Começar um novo negócio e investir em seu crescimento é uma tarefa que exige dedicação e esforço, além de recursos financeiros para comprar equipamentos, fazer a contratação de mão de obra, entre outras coisas essenciais.
Se você é um microempreendedor individual, o interessante é que o dinheiro não precisa vir apenas da venda de produtos ou serviços. Hoje, uma alternativa financeira que tem se tornado cada vez mais comum entre os pequenos negócios é o empréstimo para MEI.
Segundo o Sebrae, nos últimos dois anos, 60% dos microempreendedores individuais procuraram as instituições bancárias para pedir empréstimos. Se você também precisa de crédito, entenda agora como funciona e quais os requisitos para solicitar.
Para solicitar o empréstimo para MEI, é necessário escolher uma instituição financeira que trabalhe com essa modalidade. Antes de compartilhar o valor que precisa, é importante conhecer as exigências de cada processo para identificar as necessidades específicas, como a apresentação de documentos pessoais e financeiros.
Depois de apresentar a documentação solicitada, as instituições conferem todos os detalhes financeiros sobre o empreendedor e o negócio. O período de avaliação para aprovação ou recusa pode demorar em torno de 10 dias, porém, isso não é um padrão. Logo, ao final da avaliação, você fica sabendo se receberá o dinheiro ou não.
💡 Saiba como funciona o microcrédito para pequenos negócios
Normalmente, no empréstimo para MEI, as instituições financeiras solicitam o RG, CPF e o comprovante de residência da pessoa que é responsável pelo MEI, além do CNPJ e o comprovante de endereço corporativo. Já em relação aos documentos financeiros é comum solicitarem os últimos três extratos bancários, a declaração do Imposto de Renda, plano de negócios e as movimentações de fluxo de caixa.
Lembrando que ter esses documentos acessíveis não é apenas uma forma de facilitar o acesso a soluções de crédito, mas é uma forma de manter tudo organizado. Por isso, procure deixar essas informações registradas e, se preferir, faça uso de ferramentas de gestão que ajudam na sua organização e planejamento.
Para facilitar o acesso ao empréstimo para MEI, as instituições oferecem diversos tipos, como:
Muito além de uma ajuda para um momento difícil, solicitar o empréstimo para MEI pode ser uma solução para organizar a saúde financeira do seu negócio e uma vantagem para tirar projetos do papel e impulsionar seu crescimento.
Aproveite as facilidades disponíveis para contratar um empréstimo e faça seu negócio decolar.
💡Leia também:
Crédito para MEI: como obter uma boa linha de crédito
Como avaliar a saúde financeira do seu negócio para solicitar crédito
6 boas práticas para impulsionar o crescimento financeiro do negócio
Como conseguir empréstimo online para MEI?
7 linhas de crédito para abrir ou expandir uma empresa