Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Código Qr: 5 maneiras de usá-lo para vender na sua loja física

Veja como essa tecnologia pode agregar muito valor sua loja e ajudar a vender mais.
 Pessoa lendo o Código QR com o celular em uma loja física

Inicialmente associado ao comércio eletrônico, a tecnologia do Código QR está ganhando a cada dia mais espaço nas lojas físicas pelas vantagens que oferece tanto a quem compra, quanto vende. 

Aliás, você já deve ter notado que essa tecnologia está cada dia mais presente entre os meios de pagamentos no Brasil e esse sucesso se deve tanto pela sua praticidade, quanto pela segurança. 

De acordo com dados divulgados pelo Banco Central, a estimativa é que três a cada dez consumidores (35%) já usaram o celular para fazer pagamentos com o Código QR e a tendência é que esse número continue crescendo, podendo ultrapassar a marca de 2,2 bilhões até 2025, o que representa 29% dos usuários de telefonia móvel no mundo, conforme aponta a Juniper Research. 

Descubra, abaixo, como começar a usar essa tecnologia em sua loja física e aumentar suas vendas.

 

O que é o Código QR? 


Ao contrário de um código de barras comum em que o processo de leitura das informações é feito apenas na dimensão horizontal, o Código QR é um recurso que usa um gráfico bidimensional (2D) para trabalhar as diferentes informações do mercado. Isto é, essa leitura pode acontecer tanto no plano horizontal, como também na vertical, ampliando a sua capacidade. 

O código circula no mercado desde 1994 e apesar de não ser novidade, foi nos últimos anos que ele se tornou popular, ganhando novas formas de uso, inclusive como um meio de pagamento.

Ele pode ser usado em diferentes ações da sua loja física, a começar por encaminhar o consumidor para uma área de checkout, promoções, ofertas ou pagamentos. Para isso, basta ele apontar a câmera do seu smartphone para o Código QR que pode estar impresso ou em uma versão digital. 

 

5 formas de usar o Código QR na sua loja física


O uso do Código QR em lojas físicas é muito prático e simples, pois você tem a possibilidade de trabalhar com ele em sua versão digital ou imprimi-lo, posicionando-o em locais estratégicos que incentivam os clientes a conferirem as informações que sua empresa disponibilizou. 

Aliás, entre essas informações é possível trabalhar com ações de marketing, etapas logísticas, compartilhar informações de contato, direcionar o cliente para uma área de pagamento com diferentes métodos de pagamento disponíveis, além de um sistema antifraude e outros detalhes que proporcionam uma experiência de compra otimizada ao seu consumidor. 

Separamos algumas estratégias que vão te ajudar a usar o Código QR para vender na sua loja física com mais eficiência e vantagens tanto para sua empresa, quanto para o consumidor. Confira:

 

  1. Gere um código QR

O primeiro passo para usar o código em sua loja física é gera-lo através de um aplicativo como, por exemplo, o Instagram e WhatsApp, que direcionam o consumidor às suas páginas de contato. 

Outra forma de gerar o código é pela conta da sua empresa em instituições financeiras ou plataformas financeiras, bastando entrar na área específica de cobrança desses aplicativos e emitir a cobrança ou desenvolver um espaço para o consumidor realizar suas transações.

 

  1. Imprima o código QR

Depois de gerar o código, você pode revolucionar as estratégias e cobranças do seu negócio imprimindo-o em um papel de qualidade em diferentes tamanhos, conforme sua preferência. 

O ideal é que a impressão tenha uma boa qualidade e um tamanho razoável para ser notada facilmente pelo consumidor. Aliás, algumas empresas oferecem o kit Código QR contendo adesivos, placas e outros itens com código impresso para você colocar na sua loja.

 

  1. Deixe o código em um lugar visível

Com o material impresso em mãos é hora de colocá-lo em um lugar bem estratégico na sua loja, preferencialmente perto do caixa. É importante também que ele esteja num espaço bem iluminado, para que os clientes consigam lê-lo e digitalizá-lo sem problemas.

 

  1. Destaque esta forma de pagamento

Não deixe de divulgar o material de comunicação sobre o código QR para que os clientes consigam usufruir dessa praticidade. Durante o momento que o cliente está finalizando a compra, fale sobre e ofereça essa possibilidade ao cliente.

 

  1. Mantenha o código em bom estado

Para oferecer uma experiência de pagamento perfeita, o código QR precisa estar em boas condições de leitura. Se estiver amassado, riscado ou danificado, o consumidor pode ter dificuldade em escaneá-lo. Por isso, fique atento ao estado do seu material impresso.

 

 

As vantagens em oferecer o Código QR como forma de pagamento


Essa tecnologia é bastante versátil, podendo ser usada na sua loja física para diferentes objetivos, dentre eles os pagamentos, transferências, divulgação de ofertas e promoções, entre outros. 

Mas não para por aí, o Código QR pode oferecer muitas vantagens ao seu negócio, como:

  • Mais praticidade e rapidez no pagamento das compras; 
  • Segurança; 
  • Integração com lojas virtuais; 
  • Ativação de descontos e ações promocionais;
  • Disponibilização de conteúdo adicional; 
  • Aumenta o acesso às redes sociais da marca.

 

Impulsione as vendas da sua loja física com o Código QR!


Oferecer o código QR como meio de pagamento em seu ponto de vendas é uma ação estratégica para atrair clientes e fidelizá-los, facilitando a compra e tornando a experiência mais agradável. 

Não deixe de investir nesse método e melhorar a experiência de pagamento da sua loja.

 

Venda mais com kit QR e Pix com taxa Zero


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados