Independentemente do tipo de negócio, uma coisa é certa: todo empreendedor enfrenta desafios financeiros. E uma das principais dificuldades para quem recebe pagamentos parcelados e via maquininha é o tempo entre a venda e o recebimento do dinheiro, o que pode impactar diretamente na gestão do fluxo de caixa, dificultando a manutenção das contas e impedindo investimentos no crescimento do negócio.
Para resolver esse problema, a antecipação de recebíveis surge como uma solução viável, já que permite o acesso aos valores das vendas de forma mais rápida, tornando possível a recompra de materiais e também o reinvestimento no negócio, principalmente em períodos de alta demanda.
A antecipação de recebíveis funciona como um adiantamento do dinheiro das vendas realizadas a prazo. É um recurso financeiro que permite ao empreendedor acessar de maneira adiantada valores que seriam recebidos apenas no futuro.
E por que contar com a antecipação é importante? Utilizando esse recurso de maneira estratégica é possível equilibrar o fluxo de caixa, pagar fornecedores e investir no crescimento do seu negócio, uma vez que não será necessário esperar pelos prazos tradicionais dos pagamentos.
Empreendedores que fazem vendas parceladas sentem o impacto da demora no recebimento do dinheiro, o que pode comprometer a operação do negócio, resultando em atrasos em pagamentos de fornecedores, funcionários e dificuldades para cumprir outras obrigações financeiras do negócio.
Para lidar com essa situação, alguns acabam recorrendo a empréstimos com juros altos, sem considerar sua realidade financeira. Por isso, contar com a antecipação de recebíveis pode ser um caminho mais vantajoso, desde que seja feita com planejamento financeiro e de maneira estratégica.
A antecipação de recebíveis pode ser uma aliada poderosa para o seu negócio. Com ela, você tem em mãos o capital necessário para investir no crescimento da sua loja, organizar as contas e planejar o futuro de maneira mais confortável.
Mas, para funcionar, ela deve ser usada com responsabilidade. Analise alguns pontos importantes antes de optar por essa estratégia:
Após avaliar os pontos mencionados acima e decidir se a antecipação de recebíveis é a melhor escolha para o seu negócio, contar com uma solução segura faz toda a diferença. Com o Mercado Pago, você tem algumas vantagens importantes ao antecipar o dinheiro. Veja:
Em uma das opções de antecipação oferecidas pelo Mercado Pago, você pode ter acesso ao pagamento no mesmo dia em que foi efetivada a transação.
A antecipação do dinheiro por meio do Mercado Pago possui três opções de taxas acessíveis para que você escolha a mais adequada ao seu negócio, o que torna a solução mais vantajosa.
Todo o processo é feito online e sem burocracia, basta seguir um passo a passo simples, que mostraremos a seguir.
O aplicativo do Mercado Pago concentra todas as atividades financeiras do seu negócio em um só local, facilitando o controle e a gestão do fluxo de caixa.
A antecipação de dinheiro no Mercado Pago é simples e rápida. Veja o passo a passo:
O Mercado Pago oferece três opções de prazos para recebimento. Você pode receber o dinheiro das suas vendas em 14, 30 dias ou ainda optar por receber o dinheiro na hora. As taxas para o adiantamento desses valores variam de acordo com cada opção e com a solução de pagamento escolhida. No caso de venda com Point Tap, por exemplo, os valores ficam assim:
Vale lembrar que esses valores de taxas podem sofrer alteração, então consulte sempre quais os melhores prazos para suas vendas e ajuste, conforme seu fluxo de caixa.
A antecipação de recebíveis pode ser uma excelente estratégia para manter a saúde financeira do seu negócio e garantir capital de giro quando necessário, mas deve ser usada com planejamento para evitar impactos negativos no futuro.
Se você precisa de dinheiro na hora e quer contar com uma solução segura, a antecipação de dinheiro do Mercado Pago pode ser a melhor opção. Utilize esse recurso para impulsionar o crescimento do seu negócio com tranquilidade e segurança.
💡Leia também:
Alocação de recursos: estratégias para investir crédito no negócio
Empréstimo para autônomo: como comprovar renda?
Como investir no seu negócio com o Empréstimo Mercado Pago
Agenda de recebíveis: o que é e o que muda na vida do lojista
Como conseguir empréstimo online para MEI?