Alocação de recursos: estratégias para investir crédito no negócio
Alocar um crédito é uma responsabilidade e tanto para quem empreende, afinal, essa tarefa determinará o sucesso ou o fracasso do negócio. Fazer uma alocação de recursos de maneira estratégica, após conseguir um empréstimo ou crédito, é fundamental para potencializar o retorno e fortalecer ainda mais a operação do negócio.
Porém, mesmo com a necessidade de investir em pontos-chave, muitos empreendedores acabam “pisando na bola” e destinando o crédito obtido em estratégias erradas e que não rendem resultados. Isso pode acontecer tanto por falta de orientação, quanto de informação. Para que isso não aconteça no seu negócio, é importante buscar formas de entender o melhor caminho para a alocação de recursos, sem que se torne um desafio maior do que deve.
Alocação de recursos com eficiência: por que buscá-la em seu negócio?
O conceito de alocação de recursos está voltado para a distribuição e gerenciamento de recursos disponíveis, sejam estes recursos próprios do negócio, adquiridos através de um empréstimo para MEI, por exemplo, empréstimo online ou linha de crédito. A alocação destes recursos pode ser feita através de algumas categorias, como humanos, materiais, de tempo e também financeiros.
Ou seja, a alocação de recursos voltados para humanos, envolve designar funções e responsabilidades para a equipe com base em suas capacidades, investindo em treinamentos, contratações e desenvolvimento de funcionários. Já a alocação de recursos materiais, é voltada à distribuição do crédito ao investimento em insumos e materiais para operações, como equipamentos e ferramentas, estoques ou fabricação e também matérias-primas.
A alocação de recursos em tempo pode ser feita através de atividades e ações com objetivo de tomar decisões estratégicas, decidindo, por exemplo, qual mercado explorar, ou qual linha de produto expandir. É possível, também, alocar os recursos em opções financeiras, como investimentos em novos projetos, marketing, pesquisa e desenvolvimento, operações diárias e até mesmo ferramentas e soluções.
Deixar algum destes tipos de alocações de recursos de lado pode fazer com que seu negócio não progrida e apenas perca dinheiro, principalmente se ele estiver no início das suas atividades. A alocação de recursos é um ponto-chave na construção de uma estrutura sólida para o negócio, porém, precisa ser bem feita para que os investimentos tragam bons resultados.
É comum, por exemplo, que empreendedores busquem no início da jornada do negócio por linha de crédito, através de um empréstimo sem burocracia, empréstimo online ou empréstimo para MEI, mas, saber como destinar esse valor conquistado é fundamental. É comum ver empreendedores investindo naquilo que o negócio não precisa, como máquinas, equipamentos, veículos ou funcionários em excesso.
Nesse momento, mesmo aquele empréstimo com valor baixo poderá se tornar uma bola de neve, já que, sem planejamento e organização, a alocação de recursos não é bem feita, consequentemente, não há retorno e, pagar aquele valor pode ser de uma grande dificuldade. Para que isso não aconteça, encontrar parceiros que proporcionem soluções estratégicas e até mesmo uma assessoria profissional pode ser o melhor caminho.
Como alocar recursos financeiros no seu negócio
Quer um primeiro passo para aplicar um recurso no seu negócio com sucesso? Então é necessário que você saiba quais pontos podem estar precisando de um impulsionamento, como uma equipe com trabalho em excesso e rendendo pouco, ou um equipamento que não está dando conta da demanda, até mesmo um estoque físico que não suporta mais a proporção de pedidos.
Entender de fato o que o negócio precisa não só é o primeiro passo, mas, também, o passo mais importante, assim, você evita que o dinheiro vá para um local que não tem necessidade. Além disso, buscar linhas de crédito ou solicitar empréstimo sem ter um plano para direcionar valores é arriscado, já que você nem saberá de fato o valor que precisa. Algumas áreas que você pode considerar na hora de criar um planejamento de alocação de recursos, são:
- Aumento de estoque: a demanda da sua loja está alta? O estoque atual não está dando conta dos pedidos? Então, alocar os recursos financeiros para comprar novos produtos e repor o estoque para não perder vendas é uma boa opção. Mas, antes disso, é importante um planejamento para não aumentar demais o estoque e acabar com ele parado.
- Marketing digital: as ações de marketing digital são fundamentais para chegar em mais clientes e atraí-los para o seu negócio. É importante encontrar profissionais qualificados que possam apresentar planejamentos e ações concretas, com possíveis resultados e metas que podem ser batidas através de um valor investido.
- Equipamentos ou infraestrutura: quando equipamentos importantes, atuais ou novos, fazem a diferença, precisam ser adquiridos, essa é uma boa opção para alocar recursos. A infraestrutura do local em que você trabalha também pode ter investimentos para comportar mais pedidos, um fluxo melhor de trabalho ou conseguir absorver novos clientes.
- Capacitação da equipe: uma equipe bem treinada pode ser o diferencial em vendas, por isso, quando entender que o crescimento do negócio está aliado a um melhor desempenho dos funcionários, pode ser uma boa investir em treinamento e capacitação para uma produção mais eficaz e um atendimento mais aprimorado.
- Pagamentos estratégicos: é possível também, alocar recursos em um pagamento estratégico, ou seja, quando um fornecedor oferece condições especiais para o pagamento de determinado pedido, ou para quitar alguma dívida que trará benefícios, dentre outras opções que podem render vantagens para os processos da empresa.
- Ampliação de equipe: o atendimento da sua equipe ou a produção estão no limite? Então pode ser uma boa estratégia contratar pessoal extra para oferecer uma experiência melhor ao cliente. Neste caso, fazer um planejamento de quantos funcionários é preciso, locais que eles serão designados e também o custo disso, é essencial para poder criar um planejamento e alocar recursos nessa opção.
- Investimento em inovação: desde novos equipamentos, canais de vendas, ferramentas, plataformas, até mesmo tecnologias, como Inteligência Artificial, são bem-vindos em um planejamento que tem como objetivo o investimento em inovação. Dessa maneira, é possível oferecer uma melhor experiência ao cliente e ter maiores retornos.
6 estratégias para investir crédito e impulsionar seu negócio
Mesmo sendo comum a solicitação de um empréstimo online para dar mais fôlego aos recursos financeiros do negócio, pagamento de dívidas e saídas de crise, quando o assunto é pedir empréstimo para reinvestir, é importante ter cautela.
E tem um porquê disso? Sim, se você está solicitando um valor para reinvestir e não para quitar dívidas, significa que a situação vai bem, porém, a ideia é deixar ainda melhor, fazer isso sem atenção pode ocasionar o inverso, fracassando o que já ia bem.
Todo crescimento saudável precisa ser sustentável, para que não saia do controle, por isso, não há problema nenhum que ele aconteça aos poucos, em pequenos passos. Após encontrar as áreas que precisam de recursos, é importante que você siga alguns passos para encontrar a melhor linha de crédito e consiga solicitar empréstimo de maneira facilitada. Veja algumas dicas importantes:
1. Defina prioridades claras
Coloque no seu planejamento quais são as prioridades na hora de solicitar empréstimo, como um treinamento de equipe, compra de novos equipamentos, aumento de estoque, ampliação de espaço físico, dentre outros. Isso auxiliará a entender quais são as prioridades e o que precisa para colocar o plano em prática.
2. Diversifique os investimentos
É importante que, no planejamento financeiro, você tenha uma diversificação em investimentos, já que, se você compra novos equipamentos, precisa também de treinamento de equipe, ou, se aumentou o estoque, precisará de novos funcionários para poder dar conta da demanda.
3. Evite desperdícios
Os desperdícios podem acontecer de várias formas, como solicitar um crédito a mais do que precisa ou investir em algo que não fará diferença no dia a dia, por exemplo. Com um planejamento, é possível evitar que isso aconteça e ter um melhor destino do recurso obtido, consequentemente, melhores resultados e com menos custos.
4. Planeje o pagamento do crédito
É importante pensar também que, mesmo que em suaves parcelas, o crédito precisará ser pago. Dessa forma, planeje se o valor das parcelas cabe no orçamento mensal do negócio sem haver gargalos. É importante que esse valor fique fora das estimativas de lucro com o investimento feito, podendo ser absorvido tranquilamente pelo orçamento atual.
5. Escolha opções de crédito menos burocráticas
Existem instituições que são parceiras do empreendedor e oferecem opções de empréstimo sem burocracia, com mais vantagens e até mesmo outros benefícios que podem ajudar no dia a dia da sua loja. Dessa maneira, é possível ter crédito já sabendo quanto irá pagar por mês, o valor total, realizar simulações, dentre outras opções que te ajudarão.
6. Monitore os resultados
Investimento feito? Então é hora de entender quais resultados ele está proporcionando. Existem ferramentas que fazem o controle total de vendas em apenas um local e te mostram um panorama real e atualizado do fluxo de caixa, do número de vendas, dos produtos mais vendidos, dentre outras opções que são importantes para medir o desempenho.
Alocação de recursos: um passo estratégico para o sucesso do negócio
A alocação de recursos é a melhor maneira de reinvestir em seu negócio de maneira mais efetiva, transformando o crédito recebido através de crédito para MEI, empréstimo sem burocracia ou empréstimo online, em crescimento palpável e sustentável. Aplicando as estratégias apresentadas, o passo a passo e as dicas, seu negócio conseguirá ter muito mais chances de crescimento.
Com planejamento e uso consciente, uma linha de crédito se transforma em um recurso financeiro importante para alcançar novos objetivos, fortalecendo o negócio a médio e longo prazo.
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