Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Agenda de recebíveis: o que é e o que muda na vida do lojista

Conheça os detalhes para melhorar a gestão do seu negócio
Uma mulher sorrindo, olhando para a tela de um notebook.

Recentemente, o empreendedor passou a ter mais flexibilidade na contratação e acesso ao crédito graças às mudanças regulatórias feitas pelo Banco Central na agenda de recebíveis. A nova regulamentação, estabelecida em junho de 2021, traz mais segurança, comodidade e transparência ao mercado.

Entenda agora as mudanças e como usá-las a favor do seu negócio 


O que é mesmo agenda de recebíveis?


A
agenda de recebíveis é todo o dinheiro que o lojista tem a receber a partir das vendas realizadas via cartão de crédito ou débito. Atualmente, é comum que os negócios antecipem esse saldo para gerar fluxo de caixa ou, então, como uma garantia de crédito

Com as novas regras, todas as transações devem ser capturadas e organizadas por meio de uma registradora – uma instituição autorizada pelo Banco Central para autenticar, organizar e centralizar as informações.

Os dados transacionais serão atrelados a um cadastro único perante à Registradora, chamado de UR (Unidade Recebível). A UR, por sua vez, está relacionada a um lojista e armazena informações importantes, como o valor e data de cada transação feita, utilizando um cartão. 


Como a agenda de recebíveis impacta seu negócio? 


De modo geral, essa nova regulamentação oferece mais transparência e organização ao mercado de recebíveis. Com isso, você, lojista, pode aproveitar algumas vantagens na gestão financeira da sua empresa, como: 

1. Crédito mais acessível e barato 

 

O primeiro impacto diz respeito à mudança de trava bancária, o que permite mais autonomia para usar os recebíveis em operações de crédito. No modelo anterior, a trava bancária acontecia quando uma instituição financeira utilizava seus recebíveis como garantia de um empréstimo, por exemplo. Ou seja, quem fazia um empréstimo de R$ 5 mil mesmo tendo R$ 20 mil para receber, tinha toda a agenda travada como garantia. 

Agora, esse modelo está mais flexível. Então, caso precise emprestar dinheiro e queira usar seus recebíveis como forma de garantia, a instituição só poderá “travar” o valor correspondente ao montante solicitado. Assim, o restante dos seus recebíveis fica à disposição para você usar como quiser no seu negócio. 

2. Mais liberdade na gestão dos seus recebíveis

 

As vantagens são se limitam à facilidade na organização do seu dinheiro e à transparência. Com essa regulamentação, o lojista também dispõe de mais liberdade para negociar e aplicar seus recebíveis, como achar mais estratégico. Isso também vale para a instituição que vai escolher para centralizar seus recebíveis.

 

Leia também: Como funciona o Mercado Crédito


Como oferecer a sua agenda de recebíveis no Mercado Pago para obter um empréstimo?


Se você tem uma
Conta Mercado Pago, as informações sobre o que você tem para receber em transações via cartões estarão disponíveis para as financiadoras quando quiser solicitar um empréstimo. 

Caso a sua proposta seja aprovada, automaticamente a financiadora solicita a transferência do dinheiro das vendas realizadas via cartão (pedido de trava) da sua conta para um novo domicílio. Ou seja, todo o dinheiro que você receberia no Mercado Pago será redirecionado para a conta da instituição financeira envolvida até você quitar a sua dívida. 

Ah, e se você solicitar um empréstimo no Mercado Crédito, o valor ficará “retido” como garantia dentro do Mercado Livre. Sendo assim, a mediação ocorre por meio de uma Registradora, que tem o papel de prover mais segurança nas transações envolvendo ativos financeiros. 

Para ficar mais fácil de entender, confira a ilustração: 

Mercado Pago - Agenda de recebíveis

Na prática, os estabelecimentos podem antecipar as vendas feitas nos cartões com qualquer credenciadora, independentemente da maquininha usada na transação, já que todos os dados estão integrados.

Apesar da facilidade, fique atento a todos os produtos contratados caso não seja do seu interesse solicitar esse empréstimo colocando a agenda de recebíveis como garantia. 

Importante: se não tiver nenhum empréstimo e receber a trava, é possível contestar com o credenciador envolvido. 


Conte com as facilidades da agenda de recebíveis no seu negócio 


A novidade no sistema de agenda de recebíveis pode ajudar a alavancar o crescimento do seu negócio. Afinal de contas, você tem mais transparência, organização, e também acesso a melhores condições de crédito com menos burocracia.

 

venda-segura-abra-sua-conta


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados