As transações por cartões de crédito e débito registraram um aumento de 17,3% nos valores movimentados nos primeiros três meses de 2021 em comparação com 2020, totalizando R$ 558,3 bilhões, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).
Isso significa que, para aumentar suas vendas, é preciso contar com ferramentas que aceitem esse meio de pagamento. É o caso da venda digitada - uma modalidade que permite vender sem a presença do cartão. Ao finalizar a compra, o vendedor digita os dados do cartão do comprador na maquininha e pronto.
Mas será que essa é a única opção que pode ser utilizada para vendas presenciais e digitais? Felizmente, não! Outra ferramenta de venda que pode ser utilizada é o link de pagamento.
Confira a comparação para entender qual é a melhor opção ao seu negócio.
O formato de venda digitada possui diversas facilidades, sendo necessário apenas os dados do cartão para efetuar a compra. No entanto, muitos clientes não se sentem confortáveis com o compartilhamento, seja por telefone, e-mail, WhatsApp e, até mesmo presencial, afinal são informações pessoais e intransferíveis.
É comum que a venda digitada seja usada em pré-cobrança de reservas em estabelecimentos.
Por exemplo, você vai se hospedar em um hotel, antes da sua chegada, a recepção pode entrar em contato para pedir os dados do seu cartão de crédito para realizar o pagamento antecipado.
Já o link de pagamento é uma opção para comerciantes e prestadores de serviços que fazem vendas presenciais e digitais.
Para efetuar a operação, basta compartilhar o link através de mensagem - WhatsApp, SMS, redes sociais ou e-mail. Assim que o cliente receber e abrir, será encaminhado para a página onde escolherá o método de pagamento e como deseja receber o produto.
Alguns casos comuns de uso do link são para vendas pelas redes sociais e retentativas de pagamento. Por exemplo, é possível vender pelo Instagram e cobrar à distância sem a necessidade de pedir os dados do cartão do comprador. Entre as vantagens: não precisar de uma maquininha e site.
A venda digitada e o link de pagamento são duas opções eficientes para realizar transações. Enquanto a venda digitada permite que o vendedor digite os dados do cartão do comprador na maquininha, o link de pagamento oferece a praticidade de compartilhar um link por mensagem para que o cliente efetue o pagamento.
Uma das vantagens do link de pagamento é a segurança, pois o cliente não precisa compartilhar seus dados pessoais. Além disso, o link de pagamento é mais prático, pois não requer um site e permite o uso de diferentes métodos de pagamento, como cartão de crédito, boleto e Pix. Outro benefício é o recebimento das vendas, que pode ser feito no mesmo dia da transação.
Em casos de retentativas de pagamento, o link de pagamento também se destaca, pois é mais rápido e eficiente do que a venda digitada. Optar por uma solução de pagamento como o link de pagamento do Mercado Pago pode proporcionar uma experiência de compra segura e simples para os clientes, ao mesmo tempo em que oferece praticidade e agilidade para os vendedores.
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As ferramentas de pagamento precisam ser eficientes tanto para quem compra quanto para quem vende. Por isso, na hora da escolha, analise alguns critérios para identificar se a solução é completa para atender às necessidades.
Na venda digitada, o cliente não tem domínio de seus dados, por isso já é um motivo para desconfiança. Nesse caso, as transações dependem de um vendedor para inserir todas as informações do comprador na maquininha de cartão.
Com o link, o cliente consegue efetuar o pagamento de qualquer lugar e a segurança não é uma preocupação porque a ferramenta conta com sistema antifraude.
O link de pagamento não precisa de um site. Em segundos, ele é gerado e compartilhado através de uma mensagem pelo WhatsApp, e-mail ou qualquer canal de preferência do comprador.
Já a venda digitada pode ser mais demorada, considerando que o vendedor tem várias etapas para realizar todo o processo - pega a maquininha, solicita os dados e só depois efetua o pagamento.
O link de pagamento aceita oito métodos de pagamento: cartão de crédito, boleto, Pix, boleto parcelado, cartão de débito virtual da caixa, carteira digital do Mercado Pago, PayPal e pagamento na lotérica. Já a venda digitada aceita apenas cartão.
O link de pagamento permite o recebimento das vendas no mesmo dia da transação (mediante análise do histórico de vendas no Mercado Pago). Além disso, no Mercado Pago, o comprador parcela, mas o dinheiro cai integralmente para o vendedor. Você pode contar também com outras opções comuns de recebimento - em 14 ou 30 dias.
Em algumas situações, as transações de uma loja física ou virtual não são aprovadas. Nessa hora, o link de pagamento é uma ferramenta eficiente, porque basta compartilhá-lo com o cliente para que ele faça a retentativa corrigindo o problema ou, até mesmo, escolhendo outro método.
Agora, se a retentativa de pagamento for feita através da venda digitada, o processo é mais longo e nem sempre resolve a falha, principalmente se for a única solução de adquirência.
💡 Conheça a solução de Link de pagamento Mercado Pago
Já sabe qual é a melhor solução de cobrança que se encaixa no seu negócio? Se você quer vender mais, o link de pagamento é ideal para oferecer uma experiência segura, simples e rápida para seus compradores.
E o vendedor não precisa coletar dados sensíveis do cartão de crédito do cliente, conquistando mais confiança sem dores de cabeça.
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