Inicialmente associado ao comércio eletrônico, a tecnologia do Código QR está ganhando a cada dia mais espaço nas lojas físicas pelas vantagens que oferece tanto a quem compra, quanto vende.
Aliás, você já deve ter notado que essa tecnologia está cada dia mais presente entre os meios de pagamentos no Brasil e esse sucesso se deve tanto pela sua praticidade, quanto pela segurança.
De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, a estimativa é que três a cada dez consumidores (35%) já usaram o celular para fazer pagamentos com o Código QR e a tendência é que esse número continue crescendo, podendo ultrapassar a marca de 2,2 bilhões até 2025, o que representa 29% dos usuários de telefonia móvel no mundo, conforme aponta a Juniper Research.
Descubra, abaixo, como começar a usar essa tecnologia em sua loja física e aumentar suas vendas.
Ao contrário de um código de barras comum em que o processo de leitura das informações é feito apenas na dimensão horizontal, o Código QR é um recurso que usa um gráfico bidimensional (2D) para trabalhar as diferentes informações do mercado. Isto é, essa leitura pode acontecer tanto no plano horizontal, como também na vertical, ampliando a sua capacidade.
O código circula no mercado desde 1994 e apesar de não ser novidade, foi nos últimos anos que ele se tornou popular, ganhando novas formas de uso, inclusive como um meio de pagamento.
Ele pode ser usado em diferentes ações da sua loja física, a começar por encaminhar o consumidor para uma área de checkout, promoções, ofertas ou pagamentos. Para isso, basta ele apontar a câmera do seu smartphone para o Código QR que pode estar impresso ou em uma versão digital.
O uso do Código QR em lojas físicas é muito prático e simples, pois você tem a possibilidade de trabalhar com ele em sua versão digital ou imprimi-lo, posicionando-o em locais estratégicos que incentivam os clientes a conferirem as informações que sua empresa disponibilizou.
Aliás, entre essas informações é possível trabalhar com ações de marketing, etapas logísticas, compartilhar informações de contato, direcionar o cliente para uma área de pagamento com diferentes métodos de pagamento disponíveis, além de um sistema antifraude e outros detalhes que proporcionam uma experiência de compra otimizada ao seu consumidor.
Separamos algumas estratégias que vão te ajudar a usar o Código QR para vender na sua loja física com mais eficiência e vantagens tanto para sua empresa, quanto para o consumidor. Confira:
O primeiro passo para usar o código em sua loja física é gera-lo através de um aplicativo como, por exemplo, o Instagram e WhatsApp, que direcionam o consumidor às suas páginas de contato.
Outra forma de gerar o código é pela conta da sua empresa em instituições financeiras ou plataformas financeiras, bastando entrar na área específica de cobrança desses aplicativos e emitir a cobrança ou desenvolver um espaço para o consumidor realizar suas transações.
Depois de gerar o código, você pode revolucionar as estratégias e cobranças do seu negócio imprimindo-o em um papel de qualidade em diferentes tamanhos, conforme sua preferência.
O ideal é que a impressão tenha uma boa qualidade e um tamanho razoável para ser notada facilmente pelo consumidor. Aliás, algumas empresas oferecem o kit Código QR contendo adesivos, placas e outros itens com código impresso para você colocar na sua loja.
Com o material impresso em mãos é hora de colocá-lo em um lugar bem estratégico na sua loja, preferencialmente perto do caixa. É importante também que ele esteja num espaço bem iluminado, para que os clientes consigam lê-lo e digitalizá-lo sem problemas.
Não deixe de divulgar o material de comunicação sobre o código QR para que os clientes consigam usufruir dessa praticidade. Durante o momento que o cliente está finalizando a compra, fale sobre e ofereça essa possibilidade ao cliente.
Para oferecer uma experiência de pagamento perfeita, o código QR precisa estar em boas condições de leitura. Se estiver amassado, riscado ou danificado, o consumidor pode ter dificuldade em escaneá-lo. Por isso, fique atento ao estado do seu material impresso.
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Essa tecnologia é bastante versátil, podendo ser usada na sua loja física para diferentes objetivos, dentre eles os pagamentos, transferências, divulgação de ofertas e promoções, entre outros.
Mas não para por aí, o Código QR pode oferecer muitas vantagens ao seu negócio, como:
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Oferecer o código QR como meio de pagamento em seu ponto de vendas é uma ação estratégica para atrair clientes e fidelizá-los, facilitando a compra e tornando a experiência mais agradável.
Não deixe de investir nesse método e melhorar a experiência de pagamento da sua loja.