O fim do ano é o momento perfeito para dar uma guinada no faturamento do seu negócio. Se você vende online, pode aproveitar a data para oferecer mais variedade de produtos de Natal e se destacar usando criatividade e estratégia.
Mas mais do que apenas vender, o ideal é transformar a alta demanda natalina em relacionamento duradouro com os clientes, unindo boas promoções e ações de marketing a uma boa experiência de compra. Assim, seu negócio consegue criar fidelização, fazendo com o cliente volte depois de dezembro para fazer novas compras.
Nos últimos anos, as compras natalinas migraram fortemente para o ambiente digital, com registros de picos de vendas no e-commerce durante o período. Segundo dados do E-commerce Brasil, entre 1° a 25 de dezembro de 2024 as compras online movimentaram cerca de R$ 26 bilhões, um aumento de 20,6% ao comparar o mesmo período do ano anterior. Ou seja, cada vez mais, os brasileiros estão adotando a compra online devido à praticidade, conveniência e variedade de produtos de Natal.
Aliás, durante as festas natalinas, há uma alta procura por presentes com significado e exclusividade, fazendo com que produtos personalizados e experiências únicas ganhem força. Aqui, o valor agregado importa tanto quanto o preço.
Por exemplo: um cliente que quer presentear alguém especial pode escolher uma caneca com nome gravado ou uma toalha bordada à mão, mesmo que isso custe um pouco mais. Para o empreendedor presente no digital, adotar a venda de produtos de Natal online pode ser a melhor oportunidade de atender ao comportamento do consumidor nessa época.
Escolher bem os produtos de Natal é o primeiro passo para aproveitar todo o potencial da data. Tenha em mente que para vender, seu negócio deve despertar emoção e desejo no consumidor. Se você pensa em diversificar o mix de produtos para o Natal, e ainda garantir que tenha uma boa margem de lucro, saiba que não é preciso muito para começar. Dá para testar um ou dois produtos e ver o que mais atrai o público, para então ir ajustando conforme a resposta dos clientes.
Veja algumas ideias:
Que tal anunciar na sua loja online guirlandas, mini árvores, luzes de LED e adornos de mesa? Eles são essenciais para criar o clima natalino e geralmente são comprados com antecedência.
Canecas com nomes, murais de fotos, produtos artesanais gravados, peças bordadas. Esses tipos de produtos de Natal são ideais para quem busca algo único e exclusivo. Muitas vezes são esses os clientes que não se importam de pagar mais caro, pois o foco é a personalização para presentear familiares e amigos.
Chocolates + cartões + embalagem de presente, combo de cosméticos combinados, kits para café da manhã. São práticos para quem compra e aumentam o ticket médio, porque oferecem valor agregado.
Pijamas combinados, meias temáticas, suéteres e toucas natalinas são presentes acessíveis para quem compra e fáceis de agradar quem recebe.
Presentes de Natal que são considerados "eco-friendly", isto é, amigável ao meio ambiente, reutilizáveis ou feitos de materiais reciclados estão em alta. Quem quer consumir de maneira consciente vai buscar essas opções.
No Natal, apenas oferecer bons produtos pode não ser suficiente para se destacar em meio à enxurrada de ofertas que invadem o ambiente digital nessa época. Em um mercado tão competitivo, o diferencial está na forma como você se conecta com o cliente. Campanhas criativas, experiências personalizadas e um atendimento rápido e atencioso são essenciais para manter um fluxo de vendas saudável.
Veja algumas ações funcionais:
Para quem vive o Empreendedorismo, o Natal pode ser a melhor oportunidade do ano para construir reputação, destacar a marca e conquistar e fidelizar clientes. Quando você escolhe produtos de Natal com personalidade, cria campanhas que conversam com o momento emocional do consumidor e entrega de forma eficiente, está plantando sementes para o ano inteiro.
Você ainda pode testar, ajustar e aprender com os resultados. Comece com um lote pequeno de produtos de Natal, conte com ferramentas digitais e tenha um parceiro que te ajude a alavancar seu negócio. Com cuidado e estratégia, esse Natal pode ser o começo de uma nova fase para seu e-commerce.
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