Skip to content
Entre Crie sua conta

Diga sim para conquistar seus objetivos
Dicas sobre como organizar seu dinheiro, sair do vermelho, fazer seu dinheiro render e entender o mercado.

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para crescer como empreendedor
Conteúdos práticos sobre como organizar as finanças do seu negócio, começar a empreender, administrar seu negócio e vender mais

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para expandir sua empresa
Conhecimento sobre como impulsionar suas vendas, gerenciar e expandir sua empresa e insights de mercado

Acesse

Conheça a biblioteca

Diga sim para tecnologia descomplicada
Conteúdos sobre conta grátis, crédito, venda online e física, Pix e tutoriais Mercado Pago

Acesse

Conheça a biblioteca

Qual a diferença entre economizar e investir?

Economizar dinheiro e investir são coisas importantes, mas bem diferentes. Veja como é possível fazer os dois com organização
Casal jovem e feliz fazendo as contas para economizar e investir seu dinheiro.

Que o dinheiro é um assunto importante todo mundo sabe. Mas de um tempo pra cá, palavras como poupar, economizar e investir andam ganhando mais espaço no dia a dia do brasileiro. E se você chegou até aqui é porque, como a maioria, está interessado em aprender mais sobre temas financeiros. 

Para se ter ideia, desde o início da pandemia, 71% dos brasileiros passaram a rever a forma como se relacionam com o dinheiro e afirmam que, a partir de agora, sempre terão reserva para emergências. Além disso, a maioria reduziu gastos com coisas supérfluas e sente que aprendeu a cuidar melhor do seu dinheiro. 

Isso demonstra que, atualmente, é muito importante procurar saber mais sobre finanças e sobre como administrar melhor a renda. Assim, um dos assuntos mais comentados costuma ser: economizar ou investir?

Quando se fala nisso, é comum que dúvidas apareçam. Por isso, listamos a seguir alguns dos principais conceitos com exemplos práticos que mostram como os dois são importantes para manter o orçamento em dia. 

 

Qual a diferença entre economizar e investir?


Economizar ou investir? E por que não os dois? Com organização financeira, é possível conciliar esses dois conceitos e aproveitar seu dinheiro da maneira mais inteligente possível. Confira: 

 

seta O que é economizar e poupar?

 

Para começar, economizar é basicamente não gastar o dinheiro que se ganha de forma desnecessária. Ou seja, fugir de compras supérfluas, fazer escolhas mais racionais e aproveitar melhores condições. Você economiza, por exemplo, quando vai ao supermercado e se mantém fiel à lista de compras ou espera uma promoção para adquirir um item de que está precisando.

Já o ato de poupar está ligado a não gastar o dinheiro economizado. Em vez de dar algum destino a esse valor, guardar o dinheiro e não usá-lo.

 

seta O que é investir?

 

Investir, por outro lado, seria o passo seguinte a quando você consegue economizar e poupar. É a maneira de valorizar ainda mais seu dinheiro, pois ele não está apenas guardado: a quantia poupada irá se multiplicar. 

 

Quais são os benefícios de economizar e investir?


Agora que os conceitos de economizar e investir já ficaram claros, quais são as vantagens em fazer isso com o seu dinheiro? A lista é grande, mas elencamos alguns dos principais pontos que podem te incentivar a manter as finanças organizadas: 

 

icon_tick_02 Conseguir descontos pagando à vista

 

Um dos principais benefícios de se ter dinheiro à mão é contar com bons descontos e fugir dos juros altos dos parcelamentos, além, é claro, de não fazer dívidas.

 

icon_tick_02 Criar reserva de emergência

 

Nada mais desesperador que um imprevisto que chega quando se está no vermelho. E é justamente para evitar esse tipo de situação que a reserva de emergência existe. Resumindo, ela nada mais é do que uma economia que se faz para bancar as despesas mensais fixas por um determinado período. Geralmente, é usada quando a pessoa sofre uma queda repentina de renda, ou tem custos inesperados, como gastos médicos, conserto no carro, entre outros. 

 

icon_tick_02 Planejar seu futuro

 

Seja uma transição de carreira, mudança de cidade ou simplesmente para ter uma aposentadoria tranquila. Economizar e investir dinheiro possibilitam ter uma vida mais despreocupada.

 

icon_tick_02 Viabilizar um grande sonho

 

Comprar uma casa, automóvel, fazer uma viagem dos sonhos… esses são alguns objetivos bem comuns que podem se tornar realidade com organização financeira. Assim, poupar uma parcela dos seus ganhos todos os meses é o primeiro passo para concretizá-los.

 

                          💡 Educação financeira: 6 dicas para ter controle do seu dinheiro

 

Como economizar ou investir na prática?


Como você viu, os brasileiros estão cada vez mais interessados em ampliar seus conhecimentos sobre finanças pessoais. Aliás, 4 entre 10 brasileiros que não investem querem aprender sobre o tema, de acordo com o Google. 

Muita gente ainda não investe por achar que é preciso ser rico ou um especialista da economia para começar. Felizmente, são só mitos. É possível poupar e aplicar o dinheiro mesmo ganhando pouco. Tudo depende das estratégias certas e de planejamento. 

Veja algumas dicas simples que podem te ajudar: 

 

seta Use a internet a seu favor

 

Foi-se o tempo em que as informações sobre investimentos eram inacessíveis. É possível consumir uma infinidade de conteúdos de qualidade on-line – e de forma gratuita! Existem diversos canais no YouTube, por exemplo, que falam sobre o assunto de maneira clara e descomplicada. 

Um dos mais conhecidos é o da Nath Finanças – um ícone que faz sucesso por democratizar informações sobre administração financeira, trazendo dicas práticas sobre como organizar a renda com uma linguagem totalmente acessível. 

E existem muitas outras opções, é só escolher aquela que mais tem a ver com a sua rotina e objetivos e acompanhar. 

 

seta Apps que ajudam 

 

Diversos aplicativos podem dar uma mãozinha na hora de cuidar melhor do seu dinheiro, desde apps que dão dicas de descontos, permitem fazer o registro de gastos ou cadastrar alertas de pagamentos para não cair nos juros por atraso, etc.

Entre os mais conhecidos: Olivia, Guia Bolso, Organizze, Mobills e a Calculadora do Cidadão. 

 

seta Nada é para ontem

 

Economizar e investir são hábitos que levam tempo para serem adquiridos e também dependem, muitas vezes, de fatores externos. Por isso, uma boa dica é começar aos poucos e ir aprendendo cada vez mais ao longo do caminho. 

Também não é do dia para noite que os seus investimentos vão gerar muitos rendimentos. O importante é a consistência, tentar economizar sempre que possível e gastar menos do que se ganha. Além disso, é indicado começar com investimentos seguros, como aplicação em contas digitais - como a Conta Mercado Pago -, em que há rendimento maior do que o da poupança e você também não tem riscos de perdas. 

 

Você também pode economizar e fazer seu dinheiro render mais


No final das contas, mais importante do que entender termos de finanças é botar de fato em prática o planejamento financeiro. Com ele podemos ir mais longe! 

Mesmo sabendo um pouco mais sobre economizar e investir, lembre-se: é normal que algumas coisas não saiam como o planejado. Mas o importante é persistir. Afinal de contas, poupar um pouquinho é sempre melhor do que não poupar e isso só tem pontos positivos a curto, médio e longo prazo.

 

Conta digital - Conta digital Mercado Pago


Escrito por:

assinatura_equipe

Artigos relacionados