Os impostos fazem parte do dia a dia de qualquer cidadão, inclusive para MEIs. O pagamento garante manter tudo em ordem em relação à obrigatoriedade ao governo. O que gera dúvida, porém, é se, ao formalizar o seu negócio próprio, essa taxa será absurda: e a resposta é NÃO! Através do DAS-MEI (Documento de Arrecadação Simplificado), o valor não é calculado sobre o lucro; ele é fixo, baixo e varia bem pouquinho entre as atividades possíveis de serem MEI, como comércio e serviços.
A formalização da sua atividade garante benefícios e proteção ao serviço, além de promover mais confiança no seu negócio, afinal, tudo estará regulamentado. Agora, se você se preocupa em abrir uma MEI por causa de supostos impostos altos, saiba que esse empecilho você não terá!
Todos os impostos previstos para MEIs estão cobertos no DAS. Ou seja, previdência social, ICMS ou ISS ficam juntos e a necessidade de pagamento de cada um deles varia de acordo com o tipo de serviço oferecido pelo microempreendedor individual, fazendo o valor final do DAS mudar também. A alteração dessa taxa, porém, é muito pequena. Vale lembrar que o pagamento mensal do DAS proporciona diversos benefícios do INSS para MEI, como aposentadoria e auxílio maternidade.
A obrigatoriedade de pagamento desses impostos varia entre os tipos de atividades oferecidas pelo MEI, mas independente da variação, todos precisam pagar o DAS. Por isso, os valores mudam de acordo com essas diferenças, por exemplo, um motoboy ou uma diarista paga em seu DAS a contribuição do INSS e o ISS, já um açougueiro ou fabricante de roupas paga o INSS e o ICMS.
Confira os valores de 2024:
Importante: todos esses valores são atualizados anualmente de acordo com o reajuste do salário mínimo.
👉Gestão financeira: guia completo para organizar as finanças do negócio
O regime MEI é enquadrado na tributação do Simples Nacional, de acordo com a Lei Complementar n.º 123/06. Por isso, ele fica isento de tributos federais, como Imposto de Renda de Pessoa Jurídica ou da sua declaração de Imposto de Renda pessoa física, caso esteja dentro dos requisitos da Receita Federal; PIS; Cofins; IPI e CSLL. Mas isso não isenta o MEI de fazer a declaração anual de faturamento do Simples Nacional (DASN - SIMEI), mesmo que não tenha vendido nada.
Se tiver dúvidas, saiba como fazer a sua declaração do MEI aqui.
Para gerar o DAS, o processo é simples e pode ser feito pela internet. Confira os passos:
3. Escolha a forma de pagamento (pagamento on-line, débito automático, boleto ou parcelamento)
5. Selecione “Emitir Guia de Pagamento (DAS)”
Prontinho! Agora é só fazer o pagamento.
O pagamento do DAS pode ser feito pelo app Mercado Pago de forma super simples e rápida, é só seguir os passos:
A facilidade de abrir e manter uma MEI é justamente para te incentivar a se formalizar e garantir a segurança do seu negócio, além de poder desfrutar de todos os benefícios do INSS.
Agora que você já sabe como é fácil e sem cobranças absurdas, invista no sonho do negócio próprio. Mantenha o pagamento do DAS em dia e, para facilitar o processo, conte com o app Mercado Pago para fazer tudo sem sair de casa!
💡Leia também:
Aprenda a calcular o limite de faturamento MEI para seu negócio
Será que MEI pode ter funcionário?
8 vantagens de uma conta digital para MEI
Desenrola Brasil: como renegociar dívidas pelo programa sendo MEI