Os serviços de entrega de produtos, também conhecidos como delivery, vivem um momento de expansão em todo o mundo e no Brasil não é diferente.
Segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), esse mercado tem movimentado R$ 11 bilhões anualmente e a estimativa é que ele continue crescendo cerca de 12% ao ano. Ou seja, o modelo de negócio pode ser uma ótima alternativa para quem quer aumentar suas vendas, atrair mais clientes e melhorar a fidelização.
Descubra, abaixo, como investir em um serviço de entrega de produtos de sucesso no seu negócio.
Diversos fatores podem influenciar no sucesso ou não de um delivery, mas sem dúvidas focar na praticidade, economia e eficiência são os principais pilares para obter bons resultados.
Com isso, os negócios que desejam expandir suas atividades e focar na entrega de produtos precisam estar atentos ao que realmente é interessante para o seu consumidor, como a oferta de uma experiência positiva que não só estimule suas compras, mas garanta sua fidelização.
O que já era uma realidade no dia a dia do consumidor, ganhou ainda mais força por conta da pandemia. Graças às medidas de segurança, o consumidor busca cada vez mais soluções que o possibilitem consumir produtos sem a necessidade de se expor fisicamente.
Com isso, além de ampliar a satisfação dos clientes, o seu negócio consegue acessar diferentes vantagens, como o aumento das suas vendas e maior reconhecimento no mercado.
Outras vantagens que o delivery de sucesso oferece são:
Não basta simplesmente oferecer uma opção de entrega para seus produtos. Para que o seu delivery seja um sucesso e traga bons resultados ao seu negócio é preciso criar uma boa estratégia, considerando os seguintes pontos de atenção:
Existem diversos modelos que podem ser aplicados em seu negócio, incluindo o delivery tradicional em que o cliente faz o pedido e você entrega no endereço solicitado. Por isso, antes de definir o sistema que será usado é preciso mapear a procura, quais são as sazonalidades e os dias de maior movimento, adequando sua equipe e estrutura para o atendimento. Outro ponto importante é entender qual o possível retorno financeiro para esse investimento.
Para os negócios que trabalham principalmente com alimentos é preciso analisar cuidadosamente os produtos que farão parte do cardápio da entrega. O ideal é priorizar os que não perderão a qualidade no transporte, proporcionando uma boa experiência aos clientes.
A embalagem pode fazer a diferença no seu delivery, pois, além da imagem positiva e diferencial trabalhados pela sua marca, ela é a responsável por preservar os produtos transportados e diminuir ou aumentar os custos conforme o aproveitamento de espaço.
Dê preferência aos materiais que não sejam danificados com facilidade, que facilitam o manuseio da sua equipe e também pelos clientes, melhorando sua experiência de consumo.
As taxas de entrega precisam funcionar dos dois lados: atrativas para os seus clientes, mas também mantendo a rentabilidade para o seu negócio. Geralmente, o melhor caminho é não colocar a taxa no preço dos produtos e sim criar uma taxa que será informada na realização do pedido, detalhando que esse valor é responsável por custear as operações de delivery.
Quem quer vender mais, deve se preparar para atender o maior número possível de clientes. No caso da entrega de produtos, diversificar os meios de pagamentos é essencial. Além dos métodos tradicionais, como os cartões de crédito, débito e dinheiro, é bom estar atento às soluções que visam praticidade. Afinal, é o que os clientes de delivery procuram.
Por isso, não deixe de considerar soluções de pagamento via Pix, Código QR, entre outros.
Mesmo pensando grande, o ideal é começar pequeno. Por isso, faça testes que ajudam a aprimorar seu serviço de entrega de produtos. Você pode começar pela região do seu estabelecimento ou oferecendo apenas algumas opções de produtos com entrega. Assim, você pode analisar quais os ajustes necessários para expandir as operações.
Com tudo pronto para atender os clientes, é o momento de divulgar a novidade para que o público fique sabendo do seu novo serviço. Não deixe de informar aos clientes antigos e impulsionar esse lançamento usando as redes sociais, mídias offline e outras ferramentas de marketing.
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Sem dúvidas, o delivery é um modelo de negócio que tem tudo para se tornar cada vez mais popular e ajudar a impulsionar os resultados do seu negócio. Por isso, esteja pronto para atender às necessidades do consumidor e sair na frente em relação às mudanças do mercado.
Comece a se adaptar às soluções que o mercado oferece e se destaque entre a concorrência.
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