalizado e excelente. Afinal, nenhum cliente assinará algo que tenha um atendimento ruim. Crie mensagens personalizadas para lembrar seus clientes do agendamento e informe-os que eles terão um desconto na próxima vez que forem à sua barbearia, por exemplo.
Você poderá automatizar suas cobranças e enviar lembretes sobre a data de vencimento do plano, por exemplo, incentivando o cliente a renovar por mais tempo. Através da Conta Mercado Pago, é possível gerenciar todos os pagamentos em tempo real e através do seu celular. Assim, você não perde tempo com burocracias e se preocupa apenas em atender bem seu cliente.
A barbearia por assinatura é uma excelente forma de tornar seu negócio mais lucrativo e próspero. Através do pagamento recorrente, é possível criar este modelo de assinaturas com estratégias de vendas e também conquistar novos clientes, incentivando a fidelização.
Contando com um parceiro ideal, como o Mercado Pago, é possível ainda mais! Você poderá receber seu dinheiro na hora, personalizar seus planos de assinatura e ainda contar com benefícios exclusivos que só o banco digital parceiro pode oferecer.
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