Você sabe como está o fluxo de caixa do seu negócio neste momento? Sabia que ele é fator primordial para um negócio que quer manter a saúde financeira em dia e organização para conquistar benefícios? Pois é, um fluxo de caixa estabilizado e organizado pode ser decisivo para ter soluções, como solicitar um empréstimo, por exemplo — o que é uma boa pedida, tendo em vista que alguns momentos estratégicos vivenciados pelo seu negócio podem exigir que tenha crédito “na praça”, seja para aproveitar oportunidades ou fazer uma boa gestão de crise.
Aliás, assim como outras áreas de um negócio, manter a saúde financeira do fluxo de caixa em alta é, sim, um desafio, e ele não só pode, como deve ser enfrentado colocando a casa em dia. E isso resulta em estabilidade financeira e, principalmente, maior facilidade de ser notado por instituições financeiras, o que pode garantir maiores chances de aprovação em linhas de crédito.
O fluxo de caixa mostra toda a realidade da saúde financeira, revelando entradas e saídas de dinheiro em um período, indicando se o caixa é suficiente para sustentar operações, fazer investimentos e lidar com obrigações, entre outros dados que são fundamentais para entender se a gestão financeira do seu negócio é eficiente.
E tem mais: contar com um fluxo de caixa organizado também é essencial para ter um demonstrativo de saúde financeira do negócio. Ou seja, um conjunto de informações que mostram a estabilidade e sustentabilidade dele, sendo composto por relatórios financeiros que fornecem uma visão mais clara e ampla da atual situação.
Outro ponto positivo em ter uma gestão financeira otimizada, com fluxo de caixa em dia, é a possibilidade de identificar tendências de mercado, tendo dados de consumo e comportamento do seu público, tanto para se antecipar a mudanças, quanto para monitorar a preferência dos consumidores, sazonalidade e mudanças nos comportamentos em relação a meios de pagamento.
Além disso, o fluxo de caixa ainda possibilita maior transparência para conquistar crédito, dando dados mais claros sobre a saúde financeira e possibilitando entender momentos estratégicos para fazer investimentos e ajustes mais precisos que visam o seu sucesso. Isso sem contar que um fluxo de caixa atualizado permite uma melhor previsibilidade, parcelamento de compras e possibilidade de investimento pensando a longo prazo.
Então, deixar de cuidar desta área do seu negócio, pode fazer com que todas as outras sejam prejudicadas e você perca credibilidade com fornecedores, não aproveite oportunidades de investimento e também não consiga acesso a crédito com facilidade, o que pode ser ruim em diferentes momentos, principalmente durante crises que exigem decisões rápidas e assertivas.
Uma boa gestão financeira é essencial para quem precisa solicitar um empréstimo, pois, através dela, é possível ter acesso às melhores condições e possibilidade de encaixe no orçamento com mais facilidade. Além disso, essa boa prática na saúde financeira, auxilia na reputação do negócio, o que é fundamental para um melhor relacionamento com fornecedores e soluções.
Outras vantagens em utilizar os dados do fluxo de caixa na hora de solicitar um empréstimo, são:
Entendeu os benefícios de utilizar os dados do fluxo de caixa para obter crédito, né?! Então, agora é hora de entender como organizar tudo isso para facilitar essa solicitação.
Seguindo alguns passos básicos, já é possível ter essa visão mais clara sobre a situação financeira do seu negócio e, consequentemente, tomar decisões mais eficientes. Estes passos, são:
As entradas e saídas do seu caixa precisam ser detalhadas e organizadas com atualizações constantes dos dados. Você pode fazer isso através de um sistema, por exemplo, categorizando receitas de vendas, investimentos, despesas fixas e variáveis, entre outros dados.
A previsibilidade de fluxo de caixa é essencial para um planejamento financeiro mais coerente. Crie previsões de entradas e saídas com base nos dados de meses anteriores, assim, é possível prever gastos e entradas, além de períodos de baixa ou excesso.
Esse ciclo de contas a receber e a pagar pode ser controlado de maneira mais estratégica para colaborar com o fluxo de caixa. Você pode, por exemplo, negociar prazos de pagamento menores com os clientes e antecipar recebíveis através de soluções financeiras. Além disso, pode negociar prazos maiores com fornecedores para melhorar a liquidez.
Através de uma planilha ou sistema de gestão, é possível mapear as despesas e custos, eliminando aquelas que não têm necessidade de continuar acontecendo e otimizando as despesas fixas. Ou seja, economizando na conta de energia, cancelando ferramentas que não utiliza mais, vendendo equipamentos obsoletos, entre outras possibilidades.
Os relatórios detalhados são fundamentais para dados mais precisos sobre o fluxo de caixa. Nestes relatórios, você pode incluir, por exemplo, informações sobre contratos com clientes, prazos, histórico de faturamento, previsão de futuro, entre outros dados necessários para um planejamento financeiro mais eficaz.
O Empréstimo Mercado Pago¹, por exemplo, é a melhor opção para ajudar o seu negócio a conquistar novas possibilidades, investimentos e quitação de dívidas. Com o Empréstimo Mercado Pago, é possível ter Crédito em Parcelas Fixas com valor disponível de até R$ 550 mil, ou Crédito por Porcentagem de Vendas, em que você consegue pagar com o valor das suas vendas, em uma porcentagem pré-estabelecida.
No Empréstimo Mercado Pago, é possível optar, também, pela opção de Dinheiro Express, em que tem dinheiro rápido para resolver problemas urgentes, podendo solicitar um empréstimo de até R$ 160 mil e pagar em 7,14, 21 ou 28 dias.
Um fluxo de caixa bem estruturado deve ser meta de um planejamento financeiro. Através dele é possível organizar o negócio, ter acesso a crédito de forma responsável e estratégica e ainda aproveitar oportunidades de investimentos. E com soluções eficientes e seguras, como o Empréstimo Mercado Pago, o seu negócio consegue garantir acesso a recursos de maneira prática e segura, sem burocracia e com crédito sob medida.
Tudo isso é fundamental para um negócio que quer prosperar, aproveitar as tendências do mercado e se consolidar rumo ao crescimento, com soluções focadas em inovação e prosperidade.
¹ O Mercado Pago não realiza a prestação de serviços privativos de Instituição Financeira. O Mercado Pago, na qualidade de correspondente bancário no país, oferece aos seus usuários a possibilidade de contratação de crédito diretamente com a Instituição Financeira Parceira. Crédito sujeito à aprovação. A oferta, valores e condições da oferta poderão ser alterados a qualquer momento, a critério da Instituição Financeira.
💡Leia também:
Alocação de recursos: estratégias para investir crédito no negócio
Empréstimo para autônomo: como comprovar renda?
Crédito para MEI: como obter uma boa linha de crédito
Adquira empréstimo para empreendedores no Mercado Pago
Gestão de dívidas: como lidar com o endividamento no seu negócio