Se você possui uma loja online, saiba que um dos principais investimentos que precisa fazer para aumentar vendas e conquistar mais clientes é a experiência. Através de uma boa experiência, além de comprar mais, os clientes se fidelizam à sua loja e se tornam até mesmo divulgadores espontâneos do seu negócio.
Um dos processos que mais influenciam na boa experiência do consumidor é o checkout, o momento final da compra, em que o cliente precisa contar com um espaço simples, seguro e intuitivo para finalizar de forma rápida e se sentir seguro.
Simplificar a experiência do checkout evita que haja abandono do carrinho ou desistência da compra pelos inúmeros obstáculos em fazer a conclusão dela. Deixar o processo descomplicado e sem muitos passos faz com que a ação seja rápida e fácil, permitindo que seu cliente consiga finalizar a compra e não deixar o carrinho para trás.
Outro passo importante para elevar a experiência do cliente é o pós-venda, quando o cliente finaliza a compra e quer conferir o prazo de entrega, o produto que acabou de comprar e outras informações da compra. Padronizar este processo garante que o cliente fique mais satisfeito e seu negócio tenha uma melhor reputação.
O checkout é a etapa crucial da venda, é nele que o cliente define se realmente vai comprar o produto ou não, por isso, ele precisa ser o mais otimizado possível para aumentar as vendas e diminuir o abandono de carrinho. Mas, é importante também que o processo seja transparente e passe segurança para o cliente, permitindo uma navegação melhor e fazendo-o finalizar o pedido.
Além disso, há, ainda, outros pontos que o checkout precisa ter:
📖Checkout de pagamento: o guia completo para vendas online de sucesso
Seja para aumentar suas vendas ou conquistar mais clientes, um checkout otimizado faz com que a sua loja tenha uma melhor reputação e ofereça uma melhor experiência, possibilitando que os clientes sempre retornem para fazer novas compras.
Além disso, contar com um banco digital parceiro do empreendedores, como o Mercado Pago, que oferece soluções em checkout otimizadas e tecnológicas, pode facilitar seus processos de vendas e trazer mais benefícios ao seu negócio.
Invista nas melhores práticas:
Sabe aquele lema de menos é mais? Isso pode se aplicar a processos de checkout também, por isso, deixe o processo simples e sem diversas páginas de confirmação.
Obstáculos como pop-ups no meio do checkout, caminhos para outras páginas ou opções de desistência devem ser retirados, para não comprometer a experiência do cliente.
Para atender às necessidades de todos os clientes, contar com todas as opções possíveis de pagamento é sempre a melhor opção. Garanta um destaque para aquelas que têm maior facilidade de uso.
Mostre sempre em qual passo do checkout o cliente está, para que ele tenha uma noção que o processo de sua loja é dinâmico e prático.
Deixe claro as garantias de segurança que sua loja oferece para os clientes no fim do checkout, como devolução do dinheiro e sistemas de segurança de dados, e aumente a confiança em seu negócio.
Mostra de forma resumida dados do produto, endereço, frete, forma de pagamento e valores, para que o cliente não tenha necessidade de voltar para etapas anteriores para conferir.
Como muitas compras são feitas pelo celular, ter um processo de checkout otimizado para eles aumenta a chance de venda.
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Contar com um checkout otimizado, completo, seguro e dinâmico fará com que seu negócio decole em vendas, tenha mais clientes e menos abandono de carrinhos.
Faça seu negócio caminhar sempre para o sucesso, o crescimento, o reconhecimento e o topo do mercado, com a melhor reputação possível.